Publicado em: Seg, 04/05/2020

– Remoção de registros vinculados, ao registrar um Evento ou Feriado no Calendário escolar do sistema Educação (Cloud)

Buscando constantemente flexibilizar a rotina de nossos usuários, informamos que a rotina do Calendário escolar foi otimizada.

Quando o usuário do sistema precisa realizar alguma alteração no Calendário escolar, como registrar um evento ou feriado não letivo, o sistema verifica se nesta data existem registros vinculados, como por exemplo, Planejamentos de aulas e Conteúdos ministrados já registrados pelos professores. Existindo registros vinculados, o usuário precisava excluir registro por registro manualmente, para que assim prosseguisse com a alteração.

Com essa melhoria, agora é possível realizar uma consulta prévia de todos os registros vinculados dentro de um período desejado e qual o procedimento que deve ser adotado pelo usuário para que a alteração do calendário seja concluída. Dentre esses procedimentos está incluído o processo de exclusão dos registros vinculados. Ou seja, caso seja necessário a exclusão de registros, o sistema os excluirá automaticamente mediante confirmação do usuário. 

Para realizar a pesquisa basta acessar a funcionalidade Calendário escolar e clicar sobre o botão VERIFICAR REGISTROS (disponível no alerta abaixo do calendário, no lado direito da tela) ou ainda Editar o Calendário escolar e clicar em Evento ou Feriado. Nestes cadastros, clique sobre o botão VERIFICAR REGISTROS VINCULADOS:

Clicando sobre ele, o sistema apresenta uma nova tela para preenchimento de algumas informações, sendo elas:  Data inicial e Data final do evento ou feriado que será alterado ou cadastrado, se O evento/feriado é letivo?, qual(is) Estabelecimento(s) e Matriz(es) curricular(es) será realizada a pesquisa, para posteriormente aplicar a alteração no calendário. Veja:

Após preenchimento das informações, clicando sobre o botão Pesquisar, caso tenham registros vinculados, o sistema apresenta a mensagem abaixo: 

Clicando sobre o Período, o sistema exibe o “Total de registros que serão excluídos”, como também, quais os instrumentos de avaliação que devem ser ajustados para concluir o processo de alteração do calendário, conforme apresentado na imagem abaixo:

Após exclusão dos registros vinculados e o ajuste dos Instrumentos de avaliação apresentados na mensagem, é possível realizar as alterações do calendário escolar.