Portal do Gestor

O sistema Portal do Gestor é uma solução com tecnologia em nuvem que permite reunir diversas áreas da entidade a fim de gerar informações relevantes para o gestor público municipal, auxiliando o mesmo na tomada de decisão eficaz com maior eficiência.

Acesse o sistema Portal do Gestor (Cloud) por meio do endereço portaldogestor.betha.cloud, informe seu usuário e senha previamente cadastrado na central do usuário (para mais detalhes, clique aqui) e pressione o botão Acessar para visualizar a ferramenta.

O Portal do Gestor proporcionará à gestão pública municipal, a interação entre as áreas: Contábil, Arrecadação, Pessoal, Saúde, Educação, Contratos e Custos, com o intuito de consolidar as informações e proporcionar uma visão completa da entidade, onde o gestor poderá atuar de forma antecipada aos problemas e evitar falhas na administração municipal.

Por meio dos gráficos apresentados é possível realizar uma análise dos indicadores das diversas áreas da administração pública, dispostos em painéis claros.

O sistema é composto por gráficos e indicadores que são divididos por áreas de atuação, eles buscam contemplar desde a situação financeira do município até indicadores de qualidade no atendimento de pacientes pelas unidades de saúde municipais. O sistema também permite evidenciar dados de interesse do gestor, como orçamento, investimento em obras, patrimônio, quantidade de habitantes, servidores, alunos, imóveis, empresas, custos, entre outros.

Por meio da tela inicial ou em qualquer das abas selecionadas, é possível realizar a criação de um indicador por meio do botão +Indicador.

Ao adicionar um indicador conforme a necessidade do seu município, você deve definir o modelo de visualização desejado, tendo quatro opções de  modelos disponíveis, são eles:

  • Power Numbers
  • Lista ordenada
  • Pizza
  • Barra horizontal

Conforme a escolha do indicador ideal para a visualização do usuário, é possível parametrizar os campos solicitados, definindo o nome, descrição, a periodicidade que será realizado o envio dos dados, em qual aba relacionada às áreas existentes que as informações serão apresentadas, o número de valores que o indicador terá, bem como se o tipo de valores será definido de forma percentual, numérica, por ordem ou financeira

Após a criação do mesmo, o gestor municipal tem a opção de clicar no ícone “i” para que o mesmo possa visualizar a origem dos dados obtidos, garantindo dessa forma, a confiabilidade necessária para realizar a tomada de decisão.

O gestor também tem a opção de realizar uma descrição complementar no indicador caso seja necessário.

O sistema Portal do Gestor ainda permite que o gestor público selecione o exercício desejado para visualizar os indicadores e os Power Numbers do respectivo ano,ou seja o gestor poderá visualizar os dados financeiros do ano atual ou dos anos anteriores, facilitando ainda mais sua gestão através do sistema.

Para visualizar o exercício desejado, basta selecionar o campo Exercício na barra superior do sistema.

A partir de agora, verificaremos quais indicadores poderão ser criados relacionados a cada área, de qual forma essa informação chega ao sistema portal de gestor e como obter esses dados de forma rápida e eficaz pode auxiliar na gestão estratégica de um Município. 

  •  Power Number orçamento

Fonte de dados: Orçamento lançado

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total do orçamento lançado para o ano atual

  • Despesas Livres X Vinculadas

Fonte de dados: Vinculação de despesas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de comparar os valores totais de despesas livres com os valores totais de despesas vinculadas

  • Despesa realizada acumulada

Fonte de dados: Lançamento de despesas.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o total acumulado de despesas realizadas no ano atual.

  • Receita realizada acumulada

Fonte de dados: Lançamento de receitas.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o total acumulado de receitas realizadas no ano atual.

  • Situação da despesa

Fonte de dados: Lançamento de despesas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a situação atual das despesas em relação ao previsto no ano corrente.

  • Situação financeira

Fonte de dados: Contas financeiras

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o saldo das contas, juntamente com o saldo livre e o saldo vinculado

  • Situação da receita

Fonte de dados: Contas de receita

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o saldo das contas de receita do ano corrente, comparando o orçamento previsto.

