Listas de Espera

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir a uma Prefeitura Municipal oferecer o serviço de inscrição para lista de espera à população que tem interesse a uma determinada vaga nos estabelecimentos de ensino.

Para tanto é preciso configurar a lista de espera previamente para que, desta forma, seja possível realizar o cadastro de candidatos.

No sistema você localiza esse cadastro no menu: Executando > Matrículas > Listas de espera [NOVO].

Configuração da Lista de Espera

Para realizar uma nova configuração de clique no botão +Configuração.

Ao iniciar uma nova configuração é necessário informar a Descrição  da configuração que será criada, como também quais Estabelecimentos de ensino serão aplicados esta configuração de Lista de espera.

A configuração da lista de espera está dividida cinco etapas, pode-se dizer, são elas:

Modalidades e níveis 

Inscrição 

Classificação 

Formulário de inscrição 

Mensagem 

Modalidades e níveis 

Nesta etapa, você informará quais modalidade e níveis de ensino a configuração será aplicada na lista de espera.

Campos

Utilizando as etapas sugeridas pelo sistema: Ao marcar esse checkbox, o sistema irá trazer automaticamente as etapas previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que servirão de base para a configuração das etapas da lista de espera.

Utilizando uma matriz curricular: Ao marcar esse checkbox, automaticamente o sistema habilita um novo campo para que você informe qual Matriz curricular servirá de base para a configuração das etapas da lista de espera.

Idade mínima para matrícula de: Neste campo você informará qual a idade mínima que o candidato deve ter para poder se enquadrar nesta etapa da lista de espera.

Idade máxima para matrícula até: Neste campo você informará qual a idade máxima que o candidato deve ter para poder se enquadrar nesta etapa da lista de espera.

Completar idade mínima até: Neste campo você informará até que mês e dia o candidato deve completar a idade mínima para poder se enquadrar nesta etapa da lista de espera

Turnos: Neste campo você informará quais serão os turnos que o candidato poderá escolher para se inscrever nesta etapa da lista de espera.

Inscrição

Os parâmetros da etapa de inscrição, são necessários para definir informações importantes acerca de permissionamentos da lista de espera. Tais parâmetros são de extrema relevância, pois impactam diretamente na inscrição dos candidatos à lista de espera.

Campos

Permitir que um estabelecimento de ensino registre alunos na lista de espera de outros estabelecimentos: quando selecionado este parâmetro, fará com que determinada escola cadastre candidatos à lista de espera de outras escolas.

Permitir alterar a data e hora da inscrição: este parâmetro, quando selecionado, possibilitará que o profissional da secretaria, altere a data e hora de inscrição de um candidato.

Utilizar o processo de inscrição de forma online: este parâmetro, quando selecionado, possibilitará que a secretaria utilize o processo de inscrição online, possibilitando que os candidatos se inscrevam, sem a necessidade de ir até uma escola ou secretaria de educação.

URL para consulta dos candidatos: por meio da URL gerada pelo sistema, será possível que os usuários visualizem os dados da sua inscrição, e quando habilitado o parâmetro Utilizar o processo de inscrição online, também será possível por meio da URL, que os candidatos realizem sua inscrição online.

Quantidade máxima de estabelecimentos por inscrição: neste parâmetro é necessário informar um número de escolas que um candidato poderá se inscrever.

Quantidade máxima de turnos que o candidato pode se inscrever: neste parâmetro é necessário informar a quantidade de turnos que um candidato poderá se inscrever.

Classificação

Nesta etapa você definirá como serão classificados os candidatos na lista de espera.

Campos

Realizar a classificação dos candidatos por: Neste campo você definirá como serão classificados os candidatos a lista de espera, podendo ser por Estabelecimento de ensino, Modalidade e nível de ensino, Etapa de ensino e Turno.

Utilizar pontuação na classificação dos candidatos (Critérios de avaliação): Quando selecionado este checkbox,  o sistema possibilita vincular os critérios a configuração. 

A data da inscrição do candidato deve ser atualizada quando os critérios de classificação forem atualizados: Quando selecionado este checkbox a data de inscrição do candidato será atualizada quando os critérios de classificação forem atualizados na inscrição dele.

Critérios: Neste campo você selecionará o(s) critério(o) de avaliação(ões) que será(ão) aplicado(s) a esta configuração.

Somente administradores: Quando selecionado este checkbox somente os usuários administradores poderão preenchê-lo na inscrição do candidato.

Usuários externos: Quando selecionado este checkbox e quando o processo de inscrição da lista é online, todos os usuários externos (pais, candidatos e responsáveis) poderão preenchê-lo na inscrição do candidato.

Pontuação: Neste campo você atribuirá uma pontuação para cada critério, conforme definido pela entidade.

Formulário de inscrição

Nesta etapa, é definido quais informações que os candidatos terão que responder para realizar sua inscrição.

