Portal do Gestor

O sistema Portal do Gestor é uma solução com tecnologia em nuvem que permite reunir diversas áreas da entidade a fim de gerar informações relevantes para o gestor público municipal, auxiliando o mesmo na tomada de decisão eficaz com maior eficiência.

Acesse o sistema Portal do Gestor (Cloud) por meio do endereço portaldogestor.betha.cloud, informe seu usuário e senha previamente cadastrado na central do usuário (para mais detalhes, clique aqui) e pressione o botão Acessar para visualizar a ferramenta.

O Portal do Gestor proporcionará à gestão pública municipal, a interação entre as áreas: Contábil, Arrecadação, Pessoal, Saúde, Educação, Contratos e Custos, com o intuito de consolidar as informações e proporcionar uma visão completa da entidade, onde o gestor poderá atuar de forma antecipada aos problemas e evitar falhas na administração municipal.

Por meio dos gráficos apresentados é possível realizar uma análise dos indicadores das diversas áreas da administração pública, dispostos em painéis claros.

O sistema é composto por gráficos e indicadores que são divididos por áreas de atuação, eles buscam contemplar desde a situação financeira do município até indicadores de qualidade no atendimento de pacientes pelas unidades de saúde municipais. O sistema também permite evidenciar dados de interesse do gestor, como orçamento, investimento em obras, patrimônio, quantidade de habitantes, servidores, alunos, imóveis, empresas, custos, entre outros.

Por meio da tela inicial ou em qualquer das abas selecionadas, é possível realizar a criação de um indicador por meio do botão +Indicador.

Ao adicionar um indicador conforme a necessidade do seu município, você deve definir o modelo de visualização desejado, tendo quatro opções de  modelos disponíveis, são eles:

  • Power Numbers
  • Lista ordenada
  • Pizza
  • Barra horizontal

Conforme a escolha do indicador ideal para a visualização do usuário, é possível parametrizar os campos solicitados, definindo o nome, descrição, a periodicidade que será realizado o envio dos dados, em qual aba relacionada às áreas existentes que as informações serão apresentadas, o número de valores que o indicador terá, bem como se o tipo de valores será definido de forma percentual, numérica, por ordem ou financeira

Após a criação do mesmo, o gestor municipal tem a opção de clicar no ícone “i” para que o mesmo possa visualizar a origem dos dados obtidos, garantindo dessa forma, a confiabilidade necessária para realizar a tomada de decisão.

O gestor também tem a opção de realizar uma descrição complementar no indicador caso seja necessário.

O sistema Portal do Gestor ainda permite que o gestor público selecione o exercício desejado para visualizar os indicadores e os Power Numbers do respectivo ano,ou seja o gestor poderá visualizar os dados financeiros do ano atual ou dos anos anteriores, facilitando ainda mais sua gestão através do sistema.

Para visualizar o exercício desejado, basta selecionar o campo Exercício na barra superior do sistema.

A partir de agora, verificaremos quais indicadores poderão ser criados relacionados a cada área, de qual forma essa informação chega ao sistema portal de gestor e como obter esses dados de forma rápida e eficaz pode auxiliar na gestão estratégica de um Município. 

  •  Power Number orçamento

Fonte de dados: Orçamento lançado

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o valor total do orçamento lançado para o ano atual

  • Despesas Livres X Vinculadas

Fonte de dados: Vinculação de despesas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de comparar os valores totais de despesas livres com os valores totais de despesas vinculadas

  • Despesa realizada acumulada

Fonte de dados: Lançamento de despesas.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o total acumulado de despesas realizadas no ano atual.

  • Receita realizada acumulada

Fonte de dados: Lançamento de receitas.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o total acumulado de receitas realizadas no ano atual.

  • Situação da despesa

Fonte de dados: Lançamento de despesas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a situação atual das despesas em relação ao previsto no ano corrente.

  • Situação financeira

Fonte de dados: Contas financeiras

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o saldo das contas, juntamente com o saldo livre e o saldo vinculado

  • Situação da receita

Fonte de dados: Contas de receita

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar o saldo das contas de receita do ano corrente, comparando o orçamento previsto.

  •  Quantidade de Imóveis

Fonte de dados: Cadastro de imóveis

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade de imóveis ativos na entidade.

  • Quantidade de empresas

Fonte de dados: Cadastro de empresas

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidades de empresas ativas no município. São consideradas como ativas, as empresas que não estejam baixadas, canceladas ou suspensas.