  •  Quantidade de Imóveis

Fonte de dados: Cadastro de imóveis

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade de imóveis ativos na entidade.

  • Quantidade de empresas

Fonte de dados: Cadastro de empresas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidades de empresas ativas no município. São consideradas como ativas, as empresas que não estejam baixadas, canceladas ou suspensas.

  • Alvará realizado

Fonte de dados: Lançamento de alvará

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Alvará por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Alvará realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de alvará

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Alvará no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Dívida protestada e não protestada

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta o valor total da dívida ativa no município, e deste, o valor que consta em protesto. Com isso, é possível acompanhar a evolução das ações tomadas no sentido de recuperar valores inscritos em Dívida Ativa.

  • Dívida valor acumulado

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta a evolução do valor acumulado em Dívida ativa durante os meses do exercício. Esse indicador permite analisar a variação dos valores, de forma a tomar decisões, como a criação de condições para que o valor da dívida ativa seja reduzido.

  • Empresas x Alvará

Fonte de dados: Lançamento de alvará por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Empresas x IPTU

Fonte de dados: Lançamento de IPTU por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de IPTU lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer.

  • Empresas x ISS

Fonte de dados: Lançamento de ISS por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de ISS lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer.

  • Empresas x Outros

Fonte de dados: Lançamento de receitas

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de Outros lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • IPTU realizado

Fonte de dados: Lançamento de IPTU

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de IPTU por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • IPTU realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de IPTU

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de IPTU no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando o percentual entre previsto e realizado.

  • ISS realizado

Fonte de dados: Lançamento de ISS 

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de ISS por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • ISS realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de ISS 

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de ISS no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Maiores valores de dívida por empresa

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Maiores valores de dívida protestada por empresa

Fonte de dados: Lançamento de protesto dívida ativa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Outros valores realizados

Fonte de dados: Lançamento de outros valores

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Outros por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • Outros valores realizados no período

Fonte de dados: Lançamento de outros valores

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Outros no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • Tributos pendentes de pagamento

Fonte de dados: Cadastro de tributos

Objetivo: Apresenta a relação dos 10 Tributos com maior valor pendente de pagamento. Serão demonstrados classificados por Crédito Tributário, a somatória de Débitos e parcelamentos de débitos em aberto com o município

  •  Quantidade de servidores

Fonte de dados: Cadastro de servidores

Objetivo:Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de servidores da entidade.

  • Gastos com cargos comissionados

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com comissionados e também os demais gastos com folha de pagamento.

  • Gastos com cargos comissionados por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com servidores comissionados.

  • Gastos com funções gratificadas por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com funções gratificadas.

  • Gastos com funções gratificadas

Fonte de dados: Folha de pagamento.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os  gastos de folha de pagamento com funções gratificadas.

  • Gastos com horas extras por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com horas extras.

  • Gastos com horas extras

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os  gastos de folha de pagamento com horas extras.

  • Gastos com pessoal

Fonte de dados: Lançamento de gastos com pessoal

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com pessoal da entidade, tendo como base a LRF como teto de gastos.

Para o poder executivo o percentual é 54%

Para o poder legislativo o percentual é 6%.

Informações adicionais: Para que o indicador de Gastos com pessoal mensal seja alimentado, é necessário realizar o procedimento abaixo no sistema Contabilidade:

  • Gastos com pessoal no período

Fonte de dados: Lançamento de gastos com pessoal

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com pessoal da entidade, tendo como base a LRF como teto de gastos.

Para o poder executivo o percentual é 54%

Para o poder legislativo o percentual é 60%.

  • Quantidade de afastamento em dias

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de dias de afastamento dos servidores, agrupados por mês dos últimos 12 meses.

  • Quantidade de pacientes

Fonte de dados: Cadastro de pacientes

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de pacientes do município.

  • Gastos com saúde no período

Fonte de dados: Lançamento de gastos com saúde

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos realizados com saúde, e comparando com o percentual previsto de 15%, com o intuito de realizar o acompanhamento.

