O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) criou o SEB, com o objetivo de incluir todos os alunos da Educação básica no banco de dados nacional de estudantes.
Os serviços oferecidos a partir do SEB beneficiarão tanto estabelecimentos quanto os estudantes. A primeira iniciativa é a Identidade Estudantil (ID Estudantil), gratuita, digital e destinada aos estudantes da Educação básica, Tecnológica e Superior. A emissão da ID é feita digitalmente, por meio de aplicativo de celular fornecido pelo Governo federal. Em breve, novos serviços serão viabilizados por meio do SEB.

Como mencionado acima, o SEB tem o objetivo de incluir todos os alunos da Educação básica em uma base de dados nacional, sendo assim, é necessário que cada estabelecimento, envie as informações da sua rede de ensino.

As informações enviadas para o SEB, são oriundas do Cadastro de Alunos e Cadastro de matrículas totalizando treze registros, sendo eles:
Ano letivo; Código INEP do estabelecimento de ensino; CPF do aluno; Nome social do aluno; Número da matrícula do aluno; Código da etapa de ensino; Emancipação do aluno; CPF do pai; Tipo de parentesco do primeiro responsável; CPF da mãe; Tipo de parentesco do segundo responsável; CPF do tutor; Tipo de parentesco do terceiro responsável.

Para gerar o arquivo no sistema Educação (Cloud), siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Utilitários > Gerenciador de scripts e procure pelo arquivo SEB – 2019 – Exportação do arquivo e clique em Executar;
  2. Preencha as informações de caráter obrigatório e clique em Executar;
  3. Baixo resultado de execução na sua máquina, para isso, clique em RESULTADO.
 
É a identificação estudantil, emitida gratuitamente, e sua emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.