Portal Minha Cidade

O portal Minha Cidade foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e a gestão pública dos Municípios. Desenvolvido em plataforma de última geração, a aplicação visa levar maior comodidade e facilidade no relacionamento do cidadão com a prefeitura, no conforto de sua casa. 

Para que o usuário consiga acessar o admin do portal Minha Cidade, ele deve estar cadastrado na central de usuário Betha, caso você não tenha acesso, realize o seu cadastro clicando aqui.

O cadastro de usuário é necessário para acesso ao módulo administrador (servidores públicos municipais) e também para o cidadão com o objetivo de permitir o acesso a algumas funcionalidades do sistema, exceto aquelas que foram configuradas para o acesso sem autenticação. 

Para criar o cadastro é fácil e intuitivo, na hora que o cidadão estiver navegando pelo portal Minha cidade, basta ele clicar em Entre ou Cadastre-se no menu superior.

Com isso, ele será redirecionado a uma tela para realizar o seu cadastro de forma rápida e objetiva.

O Canal de Atendimento visa trazer informações relacionadas a prefeitura ao cidadão, nele constam informações referentes a sua localização, telefonee-mail, horário de funcionamento e redes sociais.

Por meio dele, você consegue inserir as informações solicitadas em tela e deixar o seu portal ainda mais completo. 

Vale destacar que os campos relacionados a Descrição, Responsável e Cargo não são exibidos na tela do Portal e serão exibidos apenas ao administrador da entidade. 

O usuário ainda tem a opção de inserir as quantidades de e-mails, telefones e redes sociais que julgar necessário (podendo selecionar um e-mail ou telefone como principal) , além de realizar a edição dessas informações a qualquer momento, observe: 

Conforme observamos no gif acima, o Canal de Atendimento, fica localizado na parte inferior do portal. 

Para a exclusão de algum desses contatos, basta clicar na ação disponível Excluir:

Se o usuário desejar excluir todas as informações inseridas, ele deve clicar no botão Excluir localizado ao lado do botão Salvar.

Através desse menu  é possível criar uma categoria para cada notícia informada, dessa forma, quando for realizado o cadastro de notícias você deve vinculá-la a categoria desejada para que o cidadão possa realizar a busca de notícias de acordo com a categoria que o mesmo deseja, conforme exemplo abaixo:

Com isso,  no portal, o cidadão tem a possibilidade de realizar a pesquisa das notícias por categorias

Por meio do módulo Administrador, a entidade realizará as configurações das informações disponíveis no portal, onde o cidadão poderá visualizar os serviços disponibilizados pela entidade. 

Os serviços disponibilizados pela entidade são identificados pelo cidadão por meio das cartas de serviços

Existem serviços para diversos públicos alvos diferentes como contribuintes, empresários, contadores, construtoras, cartórios, imobiliárias, entre outros. 

Essas informações podem ser ativadas, desativadas e reordenadas a qualquer momento pelo usuário administrador, que também, tem a flexibilidade de criar uma nova carta,  podendo personalizar o seu título e a sua imagem. 

Você também pode alterar o nome do serviço ou a imagem caso desejar, clicando no ícone em destaque e em Editar:

O serviço configurado pelo administrador com a situação Ativo será demonstrado na tela inicial do portal Minha Cidade com limitação de até 24 (vinte e quatro) cartas de serviços. As demais cartas serão demonstradas ao cidadão quando ele clicar no botão Mostrar mais acessos.

Caso você desative determinado serviço, ele não aparecerá em nenhuma parte do portal. 

Quando o cidadão estiver navegando pelo portal e clicar em determinado serviço, ele pode transitar entre os demais serviços  por meio do menu lateral disponível na parte direita da tela, sem precisar retornar para a página inicial, essas páginas chamadas landing pages apresentam um resumo de todas as cartas para acesso rápido do cidadão, observe:

O usuário administrador poderá personalizar os menus do portal através da funcionalidade Menu.

Essa funcionalidade permite a customização do título do menu  através do botão +Item do menu, definindo se o seu tipo é Externo, Interno ou se trata de um Submenu, vale ressaltar que o sistema permite realizar a criação de inúmeros itens, porém, podem ser habilitados até sete itens de menu para serem demonstrados no portal do cidadão.

Externo: Item que possibilita configurar o menu com um link de acesso externo. 

Interno: Item que possibilita que o administrador configure o menu através de funcionalidade do produto, podendo vinculá-lo a alguma carta de serviço já existente, por exemplo.

Submenu: É expandido uma caixa onde será possibilitado a criação de diversos Submenus vinculados a um menu, esses itens podem possuir o tipo Externo ou o tipo Interno. Também pode ser utilizado o ícone destacado para arrastar e soltar o menu na ordem em que o usuário administrador desejar. 

Após a criação deles, é possível realizar sua edição ou exclusão caso seja necessário por meio do seguinte ícone:

A reordenação dos menus é realizada de forma simples e intuitiva:

Para realizar a publicação desses menus no Portal, basta marcar a opção Publicar no portal.

A visualização das configurações dos Menus e Submenus serão demonstradas da seguinte forma:

Observe que os que possuem submenus que possuem a configuração do tipo Externo estão indicados com uma seta voltada para baixo.