  • Gastos com saúde

Fonte de dados: Lançamento de previsão e gastos com saúde

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o percentual de gastos com a saúde em relação ao previsto para o mês atual.

  • Gastos com saúde à vencer

Fonte de dados: Lançamento de gastos com saúde

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor dos gastos com saúde, separando as despesas em Vencidos, A vencer e acumulado dos meses anteriores.

  • Tempo médio de atendimento agendado

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o tempo médio de atendimento agendado das unidades de saúde do município.

  • Tempo médio de atendimento

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o tempo médio de atendimento das unidades de saúde do município.

  • Tempo médio de atendimento agendado por procedimento

Fonte de dados: Lançamentos na UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os dez procedimentos de saúde do município com os maiores tempos de atendimento agendado.

  • Menor tempo médio de atendimento agendado por procedimento

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os dez procedimentos de saúde do município com os menores tempos de atendimento agendado.

  • Maior tempo médio de atendimento agendado por procedimento

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as dez unidades básicas de saúde do município com os maiores tempos de atendimento agendado.

  • Tempo médio de atendimento agendado por unidade

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as dez unidades básicas de saúde do município com os menores tempos de atendimento agendado.

  • Maior tempo médio de atendimento por procedimento

Fonte de dados: Lançamentos na UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os dez procedimentos de saúde do município com os maiores tempos de atendimento.

  • Menor tempo médio de atendimento por procedimento

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os dez procedimentos de saúde do município com os menores tempos de atendimento.

  • Maior tempo médio de atendimento por unidade

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as dez unidades básicas de saúde do município com os maiores tempos de atendimento.

  • Menor tempo médio de atendimento por unidade

Fonte de dados: Lançamentos nas UBS

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as dez unidades básicas de saúde do município com os menores tempos de atendimento.

  •  Quantidade de alunos

Fonte de dados: Cadastro de matrículas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade de alunos que possuem matrícula ativa no exercício.

  • IDEB anos iniciais

Fonte de dados: Lançamento do IDEB anos iniciais

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a nota do IDEB dos anos iniciais

  • Fila de espera

Fonte de dados: Fila de espera para matrícula

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 estabelecimentos com as maior quantidade de pessoas na fila de espera por uma vaga.

  • Gastos com educação

Fonte de dados: Lançamento de gastos com educação

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o percentual de gastos com a educação em comparativo com o percentual mínimo para atendimento da LRF.

  • Gastos com educação à vencer

Fonte de dados: Lançamento de gastos com educação

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com educação vencidos e à vencer.

  • Média por disciplina – 1° a 5° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as médias escolares as turmas de 1º ao 5º ano, agrupadas por disciplina

  • Média por disciplina – 6° a 9° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as médias escolares das turmas de 6º ao 9º ano agrupadas por disciplina.

  • Média geral por disciplina

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as médias escolares agrupadas por disciplina.

  • Maiores médias gerais por escola – 1° a 5° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) maiores médias, agrupadas por escola de 1º ao 5º ano.

  • Menores médias gerais por escola – 1° a 5° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) menores médias, agrupadas por escola de 1º ao 5º ano.

  • Maiores médias gerais por escola – 6° a 9° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) maiores médias, agrupadas por escola de 6º ao 9º ano.

  • Menores médias gerais por escola – 6° a 9° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) menores médias, agrupadas por escola de 6º ao 9º ano de estoque da entidade.

  • Maiores médias gerais por escola – 6° a 9° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) maiores médias, agrupadas por escola.

  • Maiores médias gerais por escola 

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) maiores médias, agrupadas por escola.

  • Menores médias gerais por escola 

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 (dez) menores médias, agrupadas por escola de 6º ao 9º ano.

  • Média das notas dos alunos – 1° a 5° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador evidencia a média geral dos alunos de 1º ao 5º ano.

  • Média das notas dos alunos – 6° a 9° ano

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a média geral dos alunos do 6º ao 9º ano.

  • Média geral das notas dos alunos 

Fonte de dados: Lançamento das médias escolares

Objetivo:Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a média geral dos alunos.