Campos 

Informações do formulário de inscrição: Nesta opção serão informados os dados pessoais, físicos, médicos, de contatos e os documentos que serão visíveis e obrigatórios no formulário no momento da inscrição.

Mensagem

Mensagens de finalização da inscrição na lista de espera: Neste campo poderão ser inseridas mensagens personalizadas que poderá ser entregue ao usuário final ao finalizar a inscrição na lista de espera.

Atenção: Quando houver a necessidade é possível desativar uma configuração, para isso basta clicar no checkbox Registro desativado. Assim, não será mais possível utilizá-la.

Inscrição da Lista de espera

Ao acessar a  Lista de Espera, pelo menu Executando > Matrículas > Lista de espera [NOVO], o primeiro passo sugerido a ser utilizado, é realizar uma pesquisa por um candidato, para isso clique no botão PESQUISAR UM INSCRITO

Nesta tela, é possível pesquisar e ter um retorno de quatro situações, sendo elas:

  • Identificar um candidato que já possui uma inscrição na lista de espera da entidade. 
  • Encontrar uma pessoa que já possui uma matrícula na entidade. 
  • Encontrar uma pessoa que já possui uma inscrição, porém conseguiu uma vaga e já está matriculado. 
  • Pesquisar uma pessoa que não possui inscrição e nem matrícula

Campos 

Pesquise por nome ou CPF do inscrito: Neste campo você realiza a pesquisa por uma pessoa e verifica sua situação na entidade. Ou seja, se a pessoa possui inscrição na lista de espera e/ou matrícula. 

Para realizar o cadastro de um candidato clique no botão +Inscrição, preencha os campos estabelecidos pela secretaria de Educação ou estabelecimento de ensino. Podendo ser dividida em três etapas, conforme a configuração definida:

  1. Formulário de inscrição 
  2. Modalidades
  3. Critérios de Classificação

Após a inscrição dos candidatos é possível verificar os candidatos inscritos, os que tiveram suas matrículas efetivadas e as canceladas, os quais estarão na página principal da funcionalidade.

Formulário de Inscrição

Campos

Neste primeiro passo serão inseridas as informações pessoais do candidato que está sendo cadastrado na Lista de Espera.

As informações solicitadas pelo sistema para o cadastro são de acordo com as configurações estabelecidas na construção da mesma.

Modalidades

Campos

Modalidade: Neste campo será apresentado as modalidades definidas na configuração.

Etapa de ensino: Este campo indica a etapa ensino da modalidade na qual está sendo inscrito o candidato na Lista de Espera. Este campo estará desabilitado se a modalidade selecionada for Educação infantil.

Estabelecimento de ensino: Este campo indica o estabelecimento de ensino em que será inscrito o candidato.

Para adicionar um novo estabelecimento de ensino para inscrição, clique no botão +Estabelecimento. A quantidade de estabelecimentos que ele pode se inscrever está definido na configuração da lista de espera.

Turnos: Este campo indica o turno da modalidade na qual está sendo inscrito o candidato na Lista de Espera.

Para adicionar uma nova modalidade para inscrição, clique no botão Adicionar.

Critérios de Classificação

Nesta etapa você deve selecionar os critérios que o candidato atende:

ATENÇÃO! Esta etapa só estará visível e disponível para preenchimento se o seu município utilizar Critérios de classificação e assim estiver configurado.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Página Principal

O sistema apresenta uma lista dos inscritos com base nos Critérios de Classificação definidos na configuração.

Por padrão, o sistema apresenta na listagem os candidatos Inscritos, todavia, você pode alterar a listagem para Matriculados e Cancelados sempre que desejar.

Botões

+Configuração: Ao clicar neste botão, você configurará uma nova lista de espera.

Visualizar formulário: Ao clicar neste botão, você visualizará o formulário que será utilizado na lista de espera.

Visualizar mensagem: Ao clicar neste botão, visualizará a mensagem que será utilizada ao término da inscrição do candidato.

Editar: Ao clicar neste botão, você editará as informações quanto a configuração da lista de espera.

Excluir : Ao clicar neste botão, excluirá a configuração empregadas à lista de espera.

+Inscrição: Ao clicar neste botão, adicionará um novo candidato à lista de espera.

Avançar: Ao clicar neste botão, você avançará à etapa de escolha da modalidade do candidato.

Voltar: Ao clicar neste botão, você retornará à etapa de informações pessoais do candidato.

+Estabelecimento: Ao clicar neste botão, você adicionará uma nova opção de escolha de estabelecimento de ensino à inscrição do candidato.

Adicionar: Ao clicar neste botão, você adicionará uma modalidade à inscrição do candidato.

Cancelar todas as inscrições do candidato: Ao clicar neste botão, você cancelará a inscrição do candidato.

 Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.