Novidades e melhorias do sistema Transparência Fly

Alteramos a consulta de Quadro de pessoal para que você possa observar o percentual de ocupação das vagas.

Essa porcentagem pode ser visualizada no primeiro nível, onde é demonstrado as vagas por tipo de cargo (efetivo, comissionado, etc) e também no segundo nível da consulta por cargo, onde é demonstrado o detalhamento das vagas por cada cargo, mas para isso, se faz necessário habilitar o parâmetro Exibir percentual de ocupação das vagas.  Para visualizar essa melhoria acesse o menu Transparência > Pessoal > Quadro de pessoal.

O Transparência Fly conta com uma nova opção de pesquisa no menu Covid-19: Dispensas de licitações por vencedor referente a Covid-19.

Esta opção de consulta apresentada a mesma estrutura de pesquisa já conhecida em Licitações. Ao utilizá-la, serão apresentadas as licitações e os fornecedores vencedores de cada item, ou seja, caso exista mais de um fornecedor vencedor para a mesma licitação, o sistema demonstrará ambos os registros.

Mas para que essa opção seja apresentada no menu, primeiramente ela deve ser habilitada na funcionalidade Consultas. Para isso acesse com o usuário Administrador e após utilize o menu Permissões > Consultas. Na aba Covid-19 habilite as opções conforme desejado.

Também nessa versão, foi adequada a recepção, bem como, possibilitada a visualização dos Itens do contrato.

Com relação a recepção, será contemplada quando for efetuado o novo envio do grupo de dados Contratos_Completo. Nele serão enviados:

  • Sequencial;
  • Código do Item;
  • Descrição do Material ou serviço;
  • Unidade;
  • Quantidade;
  • Valor
  • Valor total.

O acesso aos itens do contrato, pode ser realizado por meio dos seguintes opções de consultas:

  • Menu Contratos > Contratos;
  • Menu Covid-19 >Contratos referente ao Covid-19;
  • Menu Educação > Contratos da educação.

Assim, após a pesquisa efetuada em cada uma do ambientes citados, clique nos detalhes do Objeto do contrato.

Com objetivo de proporcionar maior transparência quanto aos processos licitatórios, o sistema Transparência Fly tem uma novidade: a possibilidade de disponibilizar os links das gravações das sessões de licitações.

Como já é de conhecimento, primeiramente deve ser habilitada as consultas. Então com usuário Admin, acesse o menu Permissões > Consultas e cada uma das abas Compras, Educação e Covid-19 clique na checkbox Exibir links da gravação das sessões. Este parâmetro está localizado no menu Licitações e deverá ser habilitado em cada uma das abas citadas conforme desejado. Observe:

E como essa informação é enviada para o Transparência Fly?

Por meio dos processos licitatórios presentes nos sistemas Compras (Desktop) e Compras (Cloud). Eles serão responsáveis pelo envio dos links de acesso às gravações das sessões de licitações, ou seja, no momento que a integração entre o Transparência Fly é realizada, esses dados são enviados automaticamente pelos sistemas de compras.

Nesta versão, 1.0.37-065, o Transparência Fly disponibiliza uma nova consulta em tela que compara dinamicamente as receitas versus despesas empenhadas, ambas referentes a Covid-19.

Para que esta pesquisa seja visível ao usuário, primeiramente você deverá habilitá-la por meio do menu Permissões > Consultas > Covid-19 com acesso Admin.

Habilitada esta opção, é possível visualizá-la e utilizá-la no menu Covid-19

Como pode ser observado, o sistema apresenta o total das receitas arrecadadas, bem como, das despesas executadas referentes às demandas decorrentes da pandemia. Além disso, a diferença da execução orçamentária entre receitas e despesas é também demonstrada e caso a primeira seja menor que a segunda, o valor é demonstrado negativo.

Conforme a melhoria já publicada no dia 02/07, que possibilita o relacionamento de Documentos de Empenhos, bem como, o manual disponibilizado dia 04/05, que visa orientar sobre as melhorias realizadas em diversos sistemas para adequação à Lei 13.979/2020, nesta versão, está disponível também a possibilidade de efetuar os relacionamentos dos Documentos de Compras Diretas. Mas lembre-se, é primordial que eles sejam adicionados previamente. 

Primeiramente para adição, acesse o menu Cadastros > Documentos > Documentos de Compras Diretas.

Clique em + Adicionar documento e efetue o preenchimento dos seguintes campos.

Realizada a inserção, o próximo passo é efetuar o relacionamento desse documento . Para isso, acesse novamente o menu Cadastros > Relacionamento de documentos > Documentos de Compras Diretas.

Ao acessar a funcionalidade, uma listagem com compras diretas da entidade é apresentada para que você efetue o relacionamento do documento a respectiva compra. Para isso, ao lado direito, clique no botão Relacionar.

Os documentos adicionados anteriormente, serão apresentados no quadro Documentos disponíveis. Selecione o desejado para o quadro Documentos selecionados. Assim, basta clicar em Salvar.

Conforme o manual disponibilizado dia 04 de maio, este visa orientar sobre as melhorias realizadas nos sistemas Compras (Desktop)Compras (Cloud)ContratosContabilidadeContábil e Transparência Fly para adequação a Lei 13.979/2020.

E com a realização de aprimoramentos no envio de dados, esse comunicado ressalta a possibilidade de anexar e relacionar documentos aos registros das consulta de Relação de despesas empenhadas, liquidadas e pagas, bem como, de Empenhos referente ao Covid-19.

Lembre-se se consultar o manual atualizado acessando a Central de Ajuda!

A partir da versão 01.0.37-056 do sistema Transparência Fly, está permitido a marcação de Publicações opcionais para que estas sejam exibidas no menu Covid-19.

Para disponibilizar esta consulta, acesse o menu Transparência > Admin > Permissões > Consultas. A aba Geral está alterada para possibilitar a parametrização das consultas, permitindo selecionar em cada uma das Publicações opcionais (de cada link), a opção Exibir no menu Covid-19.

Ao selecioná-la, a consulta será demonstrada no menu Covid-19, bem como, em Publicações.

Também é possível adicionar mais de um anexo para o mesmo link, afinal, este tem a função de agrupar um assunto em visão macro. Assim, você poderá adicionar inúmeros relatórios vinculando-o ao mesmo link.

Disponibilizamos um Manual para atendimento às exigências legais do ofício circular TC/GAP/n 11/2019 expedido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, que visa orientar nossos clientes que utilizam os sistemas Compras (Desktop), Compras (Cloud), Contratos, Contabilidade (Desktop), Obras e Transparência Fly, que precisam disponibilizar periodicamente em seu portal de domínio público na internet, os preços contratados de obras, equipamentos e materiais referentes a área de Educação.