  • Relação de vagas em creches

Fonte de dados: Quadro de vagas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade de vagas livres e preenchidas.

  • Vagas livres

Fonte de dados: Quadro de vagas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade de vagas livres e preenchidas, agrupando por unidade de ensino.

  •  Power number veículos

Fonte de dados: Cadastro de veículos

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de veículos ativos do ano atual.

  • Power number patrimônio

Fonte de dados: Cadastro de patrimônio

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total dos bens patrimoniais da entidade

  • Power number investimento em obras

Fonte de dados: Contas de investimento em obras

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total de investimento em obras da entidade.

  • Detalhamento patrimônio

Fonte de dados: Cadastro de bens

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 maiores valores agrupados por contas ou grupos dos bens ativos em ordem decrescente de valor. Os demais devem ser exibidos de forma acumulada em um tipo denominado “Outros”.

  • Bloqueios de dotação maiores

Fonte de dados: Cadastro de bloqueios do sistema contábil.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 (dez) maiores valores de dotação da entidade.

  • Bloqueios de dotação menores

Fonte de dados: Cadastro de bloqueios do sistema contábil

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 (dez) menores valores de dotação da entidade.

  • Licitações em andamento maiores

Fonte de dados: Cadastro de licitações

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 menores valores homologados dos processos de compra.

  • Licitações em andamento menores

Fonte de dados: Cadastro de licitações

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 menores valores homologados dos processos de compra.

  • Relação de veículos

Fonte de dados: Cadastro de veículos

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de veículos agrupados por tipo.

  • Total de dotações bloqueadas

Fonte de dados: Cadastro de bloqueios

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total de bloqueio de dotação da entidade.

  • Valor total em estoque

Fonte de dados: Lançamento em estoque

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o saldo financeiro atual dos estoques pertencente a entidade. Com isso o gestor do município saberá, de forma atualizada, o valor existente em estoque dos materiais.

  • Valor total em licitações

Fonte de dados: Cadastro de licitações

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total de todos os processos de compra da entidade que foram homologados no exercício.

  • Valor em estoque por grupo

Fonte de dados: Lançamento de estoque

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os 10 maiores valores por grupo de estoque da entidade.

Após realizar o envio das cargas de dados dos sistemas estruturantes, é possível monitorar o processamento das mesmas diretamente pelo Portal do Gestor por meio da presente funcionalidade.

Ao acessar a funcionalidade, utilize o botão Atualizar para visualizar os lotes de dados, onde será possível identificar as colunas ID Lote, Indicador, Processo, Data e hora de recebimento, Status e Log.

Na coluna LOG, é possível visualizar o log do processamento, os dados recebidos para o indicador, bem como possíveis mensagens de erro.

Neste tópico serão listados os sistemas da Betha Sistemas que possuem integração com o Portal do Gestor e de qual forma esses dados serão enviados.

1.Contabilidade

Todos os parâmetros devem ser informados por meio do caminho Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Arqjob > Portal do Gestor > Envio de dados ao Portal do Gestor.

O token deve ser informado sem espaços em branco no campo Token e o exercício atual deve ser informado manualmente no campo Exercício.

Já em relação ao indicador de Gastos com pessoal mensal, para que o mesmo seja alimentado é necessário realizar o seguinte procedimento no sistema Contabilidade:

Emitir o relatório Anexo 03 – Demonstrativo da Receita Corrente Líquida em Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Demonstrativo Fiscais – RREO – Relatório resumido da execução orçamentária, com o campo Administração igual a Consolidada e o mês de geração atual.

Após clicar em Ok, o relatório será gerado em tela. Clique com o botão direito do mouse sobre o relatório e escolha a opção Armazenar dados para envio do siconfi.

