Séries RPS

Séries RPS

O cadastro de séries de RPS (Recibo Provisório de Serviço) permite que o fisco municipal controle as conversões manuais e eletrônicas de RPS, garantindo que somente RPS relacionados a séries liberadas pelo município possam ser convertidos em nota fiscal eletrônica.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu Cadastros, guia Gerais > Séries do RPS.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Vale ressaltar que a listagem apresenta uma quantidade limitada de registros, permitindo que seja escolhido apresentar 20, 50 ou 100 registros em cada página de exibição. Para visualizar os demais registros, você pode navegar pelos botões anterior e próximo.

Adicionando Séries de RPS

Para realizar o cadastro de uma nova SÉRIE DE RPS, adicione as respectivas informações por meio do botão +SÉRIE.

Campos

Série: Neste campo, você informa a série do RPS, ou seja, uma sigla, com até 5 caracteres. 

Tipo de conversão: Neste campo, você informa o tipo de conversão, podendo ser Manual ou 

Eletrônica.

  • Manual: são Séries utilizadas na conversão manual de RPS, e o preenchimento das informações do RPS são realizadas na tela de emissão de nota fiscal. 
  • Eletrônica: são Séries utilizadas na conversão eletrônica de RPS, e as informações do RPS são enviadas pelo sistema do prestador via integração, sendo as mesmas, recepcionadas pelo sistema da prefeitura para gerar a nota fiscal.

Descrição: Neste campo, você informa uma descrição para a série do RPS,  com até 30 caracteres. 

Registro desativado:  Neste campo você informa o status da série, podendo ser Ativa ou Desativada, nos casos em que você selecionar o registro. 

Os campos que contém o asterisco (*) ,correspondem a informações de preenchimento obrigatório.

Botões 

+Série: Ao clicar neste botão, você pode adicionar uma nova série. 

Editar: Ao clicar neste botão, você pode editar informações de uma série já cadastrada.

Excluir: Ao clicar neste botão, você pode excluir uma série já cadastrada.

Salvar: Ao clicar neste botão, você salva o registro cadastrado. 

Salvar e adicionar novo: Ao clicar neste botão, você salva o registro cadastrado e automaticamente é habilitado a tela para que uma nova série seja cadastrada. 

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.