  • Alvará realizado

Fonte de dados: Lançamento de alvará

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Alvará por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Alvará realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de alvará

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Alvará no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Dívida protestada e não protestada

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta o valor total da dívida ativa no município, e deste, o valor que consta em protesto. Com isso, é possível acompanhar a evolução das ações tomadas no sentido de recuperar valores inscritos em Dívida Ativa.

  • Dívida valor acumulado

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta a evolução do valor acumulado em Dívida ativa durante os meses do exercício. Esse indicador permite analisar a variação dos valores, de forma a tomar decisões, como a criação de condições para que o valor da dívida ativa seja reduzido.

  • Empresas x Alvará

Fonte de dados: Lançamento de alvará por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Empresas x IPTU

Fonte de dados: Lançamento de IPTU por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de IPTU lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer.

  • Empresas x ISS

Fonte de dados: Lançamento de ISS por empresa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de ISS lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer.

  • Empresas x Outros

Fonte de dados: Lançamento de receitas

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas (situadas ou não no município) com maior valor em aberto do Crédito Tributário de Outros lançado no exercício. Considera-se para valor aberto tanto os débitos vencidos quanto os que estão a vencer. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • IPTU realizado

Fonte de dados: Lançamento de IPTU

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de IPTU por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • IPTU realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de IPTU

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de IPTU no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando o percentual entre previsto e realizado.

  • ISS realizado

Fonte de dados: Lançamento de ISS 

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de ISS por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • ISS realizado no período

Fonte de dados: Lançamento de ISS 

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de ISS no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado.

  • Maiores valores de dívida por empresa

Fonte de dados: Lançamento de dívida ativa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Maiores valores de dívida protestada por empresa

Fonte de dados: Lançamento de protesto dívida ativa

Objetivo: Apresenta a relação das 10 empresas com maior valor inscrito em dívida ativa. Tais informações são acumuladas até o exercício atual, de forma a oferecer uma visão do valor acumulado das dívidas do contribuinte.Além desta visão, permite verificar os contribuinte com maior valor de dívida ativa protestada.

  • Outros valores realizados

Fonte de dados: Lançamento de outros valores

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Outros por mês no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • Outros valores realizados no período

Fonte de dados: Lançamento de outros valores

Objetivo: Apresenta o valor previsto do Crédito Tributário de Outros no exercício, fazendo uma comparação com os valores pagos, mostrando percentual entre previsto e realizado. Considera-se “outros créditos”, todos os valores lançados para créditos tributários que não estejam classificados como Alvará, IPTU e ISS.

  • Tributos pendentes de pagamento

Fonte de dados: Cadastro de tributos

Objetivo: Apresenta a relação dos 10 Tributos com maior valor pendente de pagamento. Serão demonstrados classificados por Crédito Tributário, a somatória de Débitos e parcelamentos de débitos em aberto com o município

  •  Quantidade de servidores

Fonte de dados: Cadastro de servidores

Objetivo:Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de servidores da entidade.

  • Gastos com cargos comissionados

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com comissionados e também os demais gastos com folha de pagamento.

  • Gastos com cargos comissionados por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com servidores comissionados.

  • Gastos com funções gratificadas por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com funções gratificadas.

  • Gastos com funções gratificadas

Fonte de dados: Folha de pagamento.

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os  gastos de folha de pagamento com funções gratificadas.

  • Gastos com horas extras por secretaria

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar as 10 secretarias com os maiores gastos de folha de pagamento com horas extras.

  • Gastos com horas extras

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os  gastos de folha de pagamento com horas extras.

  • Gastos com pessoal

Fonte de dados: Lançamento de gastos com pessoal

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com pessoal da entidade, tendo como base a LRF como teto de gastos.

Para o poder executivo o percentual é 54%

Para o poder legislativo o percentual é 6%.

Informações adicionais: Para que o indicador de Gastos com pessoal mensal seja alimentado, é necessário realizar o procedimento abaixo no sistema Contabilidade:

  • Gastos com pessoal no período

Fonte de dados: Lançamento de gastos com pessoal

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar os gastos com pessoal da entidade, tendo como base a LRF como teto de gastos.

Para o poder executivo o percentual é 54%

Para o poder legislativo o percentual é 60%.

  • Quantidade de afastamento em dias

Fonte de dados: Folha de pagamento

Objetivo: Esse indicador tem o objetivo de evidenciar a quantidade total de dias de afastamento dos servidores, agrupados por mês dos últimos 12 meses.