Estabelecimentos de ensino

Esta funcionalidade tem o objetivo de permitir o cadastramento de estabelecimentos de ensino (escolas).

Este cadastro é dividido em 08 (oito) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Informações básicas
Guia Informações gerais
Guia Área de atuação
Guia Infraestrutura

Guia Documentação
Guia Avaliações externas
Guia Dependências físicas
Guia Equipe diretiva
Guia Campos adicionais

No sistema você localiza esse cadastro no menu:  Administrando > Estabelecimentos de ensino > Estabelecimentos de ensino.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando estabelecimento de ensino

Para realizar o cadastro de um novo estabelecimento de ensino, adicione as respectivas informações por meio do botão +Estabelecimento.

Informações Básicas

 

Campos

Nome do estabelecimento de ensino: Neste campo deverá ser inserido o nome do estabelecimento de ensino que está sendo cadastrado.

Dependência administrativa: Neste campo deverá ser selecionada a dependência administrativa que é o âmbito de subordinação administrativa da escola.

Ainda neste cadastro deverão ser inseridas as informações referentes ao CNPJ do estabelecimento de ensino, Data do registro/ fundação do estabelecimento e o Código do INEP.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Informações gerais

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações básicas: Endereço(s), Telefone(s), Telefone público, E-mail(s), Site, Órgão que a escola pública está vinculada e Área de abrangência.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Área de atuação

Nesta guia serão inseridas as informações referentes ao funcionamento do estabelecimento.

 Campos

Cede espaço para turmas do Brasil Alfabetizado: Este campo indica se o estabelecimento cede espaço para turmas do programa Brasil Alfabetizado, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão.

Abre aos fins de semana para a comunidade: Este campo indica se a escola abre espaço para a comunidade nos finais de semana, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão.

Possui proposta pedagógica de formação por alternância: Este campo indica a presença de uma proposta pedagógica de formação com alternância no estabelecimento, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão.

Aplica exame de seleção para ingresso de seus aluno(a)s: Este campo indica se o estabelecimento aplica algum exame de seleção para o ingresso de seus alunos, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão. 

Escola compartilha espaços para atividades de integração escola-comunidade: Este campo indica se o estabelecimento compartilha espaços para atividades de integração entre a escola e comunidade, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão. 

Escola usa espaços e equipamentos do entorno escolar para atividades regulares com os aluno(a)s: Este campo indica se o estabelecimento utiliza espaços e equipamentos do entorno escolar para as atividades regulares com os alunos, para informar Sim é necessário clicar sobre o botão.

Situação de funcionamento: Este campo indica a situação de funcionamento do estabelecimento com as opções: Em atividade, Paralisada, Extinta.

Educação indígena: Este campo indica se o estabelecimento de ensino oferece educação indígena com as opções: Sim, Não.

Ensino ministrado em que língua: Este campo indica a língua na qual é ministrado o ensino.

Língua Indígena que o ensino é ministrado: Este campo indica a língua indígena na qual o ensino é ministrado.

Regulamentação/Autorização: Este campo indica a situação/autorização do funcionamento do estabelecimento de ensino.

Unidade: Este campo indica se a unidade escolar oferece Ensino Superior ou é vinculada a escola de Educação Básica, sendo estas as opções disponíveis: Não, Unidade ofertante de Ensino Superior e Unidade vinculada a Escola de Educação Básica. De acordo com a opção selecionada, um novo campo é habilitado.

Oferece alimentação?: Este campo indica se o estabelecimento de ensino oferece alimentação.

Materiais didáticos específicos: Este campo indica os materiais didáticos utilizados, sendo as opções disponíveis: Não utiliza, Quilombola, Indígena.

Órgãos colegiados em funcionamento: Este campo indica os órgãos colegiados em funcionamento, sendo as opções disponíveis: Associação de Pais, Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Não há órgãos colegiados em funcionamento e Outros.

Projeto político pedagógico ou proposta pedagógica da escola atualizado: Este campo indica se a escola possui Projeto político pedagógico ou proposta pedagógica da escola atualizado, podendo ser informado Sim ou Não, ou ainda A escola não possui projeto político pedagógico/proposta pedagógica.

