Publicado em: Sex, 06/12/2019

Possibilidade de exportar arquivos para integração com o SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas)  criou o SEB, com o objetivo de incluir todos os alunos da Educação básica no banco de dados nacional de estudantes. 

Os serviços oferecidos a partir do SEB beneficiarão tanto estabelecimentos quanto os estudantes. A primeira iniciativa é a Identidade Estudantil (ID Estudantil), gratuita, digital e destinada aos estudantes da Educação básica, Tecnológica e Superior. A emissão da ID é feita digitalmente, por meio de aplicativo de celular fornecido pelo Governo federal. Em breve, novos serviços serão viabilizados por meio do SEB.

Mas o que meu estabelecimento de ensino precisa fazer? 
Como mencionado acima, o SEB tem o objetivo de incluir todos os alunos da Educação básica em uma base de dados nacional, sendo assim, é necessário que cada estabelecimento, envie as informações da sua rede de ensino. 

Quais informações são enviadas? 
As informações enviadas para o SEB, são oriundas do Cadastro de Alunos e Cadastro de matrículas totalizando treze registros, sendo eles: 

  • Ano letivo; 
  • Código INEP do estabelecimento de ensino; 
  • CPF do aluno; 
  • Nome social do aluno; 
  • Número da matrícula do aluno; 
  • Código da etapa de ensino; 
  • Emancipação do aluno;
  • CPF do pai; 
  • Tipo de parentesco do primeiro responsável; 
  • CPF da mãe;
  • Tipo de parentesco do segundo responsável; 
  • CPF do tutor; 
  • Tipo de parentesco do terceiro responsável; 

Como faço para gerar o arquivo? 
Para gerar o arquivo no sistema Educação (Cloud), siga os passos abaixo: 

1 – Acesse o Utilitários > Gerenciador de scripts e procure pelo arquivo [SEB – 2019] – Exportação do arquivo e clique em Executar:

2- Preenche as informações de caráter obrigatório e clique em Executar;

3 – Baixe resultado de execução na sua máquina, para isso, clique em RESULTADO:

E agora? Como faço para importar o arquivo para o SEB?
Para isso, é necessário que você acesse o endereço http://seb.inep.gov.br/, com o usuário e senha do sistema Censo escolar e siga os passos abaixo: 

1 – Acesse o menu Estudante > Cadastrar em lote:

2-  Clique no botão Novo Envio de Arquivo:

3 – Escolha o arquivo que foi executado e clique em Realizar envio de arquivo

Pronto, as informações foram enviadas ao SEB, após isso, será verificado os registros e caso falte alguma informação, você será notificado.