Alunos

Para registrar a vida escolar dos alunos é preciso utilizar o cadastro de alunos. Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o cadastramento e a manutenção de alunos.

No sistema, você localiza esse cadastro no menu: Administrando > Alunos > Alunos.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro. Além disso é possível emitir o histórico escolar dos alunos.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando aluno

Para realizar o cadastro de um novo aluno, adicione as respectivas informações por meio do botão +Aluno.

O cadastro de alunos é composto por uma área contendo informações gerais, além de quatro guias, quais são:

Guia Dados pessoais
Guia Documentos
Guia Características físicas
Guia Dados adicionais

Informações gerais

Campos

Nesta área você preencherá os campos obrigatórios: Nome, Data de nascimento e Sexo.

Identificação do aluno (INEP): Este campo indica o código de identificação do aluno de acordo com o INEP.

Guia Dados pessoais

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações pessoais do aluno que está sendo cadastrado. As informações solicitadas pelo sistema para o cadastro do aluno são: Endereço(s), Telefone(s), se recebe SMS, E-mail(s), se recebe e-mail, Responsável (eis), Filiação(ões),  Estado civil, Orientação sexual, Religião, Grau de escolaridade, Óbito.

Guia Documentos

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações referentes aos documentos pessoais do aluno que está sendo cadastrado. As informações de documentação solicitadas no sistema são: Naturalidade, Nacionalidade, RG, Órgão emissor, UF, Data de emissão, Nº título de eleitor, Zona, Seção, Nº do CNS, Data de emissão, RIC, Órgão emissor, UF, Data de emissão, Certidão civil, Modelo, Número do termo, Folha, Livro, Data de emissão, Município, UF, CartórioNº do certificado de reservista, Nº da CTPS, Série, UF, Data de emissãoNº do PIS/NIS, Data de emissão e  CPF.

Justificativa para falta de documentação: Neste campo deverá ser inserida a justificativa por falta da documentação.

Quando o aluno for estrangeiro, os campos a seguir são habilitados para preenchimento: Naturalizado?, Chegou ao Brasil em, Visto, Identidade estrangeira, Órgão emissor, Data da expedição, Data de validade.

Guia Características físicas

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações referentes as características gerais do aluno que está sendo cadastrado. As informações solicitadas no sistema são: Raça, Cor do olho, Mediçã(ões) antropométrica(s)Tipo sanguíneo, Doador?, Fumante?, Habilidade motoraDeficiências 

Se o aluno possuir algum plano de saúde é preciso sinalizar no campo Possui plano de saúde?, o que faz com que o campo Nome do plano de saúde seja habilitado.

Nome do plano de saúde: Este campo indica o plano de saúde que é utilizado pelo aluno cadastrado.

Se o aluno faz uso de algum tipo de medicação é preciso sinalizar no campo Faz uso de medicação?, o que faz com que o campo Medicamentos seja habilitado.

Medicamentos: Este campo indica os medicamentos que são utilizados pelo aluno cadastrado.

Alergias: Este campo indica as alergias que o aluno cadastrado possui.

Transtornos globais do desenvolvimento e outras doenças: O sistema possibilita que múltiplas opções provenientes do cadastro de CID possam ser adicionadas .

Altas habilidades/superdotação: Este campo indica se o aluno possui ou não altas habilidades/superdotação.

Necessita AEE: Este campo indica se o aluno necessita de atendimento educacional especializado.

Restriç(ões) de Alimento(s): Este campo indica se o aluno possui alguma restrição de alimentos.

Restriç(ões) de Nutriente(s):  Este campo indica se o aluno possui alguma restrição de nutrientes.

Programa(s) social(is) que participa: Este campo indica os programas sociais em que o aluno participa. Os itens deste campo são provenientes do Cadastro de Programas sociais.

Recursos para a participação em avaliações do INEP: Este campo indica os recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do INEP.

Guia Dados Adicionais

Por meio da guia Dados adicionais são exibidos os campos personalizados criados pelo cliente.  

Históricos Escolares

Esta funcionalidade tem por objetivo cadastrar e emitir o histórico escolar dos alunos. O histórico escolar é registrado para cada etapa de ensino e nele é informado o rendimento que o aluno obteve na etapa, bem como a sua frequência e o local onde a etapa foi realizada.

Para acessar o histórico escolar você deverá clicar no botão outras opções.

Nesta tela é possível visualizar os cadastros existentes, onde poderão ser editados ou excluídos. Mas, vale ressaltar, que esses recursos dependem das permissões do usuário. 

Emitindo histórico escolar

Para emitir um histórico escolar clique no botão +Histórico

Campos

Estabelecimento de conclusão: Este campo corresponde a rede de ensino a qual o estabelecimento onde o aluno concluiu a etapa de ensino pertence. Ou seja, se o estabelecimento pertence a rede municipal ou outra rede.

Estabelecimento de ensino: Neste campo deverá ser informado o estabelecimento conforme a rede escolhida anteriormente.

Município: Este campo indica o município correspondente ao estabelecimento de ensino.

Matriz curricular: Neste campo, uma matriz curricular pode ser informada. Com isso, algumas informações são preenchidas como sugestão no cadastro do histórico escolar.

Quando a matriz é informada os campos Curso, Modalidade, Nível e componente curricular são automaticamente preenchidos como sugestão.

Curso: Este campo indica o nome do curso.

Modalidade: Este campo indica a modalidade com as opções: Educação básica, Complementar, EJA, Aceleração (Educação básica). Apenas uma opção poderá ser informada.

Nível: Este campo indica o nível escolar com as opções: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio. O nível “Educação Infantil” pode ser informado apenas quando a modalidade for “Educação Básica”. Este campo não pode ser informado quando a modalidade for Complementar.

Etapa: Este campo indica a etapa de ensino.

Equivalência: Este campo indica a equivalência da etapa de ensino.

Classificação da etapa: Este campo indica a classificação da etapa de ensino.

Ano de conclusão: Este campo indica o ano de conclusão da etapa de ensino.

Dias letivos: Este campo indica a quantidade de dias letivos.

Carga horária: Este campo indica o total da carga horária da etapa de ensino.

Frequência %: Este campo indica o percentual de frequência geral do aluno na etapa de ensino.

Faltas: Este campo indica o total de faltas do aluno na etapa de ensino.

Situação final: Este campo indica a situação final do aluno na etapa de ensino com as opções: Aprovado(a), Aprovado(a) parcialmente, Reprovado(a), Reprovado(a) por frequência, Outra. Ao selecionar a opção “Outra”, o sistema disponibiliza um campo para informar uma situação final específica.

Situação específica: Ao selecionar a opção “Outra” na situação final, este campo será habilitado para informar uma situação final específica.

Componente curricular: Este campo indica o tipo de Componente curricular que será utilizado no histórico escolar com as opções:: Disciplina, Eixo temático ou ambos. Apenas uma opção pode ser informada.

Observações: Neste campo poderão ser adicionadas as observações.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Botões

+Aluno: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo aluno.

Outras opções: Ao clicar neste botão na listagem de alunos, você visualizará os históricos escolares do aluno clicando em Históricos escolares.

Histórico: Ao clicar neste botão na página principal, você configurará os parâmetros para a emissão histórico escolar do aluno.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.