Release de Outono

Conheça as novidades do sistema Educação! 

– Adaptação da Frequência escolar para atendimento da legislação

Sempre atento às mudanças e evoluções na Legislação Educacional Brasileira, a funcionalidade Frequência escolar, acessível pelo menu Executando > Prática docente > Frequências,  foi adaptada.

Agora, é possível realizar o registro da Frequência escolar nos campos de experiência trabalhados na turma, para os alunos matriculados em turmas da Educação Infantil, conforme definido pela (Base Nacional Comum Curricular), veja!

Tratando-se de uma legislação, os campos de experiência sempre serão exibidos para as turmas de Educação Infantil e que utilizam matriz curricular da BNCC.

– Atualização de fontes de dados relacionadas aos Estabelecimentos de ensino

Pensando em atender as necessidades dos nossos usuários, agora, na fonte de dados do Estabelecimento de ensino, foram adicionados os Campos adicionais e desenvolvido uma nova fonte de dados para a listagem de documentos dos estabelecimentos. Com isso, agora é possível desenvolver artefatos contendo as informações referentes aos campos adicionais, bem como, a documentação dos estabelecimentos de ensino.

– Disponibilização da guia Dados adicionais no cadastro de funcionários 

Pensando em atender as necessidades de nossos usuários, agora, no cadastro de Funcionários, acessível pelo menu Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários, foi desenvolvido a guia Dados adicionais, propiciando a criação de campos adicionais conforme for necessário

Confira esta novidade!

Gostou? Ainda tem mais!

Foi disponibilizado também a fonte de dados desses campos adicionais, com isso, agora é possível desenvolver relatórios contendo as informações referentes aos campos adicionais, conforme apresentado na imagem abaixo:

– Melhoria na funcionalidade acompanhamento pedagógico para atender a legislação BNCC

Buscando atender a  todas as necessidades rotineiras, agora, na funcionalidade Acompanhamentos pedagógicos, acessível pelo menu Executando > Apoio educacional > Acompanhamentos pedagógicos, é possível registrar os componentes curriculares, para os alunos matriculados em turmas da Educação Infantil que utilizam campos de experiência conforme definições da BNCC, veja! 

– Educacenso – Etapa Situação Final dos Alunos 2018

De acordo com a Portaria nº 254, de 11 de abril de 2018, iniciou a 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Situação do Alunoque tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento final dos alunos declarados ao Censo Escolar 2018, com prazo de término previsto em 20/03/2019 

Nossa equipe preparou uma novidade que ajudará os usuários do sistema Educação (Cloud) a realizarem esta tarefa com mais agilidade e segurança, confira!

Distribuição do script para gerar dados para o Educacenso por meio do Orquestrador.

Desenvolvemos o script para a leitura das fontes de dados e criação do arquivo conforme o layout definido. Para que os clientes possam utilizar esse script, não será necessário sequer atualizar o sistema, isso porque ele foi disponibilizado por meio do Orquestrador.

Onde encontrar os scripts?

É necessário acessar o Gerenciador de scripts, indo em Utilitários > Gerenciador de script. No utilitário, selecione os scripts Flexibilizados.

Quais os passos para enviar o Educacenso?

 1º Passo:

Acessar o sistema do Educacenso e fazer a exportação do arquivo disponibilizado na etapa Matrícula Inicial, conforme layout dessa etapa.

2º Passo:

Executar o script [Educacenso – 2018] – Importação do arquivo, preenchendo os parâmetros: Arquivo* e Ano letivo*.
 

Importante: Nesse passo o arquivo a ser importado, é o arquivo obtido no passo anterior. Vale ressaltar que o script de importação é o mesmo utilizado na etapa da Matrícula Inicial de 2018.

3º Passo:

Executar o script [Educacenso 2018][Etapa 2] – Principal. Na execução do script um parâmetro muito importante é solicitado: Código INEP do Estabelecimento de ensino. Desta forma, ao inserir o código, os dados serão gerados exclusivamente para o estabelecimento informado.

Importante: Ao informar o valor 0, os dados são gerados para todos os estabelecimentos da rede de ensino.

Executei os scripts, e agora?

Após a execução do script [Educacenso 2018][Etapa 2] – Principal, você poderá fazer o download do arquivo para envio ao Educacenso. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.

A etapa seguinte é enviar o arquivo gerado para o Educacenso. Para tanto, faz-se necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso.

Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

  • Os erros identificados deverão ser corrigidos no sistema e então, uma nova validação do arquivo deverá ser feita até que nenhum erro seja identificado.
  • Se não forem identificados erros no arquivo verificado, o sistema emitirá uma mensagem avisando que o arquivo foi validado com sucesso e se o usuário deseja enviar o arquivo para o Inep. Se o usuário optar por enviar, o sistema emite o Recibo de Entrega de Arquivo de Migração – Educacenso.

IMPORTANTE

  • As validações devem ser feitas primeiramente no ambiente de treinamento. Após todos os dados estarem validados e sem erros deve-se importar o arquivo no site oficial.
  • É necessário verificar as orientações contidas no recibo e salvar em um local seguro.

Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP

Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço www.educacenso.inep.gov.br, clique em Migração >> Panorama de envios e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.

FIQUE ATENTO! A etapa Situação Final dos Alunos 2018 poderá ser executada pelo Educação (Cloud), somente se a etapa Matrícula Inicial 2018 tenha sido realizada também pelo Educação (Cloud). Isso porque na primeira etapa são enviadas informações de migração necessárias para a realização da segunda etapa.