Planejamento de aula

Esta funcionalidade tem por objetivo viabilizar o cadastramento e manutenção dos planejamentos das aulas.

Quando um planejamento é cadastrado, já é possível efetuar a publicação no Ambiente dos Pais e alunos. Mas, vale ressaltar, que para isso, é necessário que no ambiente dos professores, a aula e componente curricular estejam vinculados ao planejamento de aula.

Este cadastro é dividido em 03 (três) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Guia componentes curriculares

Guia detalhamento do conteúdo 

Guia anexos

#FICAADICA! No cadastro do Planejamento, os dias e aulas sugeridas pelo sistema, são oriundas do Quadro de horários do sistema Educação. Se suas aulas não estão de acordo com a sua rotina, verifique com a Secretaria Escolar!

No sistema, você localiza esse cadastro no menu: Planejando > Diário de classe > Planejamentos de aulas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro, ou ainda realizar cópia do planejamento.

Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Adicionando Planejamento de aula

Para realizar o cadastro de um novo planejamento, adicione as respectivas informações por meio do botão +Planejamento.

Campos

Período: Este campo indica o período em que será aplicado o planejamento, por padrão, ele vem preenchido com base no período selecionado. Todavia, você pode alterá-lo quando for houver necessidade. Vale ressaltar, que o nome deste campo pode estar diferente no seu sistema, pois ele é configurado e definido pela secretaria escolar. 

Tema: Este campo indica o tema(descrição) do planejamento, vale ressaltar, que o nome deste campo pode estar diferente no seu sistema, pois ele é configurado e definido pela secretaria escolar. 

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Componentes curriculares

O sistema irá trazer a turma selecionada no contexto, todavia é possível adicionar ou excluir turmas. Após a seleção da turma, automaticamente o sistema busca os componentes curriculares, as aulas previstas e a possibilidade de adicionar competências. Podendo ser adicionado novos componentes e aulas ou excluí-las, conforme necessidade do professor. Para adicionar um novo componente curricular, clique no botão +Componente curricular.

Campos

Turma(s): Este campo indica a(s) turma(s) onde será(ão) aplicado(s) o planejamento, este campo vem por padrão preenchido com base no contexto selecionado. Todavia, você pode adicionar turmas ou excluir conforme a sua necessidade.

Componente curricular: Este campo indica os componentes curriculares da turma selecionada.

Aula: Este campo indica as aulas previstas para as turmas e componentes curriculares informados. 

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Guia Detalhamento do conteúdo 

A obrigatoriedade do preenchimento dos campos desta guia é definido pela secretaria escolar, sendo eles: Objetivos geraisobjetivos específicosmetodologia utilizadapráticas pedagógicasrecursos didáticos e referências bibliográficas.

Guia Anexos

Nesta guia será possível adicionar anexos ao planejamento. Esses anexos poderão ser fotos, arquivos, URLs, dentre outros. Para adicionar um anexo, clique no botão +Anexo, onde será aberto a janela do diretório do computador para a busca e seleção de arquivos.

Copiando um planejamento de aula

Para copiar um planejamento de aula, clique sobre o botão Copiar. Ao fazer isso, um novo planejamento será criado, contendo as mesmas informações. Entretanto, é possível alterá-las.

Vinculando um planejamento de aula

Para vincular um planejamento de aula como conteúdo ministrado, clique sobre o botão Confirmar planejamento como conteúdo ministrado. Ao fazer isso, automaticamente um novo conteúdo ministrado é criado, sendo identificado sua efetivação pela cor verde. 

Botões

+Planejamento: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo planejamento.

+Componente curricular: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo componente curricular ao planejamento.

+Anexo: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo anexo ao planejamento.

Confirmar planejamento como conteúdo ministrado: Ao clicar neste botão, automaticamente é criado um conteúdo ministrado vinculado ao planejamento de aula da data em questão. 

Competências: Ao clicar neste botão é possível adicionar competências ao plano de aula. 

Visualizar: Ao clicar neste botão você escolhe visualizar os planejamentos Por linha do tempo ou listagem. 

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.