Turmas

Esta funcionalidade permite realizar o cadastramento de turmas de uma unidade escolar.

No sistema, você localiza esse cadastro no menu:  Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando turma

Para adicionar uma nova turma, clique no botão +Turma

O cadastro de turmas é composto por uma área contendo informações gerais, além de três guias, quais são:

Horários
Organização curricular
Dados adicionais

Após o cadastro da turma ainda se tem:

Enturmar alunos
Enturmar professores
Criar turmas multisseriadas
Configuração de frequência de turmas

Configuração do tipo de avaliação
Configuração de notas máximas aos períodos avaliativos

 Campos

Descrição: Neste campo deverá ser indicado a descrição da turma.

Tipo de atendimento: Este campo indica os tipos de atendimento e entre as opções encontram-se: Não se aplica, Classe hospitalar, Atividade complementar, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento exclusivo de progressão parcial e escolarização.

Se o tipo de atendimento for Atividade complementar ou Atendimento Educacional Especializado (AEE) os campos matriz curricular, calendário utilizado, etapa de ensino, Qtde. máxima de alunos e etapa do INEP, estarão desabilitados.

Modalidade: Este campo indica as modalidades de ensino e entre as opções encontram-se: Educação Especial – Modalidade Substitutiva, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Regular.

Curso de educação profissional: Neste campo deverá ser indicado, se assim ofertado, qual curso de educação profissional será oferecido à turma.

Turno: Neste campo deverá ser indicado o turno.

Mediação didático-pedagógica: Este campo indica a mediação didático-pedagógica com as opções: Presencial, Semi-presencial, Ensino à distância.

Matriz Curricular: Neste campo deverá ser indicado a matriz curricular.

Calendário utilizado: Neste campo deverá ser indicado um calendário disponível à turma.

Etapa do ensino: Neste campo deverá ser indicado a etapa de ensino.

Qtde. máxima de alunos: Neste campo deverá ser indicado a quantidade máxima de alunos suportados para a turma.

Etapa do INEP: Este campo permite a definição do tipo específico correspondente à etapa junto ao INEP para a turma.

Observações: Este campo permite que sejam inseridas observações para a turma.

Qtde. de exames finais: Neste campo deve ser indicado a quantidade de exames finais oferecidos na turma.

Local de funcionamento diferenciado: Neste campo você informa se o local de funcionamento da turma é diferenciado.

Turma participante do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador: Este campo indica que a turma será participante dos programas Mais Educação e/ou Ensino Médio Inovador.

Esta opção deve estar disponível quando o tipo de atendimento for igual a Não se aplica, Unidade de atendimento Socioeducativo, Unidade prisional ou Atividade complementar. Para turmas de mediação didático-pedagógica do tipo Presencial, e quando a modalidade do curso vinculado à matriz curricular não for EJA.

Resultado por área de conhecimento: Este campo indica que a turma adotará como forma de registro de desempenho escolar por área de conhecimento.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia horários

Nesta guia deverá ser selecionada, ao menos, um turno em que a turma em cadastro será atribuída.

Campos

Configuração de horas/aula por dia: Neste campo deverá ser selecionada uma configuração de horas/aula por dia, a qual é proveniente do Cadastro de horas/aula por dia.

Guia Organização curricular

Esta guia deverá ser preenchida com informações pertinentes às disciplinas, como suas dependências físicas e quantidade de aulas.

Campos

As disciplinas que aparecem nesta tela são variadas, isso porque depende da matriz curricular selecionada.

Dependência física: Neste campo deverá ser selecionada a dependência física que especifica o local onde as aulas serão realizadas.

Qtd. de aulas por semana: Neste campo deverá ser indicada a quantidade de aulas por semana.

Guia Dados adicionais

A guia Dados adicionais é um espaço em que a entidade, por meio da Ferramenta de Campos adicionais, que modularizará os campos, adicionando ou eliminando-os da melhor maneira definida por ela. Portanto, não há qualquer padronização de campos ou informações presentes nesta guia.

Enturmação de alunos

Após a conclusão do cadastro da turma é possível adicionar alunos à ela. Para isso selecione a turma e clique em Enturmar alunos.

Campos

Estabelecimento de ensino: Este campo indica o estabelecimento de ensino a qual a turma está vinculada.

Matriz: Este campo indica a matriz curricular a qual a turma está vinculada.

Etapa: Este campo indica a qual etapa a turma está vinculada.

Turno: Este campo indica o turno o qual a turma está vinculada.

Data: Neste campo deverá ser informado a data que o aluno será vinculado à turma.

Após informar uma data, são exibidos todos os alunos que atendem aos critérios estabelecidos (matriz, etapa, turno).

Pesquisar: Neste campo é possível pesquisar por aluno(s) para que seja(m) vinculados à turma.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Enturmação de professores

Após a conclusão do cadastro da turma é possível adicionar os professores à ela. Para isso selecione a turma e clique em Enturmar professores.

Campos

Data: Neste campo deverá ser informado a data que o professor será vinculado à turma.

Tipo de enturmação: Este campo indica qual o tipo de enturmação do professor e entre as opções encontram-se: Professor, Professor auxiliar e Regente.

Componente Curricular: Este campo indica a(s) disciplina(s) a qual será pesquisada os professores habilitados à elas.

Após preencher os campos descritos acima, é necessário clicar em Pesquisar. Ao fazer isso, são exibidos todos os professores que atendem aos critérios estabelecidos.

Pesquisar: Neste campo é possível pesquisar por professor(es) para que seja(m) vinculados à turma.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Turmas multisseriadas

A partir do momento que ao menos duas turmas, com etapas diferentes, da mesma modalidade e estabelecimento de ensino, são criadas é possível criar turmas multisseriadas. Para tanto é necessário selecionar uma ou mais turmas e clicar em Criar turmas multisseriadas.

Campos

Estabelecimento de ensino: Neste campo deverá ser indicado um estabelecimento de ensino que será criada a turma multisseriada.

Descrição: Neste campo deverá ser indicada a descrição da turma multisseriada.

Turmas: Neste campo deverá demonstrar as turmas que compõem a turma multisseriada.

Mediação didático-pedagógica: Este campo indica a mediação didático-pedagógica com as opções: Presencial, Semi-presencial, Ensino à distância.

Tipo de atendimento: Este campo indica os tipos de atendimento e entre as opções encontram-se:  Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atividade complementar e Escolarização.

Local de funcionamento diferenciado: Neste campo você informa se o local de funcionamento da turma é diferenciado.

Modalidade: Este campo indica a modalidade de ensino e entre as opções encontram-se: Educação Especial – Modalidade Substitutiva, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Regular.

Etapa do INEP: Este campo permite a definição do tipo específico correspondente à etapa junto ao INEP para a turma.

Configuração de horas/aula por dia: Neste campo deverá ser selecionado uma configuração de horas/aula por dia, a qual é proveniente do Cadastro de horas/aula por dia.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Configuração de frequência das turmas

Esta ação possibilitará alterar a configuração de frequência das turmas. Selecione uma turma e clique no botão Configurar e selecione a opção Tipo de registro de frequência.

Quando selecionada a opção uma nova janela é aberta.

Selecione uma das opções e clique em Salvar.

Atenção

O sistema irá exibir a seguinte mensagem: A configuração de de frequência está sendo alterada, todos os registros de presença, ausência e quantidade de faltas dos alunos serão excluídos, deseja continuar? SIM / NÃO.

Configuração de Tipos de avaliação

Esta ação possibilitará definir a configuração do tipo de avaliação das turmas. Selecione uma turma e clique no botão Configurar e selecione a opção Tipos de avaliação.

Quando selecionada a opção uma nova janela é aberta.

Campos

Turmas: Neste campo é indicado a turma a qual será definido os tipos de avaliação.

Configuração de avaliação: Neste campo deverá ser selecionada uma configuração de avaliação, a qual é proveniente do cadastro de tipos de avaliações.

Modo de avaliação:  Neste campo é indicado qual o tipo de avaliação existente na configuração e que será aplicado aos componentes curriculares.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Atenção

Os campos que aparecem na tela são variados, isso porque depende do tipo da(s) turma(s) selecionada(s).

Configuração de notas máximas aos períodos avaliativos

Esta ação possibilitará definir qual será as notas máximas dos períodos avaliativos das turmas. Selecione uma turma e clique no botão Configurar>e selecione a opção Notas máximas.

Quando selecionada a opção uma nova janela é aberta.

Campos

Estabelecimento: Este campo indica o estabelecimento de ensino a qual a turma está vinculada.

Turma: Este campo indica qual a turma selecionada.

Os campos que aparecem na tela são variados, isso porque depende da matriz curricularetapa escolar da turma.

Para cada período avaliativo é possível definir qual será a sua nota máxima, se acordo com a configuração de Tipos de avaliação definida à turma. 

Botões

+Turma: Ao clicar neste botão, você adicionará nova turma.

Alunos: Ao clicar neste botão, você visualizará o(s) aluno(s) que faz(em) parte da turma.

Enturmar alunos: Ao clicar neste botão, você adicionará alunos às turmas.

Pesquisar. Ao clicar neste botão, serão exibidos todos os professores que atendem aos critérios estabelecidos para a enturmação dos mesmos.

Criar turmas multisseriadas: Ao clicar neste botão, você visualizará e poderá criar turmas multisseriadas.

+Turmas multisseriada: Ao clicar neste botão, você criará turmas multisseriadas.

Configurar: Ao clicar neste botão, você poderá realizar a configuração de frequência, avaliação e notas máximas da turma.

Aplicar. Ao clicar neste botão, será aplicado o modo de avaliação estabelecido a todos os componentes curriculares da turma.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.