Esfera administrativa do conselho: Este campo indica qual a esfera administrativa do conselho, pode ser: Estadual, Federal ou  Municipal.

Formas de organização do ensino: Este campo indica quais as formas de organização do ensino. 

Instrumentos, materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso: Este campo indica quais são os instrumentos materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso utilizados pelo estabelecimento de ensino. 

Convenção: Este campo permite o preenchimento quanto à convenções que o estabelecimento de ensino possa estar vinculado.

Perfil da comunidade: Este campo permite o preenchimento de informações relacionadas ao perfil da comunidade onde encontra-se o estabelecimento de ensino.

Observação: Este campo permite o preenchimento de observações relacionadas ao estabelecimento de ensino.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Infraestrutura

 Campos

Local de funcionamento: Este campo indica o local de funcionamento do estabelecimento de ensino com as opções: Prédio escolar, Templo ou Igreja, Sala de empresa, Casa do professor, Salas em outra escola, Galpão, Rancho, Paiol ou barracão, Unidade de Atendimento Socioeducativo, Unidade prisional ou Outro.

Outro local: Ao selecionar a opção Outro no campo Local de funcionamento será habilitado este campo para que seja possível adicionar uma nova opção.

Ocupação do prédio: Este campo indica a ocupação do prédio, com as opções: Próprio, Alugado, Cedido e Compartilhado.

Tamanho em m²: Este campo indica a área total do estabelecimento em m² com quatro dígitos e duas casas decimais.

Equipamentos: Este campo indica quais são os equipamentos do estabelecimento de ensino com as respectivas quantidades. 

Fornece água potável para o consumo humano: Este campo indica se o estabelecimento fornece água potável para o consumo humano. 

Água consumida pelos alunos: Este campo indica o tipo de água consumida, com as opções: Filtrada ou Não filtrada.

Forma de abastecimento de água: Este campo indica a forma de abastecimento de água, com as opções: Rede pública, Poço artesiano, Cacimba/cisterna/poço, Fonte/rio/igarapé/córrego ou Inexistente.

Energia elétrica: Este campo indica o tipo de energia elétrica do estabelecimento, com as opções: Rede pública, Gerador, Gerador movido a combustível fóssil, Alternativa (eólica/solar) ou Inexistente.

Esgoto sanitário: Este campo indica o tipo do esgoto sanitário do estabelecimento, com as opções: Fossa, Fossa rudimentar/comum, Fossa séptica, Inexistente ou Rede pública.

Destinação do lixo: Este campo indica o destino do lixo do estabelecimento, com as opções: Descarte em outra área, Enterra,  Joga em outra área, Leva a destinação final licenciada pelo poder público, ou Outro.

Outra destinação do lixo: Ao selecionar a opção Outro no campo Destinação do lixo será habilitado este campo para que seja possível adicionar uma nova opção.

Tratamento do lixo/resíduos utilizado: Esse campo indica a forma de tratamento do lixo/resíduo utilizado.

Acesso à internet: Este campo indica o acesso a internet com as opções: Não possui, Acesso discado ou Acesso banda larga.

Equipamentos que os aluno(a)s usam para acessar a internet: Este campo indica quais os equipamentos que os alunos utilizam para acessar internet.

Rede local de interligação de computadores: Este campo indica qual o tipo de interligação de computadores que é utilizada.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Documentação

Esta funcionalidade tem por objetivo propiciar ao usuário o registro da documentação do estabelecimento de ensino.

Nesta tela é possível visualizar os cadastros existentes, onde poderão ser editados ou excluídos.

Adicionando documentação

Para realizar o cadastro de um novo documento, adicione as respectivas informações por meio do botão +Documento.

Campos

Descrição:  Este campo permite informar uma descrição para o documento que está sendo adicionado.

Identificação da publicação:  Este campo permite informar a Identificação da publicação no diário oficial, ou seja, quando um documento é publicado no diário oficial.

Tipo: Este campo permite informar o tipo do documento que está sendo adicionado, podendo escolher entre umas das opções: Decreto, Outro, Portaria, Projeto, Proposta ou Resolução

Número: Este campo permite informar número do documento que está sendo adicionado.

