Portal Minha Cidade

O portal Minha Cidade foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e o gestão pública dos Municípios. Desenvolvido em plataforma de última geração, a aplicação visa levar maior comodidade e facilidade no relacionamento do cidadão com a prefeitura, no conforto de sua casa. 

Para que o usuário consiga acessar o admin do portal Minha Cidade, ele deve estar cadastrado na central de usuário Betha, caso você não tenha acesso, realize o seu cadastro clicando aqui.

Este usuário da central Betha se faz necessário tanto para acesso ao módulo administrador pela prefeitura, quanto para o cidadão para acesso ao Portal do Cidadão, visando otimizar o tempo do cidadão, será necessário que o mesmo crie um cadastro para acessar grande parte das funcionalidades do sistema (exceto aquelas que estiverem, configuradas para permitir acesso anônimo), dessa forma, ao emitir um relatório, uma guia de pagamento ou qualquer outro documento, não será mais necessário inserir o CPF para cada vez que for realizar a emissão do documento desejado. 

Para criar o cadastro é fácil e intuitivo, na hora que o cidadão estiver navegando pelo portal Minha cidade, basta ele clicar em Entre ou Cadastre-se no menu superior.

Com isso, ele será redirecionado a uma tela para realizar o seu cadastro de forma rápida e objetiva.

Por meio do módulo Admin, a entidade irá conseguir realizar as configurações de todas as informações disponíveis no portal, que é o lugar onde o cidadão vai conseguir visualizar os serviços disponibilizados pela entidade. 

Por meio da carta de serviço é disponibilizado acesso a grande parte dos  serviços para determinado público alvo, como serviços referente ao contribuinte, a uma empresa, construtoras, entre outras, sendo assim, o administrador da entidade possui a opção de ativar determinado serviço ou não: 

Você também pode alterar o nome do serviço se desejar, clicando no ícone em destaque:

Os serviços que você deixar ativo, aparecerão na tela inicial do portal Minha Cidade:

Caso você desative determinado serviço, ele não aparecerá em nenhuma parte do portal. 

Quando o cidadão estiver navegando pelo portal e clicar em determinado serviço, ele pode transitar entre os demais serviços  por meio do menu lateral disponível na parte direita da tela, sem precisar retornar para a página inicial, essas páginas chamadas landing pages apresentam um resumo de todas as cartas para acesso rápido do cidadão, observe:

Por meio da funcionalidade Extrato do Contribuinte, é possível realizar a criação de perfis diferentes, mas o que seriam esses perfis? 

Os perfis são as possibilidades de extratos que o administrador da entidade pode criar de acordo com o que ele deseja que o contribuinte consiga realizar a emissão por meio do portal Minha Cidade. Por exemplo, ele pode criar um Extrato do contribuinte referente somente ao ano de 2019 e aos débitos que foram pagos. 

O administrador tem inúmeras possibilidades de personalização de extratos  de acordo com a necessidade do seu Município.

Para realizar a criação de um perfil, você deve escolher seu título (pode possuir até 32 caracteres), sua descrição, e em qual carta de serviço ele será disponibilizado, bem como definir o modelo de relatório que deve ser utilizado para emissão do extrato de contribuinte de acordo com as naturezas disponíveis.

No Tipo de lançamento, você define se esse extrato irá buscar débitos, dívidas, ou parcelamentos e nas Situações de lançamento você define se deseja que conste os lançamentos abertos, pagos, cancelados, eliminados ou suspensos (quando nenhuma opção for informada, o sistema irá entender como se todas as opções foram marcadas), lembrando que, você pode escolher quantas opções desejar nas duas situações Na aba Lançamentos por ano de exercício, você define se o perfil criado é referente a todos os anos ou a anos específicos, lembrando que a opção todos os anos vem selecionada por padrão.

Outra novidade, é a possibilidade do administrador já deixar cadastrado o perfil desejado e não publicar no portal na hora do cadastro, por exemplo, em um final de exercício, ele já pode criar a possibilidade do extrato do contribuinte para o próximo exercício sem deixar publicado no portal no momento, para isso, basta deixar a opção Publicar no portal desabilitada:

Também temos uma funcionalidade chamada Identidade Visual que permite a alteração do layout de acordo com a necessidade da entidade, onde a mesma terá autonomia para modificar a cor (tema geral do portal), o brasão e o título do portal na hora em que desejar e até mesmo a imagem do cabeçalho, observe:

Basta você realizar as alterações que deseja acima e salvar que elas serão automaticamente inseridas no portal Minha Cidade.

A funcionalidade redirecionamento permite que você insira outras URLs, inclusive de sistemas terceiros, assinalando em qual carta de serviço você quer disponibilizar para que sejam redirecionadas para outro site, para criar basta clicar em +Redirecionamento.

Você deve preencher o título, a descrição, onde ela será disponibilizada bem como sua URL de redirecionamento.

Com isso, a URL informada será disponibilizada na landing page de cada carta de serviço selecionada, como no exemplo abaixo:

Por meio do menu Gestão > Notícias, você consegue adicionar uma nova notícia ao portal, preenchendo os campos necessários para publicação da notícia.

Você tem a opção de deixar a notícia desejada em destaque, basta assinalar a opção Definir como destaque e ela aparecerá dessa forma no Portal:

Você também pode preencher a URL do serviço, sendo possível, disponibilizar um serviço opcional por meio da notícia, conforme nos mostra o exemplo abaixo:

Por meio do menu Cadastros > Categoria de notícias, é possível criar uma categoria para a notícia informada, dessa forma, quando for realizado o cadastro de notícias você deve vinculá-la a categoria desejada para que o cidadão possa realizar a busca de notícias de acordo com a categoria que o mesmo deseja, conforme exemplo abaixo:

A funcionalidade Menu Permite que seja criado um título para o respectivo menu através do botão +Item do menu, definindo se o seu tipo é Externo, Interno ou se trata de um Submenu, vale ressaltar que o sistema permite realizar a criação de inúmeros itens, porém, podem ser habilitados até sete itens de menu para serem demonstrados no portal do cidadão.

Externo: Item que possibilita configurar o menu com um link de acesso externo. 

Interno: Item que possibilita que o administrador configure o menu através de funcionalidade do produto, podendo vinculá-lo a alguma carta de serviço já existente, por exemplo.

Submenu: É expandido uma caixa onde será possibilitado a criação de diversos Submenus vinculados a um item pai, esses itens podem possuir o tipo Externo ou o tipo Interno. Também pode ser utilizado o ícone destacado para arrastar e soltar o menu na ordem em que o usuário administrador desejar. 

Após a criação deles, é possível realizar sua edição ou exclusão caso seja necessário por meio do seguinte ícone:

A reordenação dos menus é realizada de forma simples e intuitiva:

Para realizar a publicação desses menus no Portal, basta marcar a opção Publicar no portal.

Já no Portal, eles serão demonstrados da seguinte forma:

Observe que os que possuem submenus, estão indicados com uma seta voltada para baixo.