Publicado em: Sex, 03/07/2020

Compartilhamento de dados com a plataforma Google For Education – Classroom

Sempre atentos às necessidades de nossos usuários, buscando atender os mais diversos cenários, os sistemas da área de Educação estão em constante evolução. 

Agora, para apoiar as medidas preventivas contra a pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), o sistema Educação (Cloud), disponibiliza um recurso que cria automaticamente as turmas e professores na plataforma Google For Education – Classroom

O sistema envia as informações de turma, turno, descrição do componente curricular, dependência física, e-mail dos professores, ano letivo, descrição do estabelecimento de ensino, descrição da matriz curricular e descrição da etapa, para turmas da Educação básica regular, sendo elas, Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e EJA seriado.

Para aproveitar mais essa solução, acesse a funcionalidade Turmas, por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas, selecione a turma que deseja compartilhar as informações e clique sobre o botão Configurar > Publicar no Google Sala de aula:

Vale ressaltar que o sistema permite o envio de Turmas individualmente ou várias turmas, considerando uma paginação máxima de 99 turmas para cada envio, sendo apresentado o resultado da integração,  em cada uma das turmas, após a conclusão do processamento.

E como os professores acessam essa plataforma?

A partir do momento em que todos os professores estão devidamente enturmados na(s) turma(s) selecionadas e a publicação é realizada, automaticamente é enviado um convite para participar da turma no G Class, no principal e-mail registrado no cadastro de Funcionários.

A partir do acesso ao link recebido via e-mail, os professores já podem acessar as turmas em que estão enturmados, veja:

E como os alunos acessam essa plataforma?

 A partir do momento em que todos os professores publicarem seus materiais, eles podem convidar seus alunos, conforme imagem abaixo: