Funcionários

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o cadastramento e a manutenção de funcionários da rede de ensino.

No sistema, você localiza esse cadastro no menu:  Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando funcionário

Para realizar o cadastro de um novo funcionário, adicione as respectivas informações por meio do botão +Funcionário.

Para preencher todas as informações necessárias do cadastro você precisará seguir os passos abaixo:

Informações gerais
Guia dados pessoais
Guia documentos
Guia matriculas
Guia formação

Informações Gerais 

Nesta área você deverá preencher os campos obrigatórios como nome, CPF do funcionário e poderá encontrar as informações de identificação, por exemplo, a foto do funcionário.

Campos

Na primeira parte da funcionalidade será necessário preencher os campos básicos: Nome, CPF, Data de nascimento, Estado civil, Sexo.

Código do INEP: Este campo indica o código no INEP.

Guia Dados pessoais

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações pessoais do funcionário que está sendo cadastrado: Nome da mãe, Nome do pai, Nome do cônjuge, Endereço, Telefone, E-mailGrau de escolaridadeRaça, Deficiência, Doença e Data de óbito.

Guia Documentos

Campos

Nesta guia serão inseridas as informações referentes aos documentos do funcionário que está sendo cadastrado: Naturalidade, Nacionalidade, RG, Órgão emissor, UF, Data da emissão, Nº do título de eleitor, Zona, Seção, Certidão Civil, Modelo, Número de termo, Folha, Livro, Data da emissão, Cartório, Município, UF, Nº da CTPS, Série, UFData de emissão, Nº PIS, LivroData da emissão.

Guia Matrículas

Nesta tela é possível visualizar as matrículas existentes para o funcionário, onde poderão ser editados ou excluídos. Também é possível adicionar novas matrículas.

Adicionando matrícula

Para adicionar uma matrícula clique no botão +Matrícula. Para preencher todas as informações da matrícula você precisará seguir os passos abaixo:

Guia Dados gerais
Guia Locais de trabalho

Guia Dados gerais 

 Campos

Matrícula: Este campo indica o código da matrícula do funcionário. Será possível adicionar até 9 (nove) caracteres.

Data de admissão: Este campo indica a data de admissão do funcionário.

Data de demissão: Este campo indica a data de demissão do funcionário.

Lotação física: Este campo indica a lotação física. As opções são provenientes do Cadastro de Lotações físicas.

Tipo de vínculo: Este campo indica qual o tipo de vínculo (regime de contratação), que o usuário tem com a entidade. 

Cargo: Este campo indica o cargo do funcionário. As opções são provenientes do Cadastro de cargos.

Se o funcionário exercer algum tipo de função gratificada ou comissionada é preciso informar tal informação por meio do botão +COMISSIONADO, o qual habilitará o campo cargo comissionado.

Cargo comissionado: Este campo se refere à função comissionada do funcionário. As opções são provenientes do Cadastro de cargos.

Função: Este campo se refere à função gratificada do funcionário. As opções são provenientes do Cadastro de Funções gratificadas.

Data inicial: Ao informar uma função gratificada, a informação da data inicial é obrigatória.

Data final: Este campo indica a data final da função gratificada.

Critério de acesso ao cargo/função: Este campo indica qual o critério de acesso utilizado para o usuário ter o cargo/função.

Se o funcionário exercer a função de professor, automaticamente é habilitada a guia Habilitações para preenchimento quanto às habilitações do professor.

Campos da guia Habilitações

Nível escolar: Este campo indica que nível escolar o professor possui habilitação, sendo as opções disponíveis:

Educação infantil

Ensino fundamental

Ensino médio

Educação infantil

Possui habilitação para educação infantil: Este campo indica se o professor possui habilitação para lecionar na educação infantil.

Para adicionar uma disciplina ao cadastro do professor clique em +Disciplina.

Disciplina: Este campo indica a disciplina. As opções são provenientes do Cadastro de Disciplinas.

Possui habilitação?: Este campo indica se o professor possui habilitação plena (formação completa) para a disciplina informada.

