Publicado em: Qui, 23/04/2020

– Disponibilização do aplicativo Professores

Com o objetivo de otimizar e flexibilizar a rotina dos nossos usuários, como também atender a necessidade dos estabelecimentos de ensino, informamos que foi disponibilizado o aplicativo Professores, para a funcionalidade de registro da Frequência escolar

Para fazer uso dessa nova solução, basta acessar a Play store (imagem 1) em um aparelho Smartphone e pesquisar por Professores. Após isso faça o download do aplicativo e Acesse (imagem 2) com o mesmo Usuario e Senha do sistema Professores.

Imagem 1

Imagem 2

E agora, após isso o que devo fazer? 

Automaticamente, após inserção do seu Usuário e Senha, suas informações são sincronizadas, e já é possível inserir o  Ano letivo, o  Estabelecimento de ensino e no campo Turma, são apresentadas as turmas que você está vinculado, como também os Componentes curriculares, podendo ser alterados a qualquer momento. Após seleção das informações clique em Aplicar:

 

Você pode alterar as informações do Contexto (Estabelecimento de ensino, Turma e Componente(s) curricular(es) em que está registrando as informações, a qualquer momento, podendo arrastar a tela para a Esquerda (1) ou clicando no Contexto (2) conforme destacado nas imagens abaixo:

Imagem 1

Imagem 2

Para registrar a Frequência, o comportamento é o mesmo já realizado no sistema Professores, clicando no checkbox A aula foi realizada?, é registrado a frequência para todos os alunos da turma selecionada, e você clica pontualmente nos alunos para registrar a Falta

Ex: Aluna Alverita veio nas primeiras aulas e falou na última, basta clicar sobre o nome da aluna e registrar a falta na última aula.

Perceba que para estes casos, por meio da listagem dos alunos, é possível visualizar quantas Faltas por aula foram registradas no dia, conforme destacado abaixo: 

E como faço para registrar Justificativas?

É muito simples, basta você clicar sobre o nome do aluno, e no campo Justificativa de falta realizar o registro, veja:

Para as turmas com Configuração de faltas por aula, assim que clicado sobre o Nome do aluno, além da possibilidade de registrar as presenças por aula, é apresentado  a Justificativa de faltas também por aula, arrastando para à direita é possível replicar a mesma justificativa para todas as aulas, basta clicar sobre o botão Aplicar para todos, veja:

Gostou? Ainda tem mais!

É possível realizar os registros de forma offline, ou seja, sem necessitar conexão com a internet. Os professores podem realizar seus registros e assim que se conectarem a uma rede, as informações serão salvas automaticamente.  

Mas vale ressaltar, que para isso acontecer, o usuário não deve encerrar a sessão do aplicativo, conforme apresentado na imagem abaixo.

Por meio do ícone SINCRONIZAR, você consegue visualizar se todas as informações registradas no aplicativo já estão armazenadas na base de dados.

Quando for apresentado o ícone conforme a imagem abaixo, é necessário clicar sobre ele, para que assim, as informações sejam sincronizadas.

Após isso, por meio do botão abaixo, você consegue confirmar se a sincronização foi realizada com sucesso. Veja:

 

Fique atento! É necessário algumas configurações para a utilização do aplicativo.


Para os Professores terem acesso ao aplicativo, é necessário primeiramente que eles tenham liberação no sistema Professores, como também Enturmação, Configuração do tipo de frequência definida para turma, Quadro de horários configurado para o Professor e Alunos enturmados no sistema Educação (Cloud).