Autorizações

Autorizações 

O cadastro de autorizações tem o objetivo de possibilitar ao contribuinte prestador cadastrar e consultar responsáveis autorizados para assinar digitalmente as notas fiscais emitidas pela empresa, utilizando para isso o Certificado Digital e-CPF.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu AUTORIZAÇÕES.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. 

As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Vale ressaltar que a listagem apresenta uma quantidade limitada de autorizações, permitindo que seja escolhido apresentar 20, 50 ou 100 registros em cada página de exibição. Para visualizar as demais autorizações, você pode navegar pelos botões anterior e próximo.

Adicionando Autorizações

Para realizar o cadastro de uma nova autorização, adicione as respectivas informações por meio do botão +AUTORIZAÇÃO.

Campos

Usuário: Neste campo, você informa o usuário responsável autorizado para assinar digitalmente notas fiscais mediante o  e-CPF.

Após o seu preenchimento demais campos são habilitados. Conforme imagem abaixo:

Campos

CPF: Neste campo você informa o CPF do responsável autorizado.

Início em: Neste campo você informa a data inicial que o responsável estará autorizado a emitir notas com assinatura digital com o e-CPF. 

Válido até: Neste campo você informa a data final que o responsável estará autorizado a emitir notas com assinatura digital com o e-CPF. 

Por meio do preenchimento dos dois últimos campo, na listagem dos usuários, retorna os seguintes status: 

Em uso – Quando a data final for igual ou maior que a atual.

Expirada – Quando a data final for menor que a atual.

Programada – Quando a data inicial for maior que a atual. 

IMPORTANTE: Vale ressaltar que esse cadastro só estará disponível se assim for definido e parametrizado pelo município, e somente para os usuários que a Entidade realizar a liberação por meio do Gerenciador de acessos

Os campos que contém o asterisco (*) ,correspondem a informações de preenchimento obrigatório.

Botões

+Autorização: Ao clicar neste botão, você cadastra um usuário responsável autorizado.

Editar:  Ao clicar neste botão, você edita um usuário responsável autorizado já cadastrado.

Excluir:  Ao clicar neste botão, você exclui um usuário responsável autorizado já cadastrado.

Salvar: Ao clicar neste botão, você salva o usuário responsável autorizado cadastrado. 

Salvar e adicionar novo: Ao clicar neste botão, você salva  o usuário responsável autorizado e automaticamente é habilitado a tela para que um novo usuário seja cadastrado. 

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.