Data: Este campo permite informar a data do documento que está sendo adicionado.

Anexo: Este campo permite anexar um documento da rede de ensino.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Avaliações externas

Esta funcionalidade tem por objetivo propiciar o registro das avaliações externas que o estabelecimento de ensino passa ao longo do tempo.

Nesta tela é possível visualizar os cadastros existentes, onde poderão ser editados ou excluídos.

Adicionando avaliação externa

Para realizar o cadastro de uma nova avaliação, adicione as respectivas informações por meio do botão  +Avaliação.

Campos

Avaliação externa: Este campo indica as avaliações externas que podem ser vinculadas ao estabelecimento, provenientes do Cadastro de avaliações externas.

Etapa de ensino avaliada: Este campo indica a etapa de ensino que está sendo avaliada.

Ano: Este campo indica o ano de avaliação.

Meta: Este campo indica a meta estabelecida pelo estabelecimento.

Índice: Este campo indica o índice que o estabelecimento deseja alcançar.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Dependências físicas

Esta funcionalidade tem por objetivo propiciar o registro e manutenção das dependências físicas que os estabelecimento de ensino possuem.

Nesta tela é possível visualizar os cadastros existentes, onde poderão ser editados ou excluídos.

Adicionando dependência física

Para realizar o cadastro de uma dependência física, adicione as respectivas informações por meio do botão +Dependência.

Campos

Estabelecimento de ensino: Este campo indica o estabelecimento de ensino onde serão informadas as dependências físicas.

Descrição: Este campo indica a descrição da dependência.

Área total: Este campo indica o tamanho da dependência em m².

Tipo: Este campo indica o tipo da dependência (Alojamento do aluno, alojamento do professor, banheiro, biblioteca, etc).

Área útil: Este campo indica a área utilizada para o cálculo da capacidade física de alunos nas dependências em m².

Ocupação: Este campo indica a ocupação da dependência, com as opções: Próprio, Alugado, Cedido e CompartilhadoDe acordo com a opção selecionada, novos campos são habilitados.

Capacidade física: Este campo indica a capacidade física da dependência.

Status: Este campo indica o status do estabelecimento, com as opções: Disponível e Indisponível.

Motivo de indisponibilidade: Se no status da dependência estiver selecionada a opção Indisponível, neste campo deverá ser informado o motivo da indisponibilidade.

Dependência com recursos para pessoas com deficiência: Este campo deve ser assinalado caso a dependência possua recursos para pessoas com deficiência.

Observação: Este campo permite o preenchimento de observações relacionadas ao estabelecimento de ensino.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Equipe diretiva

Esta funcionalidade tem por objetivo propiciar o registro e manutenção da equipe diretiva do estabelecimento de ensino.

Nesta tela é possível visualizar os cadastros existentes, onde poderão ser editados ou excluídos.

Adicionando equipe diretiva

Para realizar o cadastro de uma equipe diretiva, adicione as respectivas informações por meio do botão +Vínculo.

Campos

Funcionário: Este campo indica qual o funcionário será vinculado ao cargo da direção escolar.

Admitido em: Este campo indica a data de admissão do funcionário.

Demitido em: Este campo indica a data de demissão do funcionário.

Cargo: Este campo indica qual o cargo do funcionário.

Cargo comissionado: Este campo indica se o funcionário possui um cargo comissionado.

Função gratificada: Este campo indica se o funcionário possui uma função gratificada.

Data inicial: Este campo indica a data inicial da função gratificada do funcionário.

Data final: Este campo indica a data final da função gratificada do funcionário.

Telefones: Este campo indica os telefones vinculados ao cadastro do funcionário.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Campos adicionais 

Por meio da guia Campos adicionais são exibidos os campos personalizados criados pelo cliente.

Botões

+Estabelecimento: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo estabelecimento de ensino.

+Documento: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo documento. 

+Avaliação: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova avaliação externa.

+Dependência: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova dependência física ao estabelecimento de ensino.

+Vínculo: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova equipe diretiva ao estabelecimento de ensino.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações Adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.