Publicado em: Ter, 31/12/2019

Permitir a definição da forma de inscrição/estorno em dívida, por parcela do lançamento ou parcelas agrupadas do lançamento

Vislumbrando sempre otimizar a rotina dos usuários do sistema, agora, no Tributos (Cloud), você pode realizar a inscrição em Dívida Ativa de forma individual, por tributo do lançamento, ou agrupando as parcelas do lançamento, podendo, neste último, definir a forma de agrupamento de acordo com o vencimento, desde que devidamente configurado no Crédito tributário:

Estas configurações podem ser realizadas tanto para os créditos já cadastrados, como para os novos. Os impactos mencionados acima são realizados pelo campo Inscrever parcela(s) do lançamento. Se você optar por Individual será gerada uma dívida para cada parcela do lançamento e quando optar por Agrupadas em um dívida, será gerada apenas uma dívida para todo o lançamento, portanto, agrupado as parcelas, quando realizar a inscrição em dívida. No campo Vencimento, você pode definir se estas parcelas que foram agrupadas terão o vencimento da primeira parcela que está aberta ou o vencimento da primeira parcela, ainda que já paga, que ensejou o lançamento, independente de sua situação.

Quando uma dívida que possui parcelas agrupadas for estornada, as parcelas irão voltar ao lançamento original que constavam antes da inscrição em dívida ativa.

Disponibilizado modelo de script para interação de dados da guia com terceiros

A partir desta liberação foram disponibilizados:

– o script [Tributos] Informações para o carnê responsável por criar, de forma automática, as tabelas onde serão inseridas as informações que serão demonstradas no carnê;

– a fonte dinâmica [Tributos] Fonte Gráfica responsável pela geração do relatório resumido do arquivo gerado e o próprio arquivo;

– e o documento [Tributos] Gráfica com um resumo do arquivo gerado.

Estes precisam estar disponíveis por meio da ferramenta Orquestrador, da Betha Sistemas, para que sua entidade realize a geração de arquivos para gráfica, assim será possível adicionar um arquivo com uma relação de lançamento dos créditos referentes do tipo Imóvel – exemplo carnê de IPTU, para que a gráfica possa lê-los e efetuar a emissão destes lançamentos em forma de carnê.

Para mais detalhes desta implementação e como realizar as configurações desta rotina, utilize o Manual para geração de arquivos para gráficas disponibilizado, para acessá-lo clique aqui.

Publicado em: Qua, 18/12/2019

– Possibilidade de copiar as fórmulas de cálculo de um ano para outro

A partir desta entrega o Tributos (Cloud) passa a permitir a cópia da Fórmulas de Cálculo de um exercício para o outro:

Com a implementação, você pode realizar a cópia individual das fórmulas, para o ano desejado:

Ou geral:

Para este último, você deve informar para qual ano deseja realizar a cópia, por padrão ele vem informado o próximo ano exercício, mas você pode alterar.

– Melhorias na notificação de lançamento

Vislumbrando sempre otimizar a rotina dos usuários do sistema a rotina de emissão de Notificação de Débitos sofreu alterações. Agora, na guia Definir filtros, você pode definir o número da parcela do lançamento que deseja realizar a notificação, podendo informar uma, várias, ou até mesmo um intervalo (ex. 1 à 10) de parcelas:

Já na guia Visualizar resultados, agora, é demonstrado o total de débitos que poderão ser emitidos. A rotina vai permitir ainda selecionar todo o resultado para emissão de notificação, em apenas um clique ou apenas o que você desejar.

Publicado em: Seg, 02/12/2019

– Disponibilizado assistente de relatório e scripts e agendador de extensões

Vislumbrando sempre otimizar a rotina dos usuários do sistema agora você conta o Assistente (tecla de atalho F4)!

Por meio dele é possível visualizar todos os relatórios e scripts disponibilizados ao usuário que efetuou login, assim como os seus favoritos. Para acessar o assistente, basta pressionar a tecla de atalho F4:

Aqui você pode pesquisar pelo nome dos relatórios e scripts que deseja executar, clicando na desejada! Simples não é mesmo!

Disponibilizamos ainda, no Assistente, um link para o ambiente de Gerenciador de extensões, onde é possível visualizar e editar as execuções, agendamentos e compartilhamentos de uma extensão. É isso mesmo, ai você percebe outra novidade, que é o Gerenciador de extensões:

A tela que será disponibilizada, do gerenciador, ao clicar no botão destacado acima, é a mesma do atalho inserido no Assistente. Nele você contará com:

  • Execuções: Aqui, são listadas todas as execuções públicas e execuções do usuário que efetuou o login, dispostas por meio dos filtros Minhas execuções e Outras execuções.

  • Agendamentos: Nesta guia é possível visualizar, editar, ativar ou desativar os agendamentos realizados.

Estes agendamentos serão realizados diretamente na tela de execução de scripts, por meio de atalho:

Para cadastrar um agendamento, você acessa a tela de execução do script desejado, informa os dados solicitados na execução como os parâmetros. 

Ao finalizar o preenchimento dos parâmetros é só clicar na seta ao lado do botão EXECUTAR e selecione a opção Agendar.

Como os parâmetros de execução do script já foram informados por meio da tela de execução, o passo 1 estará finalizado, mas se desejar você pode acessá-lo para alterar suas informações. A tela de cadastro de agendamentos será aberta e no passo 2 será definida a recorrência. No passo 3 você pode definir ainda quais usuários do sistema deseja notificar.

  • Compartilhamentos: Aqui é possível visualizar todos os compartilhamentos de uma extensão, ou seja, para quais usuários uma determinada extensão foi disponibilizada e realizar novos +COMPARTILHAMENTOS: