pessoas

Bem-vindo à Central do usuário



Para acessar os sistemas Cloud, é necessário realizar o cadastro na Central do Usuário. Para isso é necessário acessar o endereço e-gov.betha.com.br/centraldousuario e clicar em Não possui uma conta?

Ao clicar na informação mencionada acima, uma nova tela é aberta para que sejam inseridas as informações. 

Após a inserção das informações pressione o botão Criar conta.

Finalizada essa etapa, uma mensagem aparecerá comunicando sobre a necessidade de validar a informação no e-mail.  Se não houver confirmação, será excluído após sete dias.

Um novo e-mail será disparado para que possa confirmar o cadastro do usuário. Para confirmar clique em Confirmo meu cadastro. Ao realizar esse procedimento a ferramenta o levará para a tela de login.

Os usuários conseguem realizar login através da conta de usuário, e-mail, telefone (cadastrados na Central do usuário) ou CPF.

Porém, para acessar com o CPF é necessário marcar o checkbox Acesso para usuários qualificados localizado abaixo do campo Usuário. Perceba que basta habilitar que logo aparece no campo Usuário a mensagem Acesse com CPF.

Basta inserir o número (sem pontos ou traço) e senha para realizar o login.

Para realizar o login com os demais itens mencionados acima, digite a opção desejada, exemplo número do telefone, insira a senha e pressione o botão ACESSAR.

É possível ainda acessar pelo Google, Facebook ou pelo Linkedin. Para isso, pressione os ícones mostrados na imagem abaixo.

Ao ser redirecionado e efetuar o login na Central do Usuário, um ambiente informando Minha conta, E-mails, Histórico e Fuso horário é apresentado. Nele alguns dados ainda são passíveis de preenchimento como: telefone, local de trabalho, vinculação de contas, bem como, configurações de envio de e-mails.

Pronto! Agora você já pode solicitar acesso ao administrador para usufruir dos sistemas Cloud que a entidade utiliza.

O vídeo abaixo, exemplifica a concessão de acesso ao usuário anteriormente cadastrado na Central do Usuário. É importante que o acesso seja concedido no respectivo sistema que será utilizado no dia a dia daquele usuário. Também é possível liberar apenas algumas funcionalidades, bem como incluir grupos com permissões específicas. 

Para mais informações sobre o Gerenciador de acessos clique aqui.

Ainda na página Minha conta, há uma informação de suma importância que diz respeito à instalação do e-CPF. Ao clicar na opção Veja aqui como instalar o e-CPF o usuário será direcionado para uma página, com todas as Instruções para instalação do token do e-CPF.

Para mais informações clique aqui.

É possível vincular o CPF a conta automaticamente, para isso, basta clicar no botão Vincular conta eCPF


Uma nova janela é aberta para que o usuário selecione o certificado desejado e pressione o botão OK para que a autenticação seja realizada.

Uma mensagem aparecerá informando que o e-CPF está sendo vinculado à conta.

Ao término da vinculação, será mostrado uma mensagem que o usuário está qualificado com o e-CPF e automaticamente aparecerá os campos Nome e CPF preenchidos e não há possibilidade de alteração nesses campos.

Caso o usuário queira desvincular o e-cpf, é necessário clicar em Remover Qualificação.

Uma mensagem é apresentada na tela questionando o usuário se deseja desvincular o e-CPF, para confirmar a ação clique em OK.

Agora na Central do Usuário, é possível qualificar uma conta via PIX. Para isso, pressione o item Qualificar com PIX localizado na parte inferior da tela na Central do Usuário.

 

Uma nova janela é aberta informando um QR code válido para que o usuário realize o pagamento de R$ 0,01 centavo. Em caso de dúvidas há um passo a passo explicando o processo de pagamento, como mostra na imagem.

Ao realizar o pagamento, é apresentado um informe que o pagamento foi realizado e o usuário foi qualificado com PIX. 

Neste estágio, o nome e CPF não podem mais ser alterados, pois as informações são confirmadas pelo Banco Central.

Na parte inferior da tela aparecerá um botão Remover qualificação.

Para recuperar o usuário ou a senha é necessário clicar em Recuperar usuário ou senha.

Ao clicar neste item será aberta uma mensagem perguntando se o usuário deseja receber informações pelo e-mail ou pelo celular. Escolha uma das opções e digite o número do celular ou o e-mail e pressione Enviar.

Observação: O número de celular e o e-mail precisam ser iguais aos que constam no cadastro do usuário que deseja recuperar a senha.

Uma mensagem aparecerá na tela informando que foram enviadas informações para que o usuário possa ter novamente acesso a página.

Clique em Definir uma nova senha de acesso.

Uma nova janela será aberta para que o usuário possa cadastrar uma nova senha. Digite uma nova senha e pressione o botão Atualizar senha.

O usuário encontra a opção Alterar senha no cadastro da conta.