Emitir o relatório presente em Módulo financeiro > Relatórios > SICONFI > Demonstrativos fiscais > RGF – Relatório de Gestão Fiscal com Administração igual a Atual, no campo Poder deve ser informado executivo ou legislativo e o campo mês igual ao mês atual. Após isso, clique em Ok e o relatório será gerado em tela. Clique com o botão direito do mouse sobre o relatório e escolha a opção Armazenar dados para envio do siconfi

Para que o indicador de Gastos com saúde seja alimentado, é necessário realizar o procedimento abaixo no sistema Contabilidade:

Emitir o relatório Anexo 12 – Demonstrativo das receitas e despesas com ações e serviços públicos de saúde localizado no Módulo Financeiro > Relatórios > LRF > Anexos RREO de forma consolidada. Após clicar em Ok, o relatório será gerado em tela. Clique com o botão direito do mouse sobre o relatório e escolha a opção Armazenar dados para envio do siconfi

2. Folha

No sistema Folha, é necessário realizar a configuração dos eventos e dados cadastrais no caminho Arquivos > Outros > Configuração do Portal do Gestor.

O campo código é gerado de forma automática e não é necessária nenhuma ação. 

Deve ser informado apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token.

Na seção dados cadastrais à gerar, devem ser marcados os dados cadastrais que serão enviados ao Portal do Gestor

Exemplo:

As demais abas da tela Configurações para o envio do portal do gestor devem ser analisadas pelo responsável do setor pessoal para definir quais eventos serão enviados, visto que cada entidade possui seus próprios eventos, não sendo possível definir um padrão de configuração.

Após gravar as configurações realizadas anteriormente, acesse o caminho Utilitários > Gerenciador de Aqjoblets > Arqjob > Integração – Portal do Gestor > Enviar dados para o Portal do Gestor

No campo código da configuração deve ser informado o código da configuração realizada na  tela de configuração, caso exista a necessidade de enviar mais de uma configuração utilize o caractere separador vírgula e informe os códigos desejados.

O exercício atual deve ser informado manualmente no campo exercício. 

Nas opções do tipo check box, marque o que deve ser enviado para o Portal do Gestor.  

3. Estoque

Todos os parâmetros devem ser informados por meio do caminho Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Arqjob > Portal do gestor > Iniciar envio

Deve ser informado apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token de migração.

4. Compras

Todos os parâmetros devem ser informados no caminho Utiliários > Gerenciador de Aqrjoblets > Arqjob > Portal do gestor > 00_iniciaEnvio

Essa conexão busca as informações referente ao indicador Power Numbers – Investimento em Obras.

obs: Não havendo integração com o sistema Contabilidade, não há necessidade de informar valor para o parâmetro “Conexão com o Contabilidade” no Arqjob. 

No token de migração, é necessário informar, antes do  token, a palavra Bearer e em seguida um espaço em branco.

Exemplo: Bearer 00X00000-00X0-0000-0X00-000000X0000X

5. Patrimônio

Todos os parâmetros devem ser informados no caminho Utiltários > Gerenciador de Arqjoblets > Arqjob > Portal do Gestor > 00_IniciarEnvio.

No token de migração, é necessário informar, antes do  token, a palavra Bearer e em seguida um espaço em branco.

A configuração do exercício é realizada no cadastro de parâmetro do sistema, por meio do menu Controle > Parâmetros, e a informação deve estar cadastrada no campo Exercício da aba Parâmetros adicionais, conforme exemplo abaixo.

6. Tributos

Para realizar a configuração das receitas, acesse o módulo Administrador e por meio do menu Configurações > Integrações com sistemas Betha > Configurações Portal do Gestor, informe a respectiva classificação para cada receita.

As opções de classificação disponíveis são:

IPTU;

ISS;

Alvará;

Outros.

Exemplo:

Para realizar o envio dos dados para o Portal do Gestor, acesse o módulo Lançamento e por meio do menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Portal do Gestor > Envio de dados para o Portal do Gestor, informe os dados do Token e do ambiente.

Deve ser informado apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token para conversão.

No campo Ambiente informe Produção ou Testes.

1. Protocolo

Os parâmetros deste sistema devem ser informados por meio do menu Cadastros > Configurações > Portal do gestor.

Deve ser informado apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token.Na opção Ativar marque se deseja ativar o envio automático dos dados para o portal do gestor ao final de cada dia.

2. Saúde

O parâmetro deve ser configurado no menu Cadastros > Configurações > Parâmetros do sistema > Abas gerais.

Deve ser informado apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token.

Após gravar o token do portal do gestor no saúde fly, o envio passará a ser executado a cada hora, de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção do usuário.

1. Educação

No caminho Configurando > Entidade, informe apenas o código do token sem espaços em branco no campo Token de conversão.

2. Almoxarifado

Todos os parâmetros devem ser informados no caminho Configurando > Portal do Gestor.

Informe apenas o código do token sem espaços em branco no campo Chave de acesso.

Informe o script utilizado para envio, digitando o texto Envio de dados ao Portal do gestor.

A primeira execução da carga deve ser manual, clicando no botão Enviar

OBS: É possível configurar o agendamento automático desse script pelo Gerenciador de scripts.

3. Patrimônio

Todos os parâmetros devem ser informados no caminho Configurando > Portal do Gestor.

Informe apenas o código do token sem espaços em branco no campo Chave de acesso.

Informe o script utilizado para envio, digitando o texto PortalGestor_Envio_Dados.

A primeira execução da carga deve ser manual, clicando no botão Enviar.

OBS: É possível configurar o agendamento automático deste script pelo Gerenciador de scripts.

Separamos alguns Powers Numbers e seus respectivos relatórios, divididos por área, para que possam ser feitas  as corretas validações dos dados dos sistemas Cloud.

Gastos com educação: 

Relatório emitido por meio do sistema Contábil:

Gastos com educação período (emitidos mensalmente):

Relatório emitido por meio do sistema Contábil:

Relatório emitido por meio do sistema Contábil:

É importante ressaltar que antes de iniciar o envio dos dados ao Portal do Gestor, é necessário verificar as configurações de integração com o Portal do Gestor.

Por meio do menu Central de Configurações > Municipais > Integração com portal do gestor, devem ser preenchidos quais eventos, afastamentos, cargos comissionados, funções gratificadas e horas extras que a entidade deseja realizar o envio.

Vale frisar que o que não estiver selecionado não será enviado para o Portal do Gestor independentemente da seleção informada na hora de executar o script.

OBSERVAÇÃO: A seleção realizada na hora da execução do script deve bater com o que foi selecionado na configuração de integração com o portal do gestor. 

Gastos com Pessoal LRF:

Relatório emitido por meio do sistema Contábil:

Gastos com funções gratificadas:

Deve ser informado os eventos da função gratificada:

Situação da receita:

Situação da despesa:

Situação financeira:

Receita realizada acumulada:

Despesa realizada acumulada:

Despesa Livre x Vinculado:

IPTU realizado no período:

Relatório emitido por meio do sistema Contábil:

ISS e Alvará realizado no período:

O mesmo relatório de Balancete da Receita aplica para a rubrica de Alvará que começa com 1121 e ISS que começa 118023.

Outros realizados no período:

Emitir todas as receitas menos as 1118011,1118023 e 1121.

Protesto dívida ativa:

Emitir com a situação Aberto e somar com a emissão da situação parcelada, após isso, basta emitir com a opção de protestada igual a Sim e Não para conferir o rateio dos valores.

Empresas x Dívida ativa

Emitir o resumo da dívida só com a situação em aberto.

Emitir o resumo da dívida com situação em aberto e com flag protestado igual Sim.

Empresas x IPTU:

Podem ser colocados mais de dez contribuintes caso as empresas jurídicas não apareçam no topo da lista.

Empresas x ISS:

No mesmo relatório deve ser listado os créditos de ISS que foram configurados na carga do portal do gestor.

Empresas x Alvará:

No mesmo relatório devem ser listados os créditos de alvará que foram configurados na carga do portal do gestor.

Empresas x Outros

No mesmo relatório devem ser listados os créditos, menos os listados no Alvará, Iptu e ISS que foram configurados na carga do portal do gestor.

Valor em estoque por grupo:

Detalhamento do patrimônio:

Licitações em andamento:

Os valores homologados devem ser somados para fechar o valor.