• PÚBLICO ALVO: Administradores, Gestores e Técnicos de TI

Basicamente são realizadas as seguintes etapas:

Etapa 1: Criar uma conta Google Suite for Education;

Etapa 2: Publicação de turmas a partir do Educação (Cloud);

Etapa 3: Criação e publicação de atividades;

Etapa 4: Acesso aos alunos da rede.

O gerenciamento de e-mail e a gestão de segurança são mais eficazes. Com um subdomínio você pode criar e-mails com o nome da sua entidade, restaurar senhas de alunos e funcionários quando necessário, conceder e transferir permissões de acesso nos documentos escolares, entre outras centenas de ações que não são permitidas se você utilizar os e-mails pessoais dos alunos e professores.

A integração está disponível apenas para turmas da Educação básica regular, ou seja, Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio e EJA seriado (não modular). Além disso, um administrador possui limitações para envio de e-mails, quantidade de turmas em sua responsabilidade, entre outras opções que podem ser acompanhadas na lista de Controles de políticas/abusos.

Sim. Por meio da Ferramenta de Script do sistema Educação (Cloud), é possível criar e-mails em massa para alunos e funcionários. Para isso basta executar os scripts nomeados [Modelo] Criar_Email_Professores_Classroom e [Modelo] Criar_Emails_Alunos_Classroom, preencher os parâmetros solicitados e uma planilha será disponibilizada, para assim ser feito a importação pelo painel em admin.google.com, com uma conta de administrador na Google.

1) Acesse o G classroom na turma e disciplina do professor em questão, e na guia pessoas certifique-se de existir o nome do professor com o e-mail correto.
2) Caso o professor não esteja na lista, tente reenviar novamente o convite por meio da plataforma Google.
3) Se ainda assim o convite não foi enviado, faça o envio manualmente pelo G classroom.
4) Entre em contato com o suporte e conte sua história.

O usuário que vai publicar as turmas no Google classroom precisa de autorização do administrador Google para realizar autenticação OAuth 2.0 com o e-mail desejado.

1) Acesse admin.google.com;

2) Clique em Domínios > Gerenciar domínios > Adicionar um domínio;

3) Digite o subdomínio da área de educação do seu município, ex: meuDominioEducacao.prefeitura.gov.br

4) Clique em Continuar e verificar propriedade de domínio

5) Após confirmação adicione um e-mail manualmente para teste por meio do botão Adicionar mais

Caso o e-mail seja cadastrado com sucesso, sua conta Google já foi validada sem a necessidade de confirmação dds documentos.

1) Verifique na plataforma Google > Suas tarefas qual notificação é apresentada; 

2) Se a mensagem apresentada for: “Não é possível fazer o upload em massa das informações dos usuários”, clique em fazer Download para visualizar se o arquivo está ok

3) Após isso verificar se o nome das Unidades organizacionais estão de acordo com o arquivo que foi disponibilizado pelo sistema Educação; 

4) Caso não estejam, faça os ajustes (Conforme passos descritos na pergunta: Como eu realizo o cadastramento das informações de Unidades organizacionais?) e tente importar novamente a planilha.

  1. Acesse admin.google.com;
  2. Clique em Unidades organizacionais (nome do estabelecimento de ensino cadastrado no sistema Educação);
  3. Adicione o Nome da entidade organizacional; 

Vale ressaltar que o nome da Unidade organizacional  (nome do estabelecimento de ensino cadastrado no sistema Educação) precisa ser fielmente cadastrado como o registro é apresentado no arquivo da geração de e-mails em massa, na coluna nomeada Org Unit Path.

Após isso, clique em + e adicione mais duas novas Unidades organizacionais dentro da nova unidade cadastrada, uma nomeada Estudantes e outra Professores

Ao final do cadastro, é necessário que a estrutura apresentada esteja conforme imagem abaixo: