Conheça o sistema Transparência (Cloud)

Nesta tela é possível alterar o brasão e o título que é demonstrado na página inicial do portal da transparência e também trocar o tema de cor do portal.

Para realizar qualquer alteração 

Brasão: Imagem que será demonstrada antes do título do portal, brasão oficial que representa o portal.

Título: Texto com nome do portal.

Cor: Cor tema do portal, toda aparência irá mudar e se adaptar ao salvar.

Visualizar: Demonstra um preview de como o portal ficará com a cor selecionada.

As cores disponíveis: Atualmente são Azul, Vermelho, Amarelo, Verde e Cinza.

Nesta tela é possível configurar a exibição, adicionar, editar, excluir e visualizar informações do canal de atendimento que será demonstrado no rodapé do portal da transparência.

Primeiramente é necessário você  habilitar a opção Permitir exibição no portal da Transparência para possibilitar  adicionar, editar, excluir e visualizar um canal no respectivo Portal.

Feito isso, realize a a adição de um canal por meio do botão + CANAL DE ATENDIMENTO e preencha os dados nos seguintes campos:

Descrição: Texto descritivo sobre o canal de atendimento.

Responsável: Nome do responsável pelo canal de atendimento.

Cargo: Cargo ocupado pelo responsável pelo canal de atendimento.

Endereço: Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Tipo do logradouro, Logradouro, Número, Complemento, CEP, Bairro, Município e Estado. Vale ressaltar que para canal de atendimento é possível adicionar somente um endereço.

E-mail(s): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Descrição e E-mail.

Telefone(s): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Descrição, Tipo, Número e Observações.

Site: Url de uma página web que se refere ao canal de atendimento.

Rede(s) Social(is): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Tipo e URL.

Horário de atendimento: Texto informando o horário de atendimento.

Nesta tela é possível adicionar, editar, excluir e visualizar as termos de glossários que serão demonstradas no portal, também sendo possível configurar individualmente sua exibição.

Para adicionar um novo registro, utilize o botão + TERMO.

Título: Texto do título do termo do glossário.

Descrição: Texto descrevendo o termo do título.

Publicar no portal: Se habilitado a situação é atualizada para “Publicado” e o termo do glossário é disponibilizado na tela de glossários do portal.

Após a inserção do termo, é possível ainda realizar as seguintes ações:

Despublicar/Publicar: Indisponibiliza ou disponibiliza o termo do glossário no portal. Assim, o nome da opção altera conforme a situação, se “Publicado” a opção será despublicar e se “Em Edição” a opção será publicar.

Editar: Possibilita a edição das informações do termo do glossário.

Excluir: Exclui o termo do glossário, o mesmo não será mais demonstrado.

Entre as dezenas de termos cadastrados, você poderá fazer uso da Pesquisa avançada e seus critérios para efetuar uma busca mais refinada da informação.

Pesquisa avançada: É possível pesquisar pelo texto do “Título” e da “Descrição”.

Situação: Pesquisa pela situação do glossário com as opções “Em edição” e “Publicado”.

Nesta tela é possível configurar a exibição, adicionar, editar, excluir e visualizar informações da estrutura organizacional que será demonstrada no portal na página inicial. 

Primeiramente é necessário que você  habilite a opção Permitir exibição no portal da Transparência, conforme destacado na imagem acima, para possibilitar  adicionar, editar, excluir e visualizar uma estrutura organizacional no respectivo Portal.

Opção habilitada, é possível adicionar a respectiva estrutura organizacional pelo botão + ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Nesta aba é possível adicionar informações gerais de uma estrutura organizacional, os seguintes campos são solicitados:

Título*: Texto com o nome da estrutura organizacional.

Descrição: Texto descrevendo a estrutura organizacional.

Responsável: Nome do responsável pela estrutura organizacional.

Cargo: Cargo ocupado pelo responsável pela estrutura organizacional.

Endereço(s): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Tipo do logradouro, Logradouro, Número, Complemento, CEP, Bairro, Município e Estado.

E-mail(s): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Descrição e E-mail.

Telefone(s): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Descrição, Tipo, Número e Observações.

Site: Url de uma página web que se refere a estrutura organizacional.

Rede(s) Social(is): Ao clicar irá abrir uma tela com os campos Tipo e URL. Os tipos disponíveis são Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

Horário de atendimento: Texto informando o horário de atendimento.

Publicar no portal: Se habilitado a situação é atualizada para “Publicado” e a estrutura organizacional fica disponível no portal.

Nesta aba é possível adicionar atribuições de uma estrutura organizacional, os seguintes campos são solicitados:

Descrição das atribuições: Texto descritivo das atribuições da estrutura organizacional.

Nesta aba é possível adicionar arquivos de organogramas de uma estrutura organizacional, os seguintes campos são solicitados:

Anexo: Arquivo com o organograma da estrutura organizacional.

Realize a busca por meio do recurso Pesquisa avançada utilizando os seguintes critérios:

Além de todos as ações já apresentada, por meio do botão Ações disponíveis é possível:

Despublicar/Publicar: Indisponibiliza ou disponibiliza a estrutura na tela de estrutura organizacional no portal. O nome da opção muda conforme a situação, se “Publicado” a opção será despublicar e se “Em Edição” a opção será publicar.

Editar: Possibilita a edição das informações da estrutura organizacional.

Excluir: Exclui a estrutura organizacional, o mesmo não será mais demonstrado.

Nesta tela é possível adicionar, editar, excluir e visualizar um comunicado geral que será demonstrado na página inicial do portal por um tempo determinado. 

Para adicionar ou editar um comunicado, realize o preenchimento dos seguintes campos:

Cor: Muda o tema do comunicado conforme a cor escolhida.

  • A cor azul usará o ícone .
  • A cor verde usará o ícone .
  • A cor amarela usará o ícone .
  • A cor vermelha usará o ícone .

Período de duração: Tempo de duração do comunicado, após expirar esse tempo o comunicado irá desativar automaticamente no portal.

Descrição: Texto do comunicado por completo, ferramentas de edição de texto estão disponibilizadas.

Publicar no portal: Se habilitado o comunicado fica disponível no portal pelo tempo determinado no período de duração.

Vale ressaltar que o comunicado pode ser excluído diretamente pela tela, o mesmo limpará todos os campos e o texto não será mais demonstrado no portal.

Nesta tela é possível adicionar, editar, excluir, visualizar e configurar os menus e submenus, que se vinculados a consultas (Configurações > Consultas > Configurações de consultas) serão apresentados na página inicial do portal da Transparência. 

Para a criação de menus e submenus, basta clicar no botão + MENU. Perceba pela imagem abaixo, a inserção de ambos é realizada por uma única tela.

Com relação aos menus, apenas sete podem ficar visíveis no portal para uma boa experiência de uso. Você pode excluir algum menu para inserir novos ou criar um menu Mais consultas para receber novos submenus.

Logo basta informar apenas o seu Título

Após é possível adicionar inúmeros submenus e alterar sua posição arrastando e soltando pelo ícone , essa posição é a que será demonstrada no portal.

Por fim, pelo ícone Ações disponíveis é possível ainda Editar e Excluir, este caso os menus e submenus não estiverem vinculados a consultas, bem como, Ver submenus e Ordenar menu.