Acesso dos professores

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o vínculo entre os profissionais cadastrados no sistema Educação e seus respectivos usuários como os professores, professores auxiliares, estagiários, entre outros.

Este cadastro é dividido em três guias, as quais estão dispostas abaixo: 

Guia Vinculados

Guia Não vinculados

Guia Gerar usuários

No sistema, você localiza esse cadastro no menu: Configurando > Gestão de Pessoas > Acesso dos professores.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Guia Vinculados

Nesta guia é exibido uma relação de todos os usuários previamente cadastrados no sistema Educação e já vinculados ao sistema Professores.

Guia Não vinculados

Nesta guia é exibido uma relação de todos os funcionários cadastrados no sistema Educação e pendentes de vínculos.

Guia Gerar usuários

Esta guia é habilitada a partir do momento da seleção de um funcionário para vínculo com um usuário.

Vinculando usuário

Nesta funcionalidade são vinculados os usuários. Para acessá-la, clique na guia Não Vinculados. Selecione o usuário a ser vinculado e clique no botão Gerar Usuários.

Campos

Servidor: Este campo é automaticamente preenchido após selecionado o usuário na guia Não Vinculados.

Usuário da central: Este campo é utilizado nos casos onde o usuário já possui cadastro na Central do usuário.

É importante ressaltar que, sendo o campo Usuário da Central preenchido, os demais serão desabilitados.

Tipo de usuário: Neste campo você seleciona a opção que será criado o usuário. Sendo estas as opções disponíveis: Abreviatura do nome.Último sobrenome, CPF, Nome.Abreviatura do sobrenome, Nome. Último sobrenome e Personalizado.

É importante ressaltar que,  este campo é preenchido somente nos casos onde o usuário não possua cadastro na Central do Usuário.

Usuário: Este campo é automaticamente preenchido de acordo com a opção selecionada no campo Tipo de Usuário.

Tipo de senha: Neste campo você seleciona a opção que será criado a senha. Sendo estas as opções disponíveis: Data de nascimento (DDMMAAAA), Personalizada, Usuário de conexão.

Senha: Este campo é automaticamente preenchido de acordo com a opção selecionada no campo Tipo de Senha. Exceto quando selecionado a opção Personalizada, onde o usuário define a personalização da senha criada.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Vínculo automático

O processo de vínculo pode ser realizado diretamente pelos próprios profissionais, isso porque é possível enviar o token (Chave de acesso) ao profissional para que ele estabeleça o vínculo, e desta forma, acesse o sistema Professores.

Para isso, selecione o(s) profissional(ais) da educação e em seguida clique no botão Enviar token por e-mail. 

Botões

Gerar usuários: Ao clicar neste botão, o sistema abre a guia Gerar usuários onde são disponibilizados os campos para preenchimento do usuário, posterior ao preenchimento conforme orientações acima, clique no botão Gerar Usuários.

Enviar token por e-mail: Ao clicar neste botão, é encaminhado ao profissional da educação uma chave de acesso ao sistema Professores.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.