Conteúdo ministrado

Esta funcionalidade tem por objetivo viabilizar o cadastramento e manutenção dos conteúdos ministrados em sala de aula. O conteúdo ministrado faz parte do diário de classe, documento registrado pelo professores em sala de aula, podendo ser vinculado ao planejamento das aulas.

Quando um conteúdo ministrado é cadastrado, o mesmo estará visível no Ambiente dos Pais e alunos.

Este cadastro é dividido em 03 (três) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Guia componentes curriculares

Guia detalhamento do conteúdo 

Guia anexos

#FICAADICA! No cadastro do Conteúdo, os dias e aulas sugeridas pelo sistema, são oriundas do Quadro de horários do sistema Educação. Se suas aulas não estão de acordo com a sua rotina, verifique com a Secretaria Escolar!

No sistema, você localiza esse cadastro no menu: Executando > Prática docente > Conteúdos ministrados.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro, ou ainda realizar cópia do conteúdo.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando conteúdo ministrado

Para realizar o cadastro de uma novo conteúdo ministrado, adicione as respectivas informações por meio do botão ou linha +Conteúdo.

Clique aqui e confira a dica para esta funcionalidade.

Campos

Período: Este campo indica o período em que será aplicado o planejamento, por padrão, ele vem preenchido com base no período selecionado. Todavia, você pode alterá-lo quando for houver necessidade. Vale ressaltar, que o nome deste campo pode estar diferente no seu sistema, pois ele é configurado e definido pela secretaria escolar. 

Tema: Este campo indica o tema(descrição) do conteúdo ministrado, vale ressaltar, que o nome deste campo pode estar diferente no seu sistema, pois ele é configurado e definido pela secretaria escolar. 

Turma(s): Este campo indica a(s) turma(s) onde será(ão) aplicado(s) o conteúdo, este campo vem por padrão preenchido com base no contexto selecionado. Todavia, você pode adicionar turmas ou excluir conforme a sua necessidade.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Componentes Curriculares

O sistema irá trazer a turma selecionada no contexto, todavia é possível adicionar ou excluir turmas. Após a seleção da turma, automaticamente o sistema busca os componentes curriculares e as aulas previstas. Podendo ser adicionado novos componentes e aulas ou excluídos, conforme necessidade do professor. Para adicionar um novo componente curricular, clique no botão +Componente curricular.

Campos

Componente curricular: Este campo indica os componentes curriculares da turma selecionada.

Aula: Este campo indica as aulas previstas para as turmas e componentes curriculares informados. 

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia detalhamento do conteúdo 

A obrigatoriedade do preenchimento dos campos desta guia é definido pela secretaria escolar, sendo eles: Objetivos geraisobjetivos específicosmetodologia utilizadapráticas pedagógicasrecursos didáticos e referências bibliográficas.

Guia Anexos

Nesta guia será possível adicionar anexos ao conteúdo ministrado. Esses anexos poderão ser fotos, arquivos, URLs, dentre outros. Para adicionar um anexo, clique no botão +Anexo, onde será aberto a janela do diretório do computador para a busca e seleção de arquivos.

Dica

Acima do campo Tema há um botão chamado Vincular planejamento de aula o qual permite que seja selecionado um planejamento de aula (desde que tenha sido criado previamente) para que seja vinculado ao conteúdo ministrado. Ao criar o vínculo, as informações inerentes à aula serão preenchidas automaticamente, dispensando desta forma, o preenchimento manual.

Botões

+Conteúdo: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo conteúdo ministrado.

Vincular planejamento de aula: Ao clicar neste botão, você poderá selecionar um planejamento e vinculá-lo ao conteúdo ministrado.

+Componente curricular: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo componente curricular ao conteúdo ministrado.

+Aula: Ao clicar neste botão, você adicionará aulas para o componente curricular selecionado.  

+Anexo: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo anexo ao conteúdo ministrado.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.