Atividades complementares habilitadas: Este campo indica as atividades complementares que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades complementares.

Atividades AEE habilitadas: Este campo indica as atividades AEE que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades AEE.

Ensino fundamental

Para adicionar uma etapa ao cadastro do professor o qual ele possua habilitação clique em +Etapa.

Etapa: Este campo indica a etapa.

Possui habilitação?: Este campo indica se o professor possui habilitação plena (formação completa) para a disciplina informada.

Para adicionar uma disciplina ao cadastro do professor clique em +Disciplina.

Disciplina: Este campo indica a disciplina. As opções são provenientes do Cadastro de Disciplinas.

Possui habilitação?: Este campo indica se o professor possui habilitação plena (formação completa) para a disciplina informada.

Atividades complementares habilitadas: Este campo indica as atividades complementares que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades complementares.

Atividades AEE habilitadas: Este campo indica as atividades AEE que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades AEE.

Ensino médio

Para adicionar uma etapa ao cadastro do professor o qual ele possua habilitação clique em +Etapa.

Etapa: Este campo indica a etapa.

Possui habilitação?: Este campo indica se o professor possui habilitação para a etapa informada.

Para adicionar uma disciplina ao cadastro do professor clique em +Disciplina.

Disciplina: Este campo indica a disciplina. As opções são provenientes do Cadastro de Disciplinas.

Possui habilitação?: Este campo indica se o professor possui habilitação plena (formação completa) para a disciplina informada.

Atividades complementares habilitadas: Este campo indica as atividades complementares que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades complementares.

Atividades AEE habilitadas: Este campo indica as atividades AEE que o professor possui habilitações. As opções são provenientes do Cadastro de Atividades AEE.

Guia Locais de trabalho

Campos

Para adicionar um local de trabalho faz-se necessário clicar no botão +Local de trabalho.

Local de trabalho: Este campo indica o local de trabalho. O sistema permite ao usuário selecionar o local de trabalho deste funcionário, sendo este um estabelecimento de ensino ou a própria Secretaria de Educação.

Carga horária semanal: Este campo indica a carga horaria semanal do funcionário no formato hh:mm.

Guia Formação

Esta guia é composta por duas informações: formação superior e cursos de aperfeiçoamento do funcionário.

Formação

Para adicionar uma formação superior ao cadastro do funcionário clique em +Formações.

Área de formação superior: Este campo indica a área de formação superior do funcionário que está sendo cadastrado.

Nome do curso: Este campo indica o nome do curso do funcionário.

Tipo de Instituição: Este campo indica se a instituição de ensino é privada ou pública.

Instituição de ensino: Neste campo será selecionada a instituição de ensino correspondente.

Situação: Este campo indica a situação do curso: em andamento ou concluído.

Ano de inicio: Este campo indica o ano de inicio do curso.

Ano de conclusão: Este campo indica o ano de conclusão do curso.

Formação pedagógica?: Este campo indica se o curso possui formação pedagógica.

Área do conhecimento/componentes curriculares: Este campo indica a área de conhecimento/componente curricular que o funcionário pode atuar.

Curso

Para adicionar uma formação continuada ao cadastro do funcionário clique em +Curso.

Descrição: Este campo indica a descrição do curso de aperfeiçoamento.

Pontuação: Este campo indica a pontuação do curso do funcionário.

Data de início: Este campo indica a data de início do curso.

Data de término: Este campo indica  a data de término do curso.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Botões

+Funcionário: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo funcionário.

+Matrícula: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova matrícula ao cadastro do funcionário.

+Local de trabalho: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo local de trabalho à matricula do funcionário.

+Comissionado: Ao clicar neste botão, você adicionará o cargo comissionado do funcionário.

+Etapa: Ao clicar neste botão, você adicionará uma etapa de ensino à habilitação funcional.

+Disciplina: Ao clicar neste botão, você adicionará uma disciplina à habilitação funcional.

+Formação: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova formação ao cadastro do funcionário.

+Curso: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo curso de aperfeiçoamento ao cadastro do funcionário.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.