Publicado em: Seg, 16/12/2019

– Disponibilização do fluxo para aprovação do Planejamento de aulas

Buscando atender os mais diversos cenários da área educacional, o sistema Professores disponibiliza o fluxo para Aprovação do planejamento de aulas. Confira abaixo um passo a passo.

– Configuração para Aprovação do planejamento 

Por meio do menu Configurando > Diário de classe > Aprovação do planejamento, o profissional da secretaria de educação ou secretaria escolar, pode realizar a configuração do fluxo para Aprovação do planejamento. Assim, sempre que o professor registrar planejamentos, será necessário a aprovação do coordenador. 

A configuração pode ser criada individualmente ou para duas ou mais modalidades de ensino, sendo assim, para adicionar uma nova configuração, selecione qual Modalidade você deseja e clique em +CONFIGURAÇÃO

Após isso, será apresentado na tela alguns campos para preenchimento, veja:

Vale destacar a importância dos campos que se referem ao Período. Quando preenchidos estes campos, os professores só poderão lançar planejamentos dentro do prazo registrado. Já o campo Planejar até, quando preenchido, torna obrigatório aos professores a criação dos planejamentos até a data informada.

O parâmetro Permitir que o professor altere o planejamento após aprovado, reiniciando o fluxo de aprovação, permite escolher se o professor pode realizar alterações após um planejamento aprovado. 

E agora? 

Após a configuração salva, conheça as novidades na visão do Professor e Coordenador. 

– Planejamento de aulas na visão do Professor

Por meio do menu Planejando > Diário de classe > Planejamento de aula, ao adicionar um novo planejamento, após os registros devidamente preenchidos, o professor solicita a aprovação para o coordenador, clicando no botão SALVAR E SOLICITAR APROVAÇÃO, a partir desse momento o planejamento está visível para o coordenador aprová-lo ou solicitar as alterações necessárias.

Os planejamentos que já foram enviados para aprovação, são apresentados na listagem com o status Aguardando aprovação, como apresentado na imagem abaixo:

Após análise do coordenador, os planejamentos podem receber dois status, conforme apresentado abaixo:

Aprovado: Planejamento aprovado pelo coordenador. 

Aguardando correção: Planejamento já analisado pelo coordenador e pendente de correção pelo professor. 

– Planejamento de aulas na visão do Coordenador

Após o professor registrar seus planejamentos, já é possível o coordenador analisá-los, basta clicar em Analisar planejamento:

Clicando no botão é apresentado os registros lançados pelo professor, como também o Status e o Histórico de alterações. Conforme apresentado abaixo, o sistema destaca as alterações pela cor azul, possibilitando assim, uma melhor visualização. 

Após análise do coordenador, ele pode incluir observações na guia OBSERVAÇÕES DO APROVADOR e SALVAR E DEVOLVER P/ CORREÇÃO ou SALVAR E APROVAR

Vale ressaltar que tanto para a visão do Professor quanto para o Coordenador os planejamentos listados podem apresentar três status, sendo eles: Em elaboração, Aguardando aprovação e Em Análise, conforme apresentado abaixo:

Em elaboração: Quando o professor criou o planejamento mas ainda não enviou para aprovação. 

Aguardando aprovação: Quando o professor criou o planejamento e enviou para aprovação. 

Em análise: Quando o professor criou o planejamento, enviou para aprovação e o coordenador já iniciou a análise. 

O que muda entre elas, são as permissões dos profissionais, por isso, é importante revisar as permissões dos grupos de professores e coordenadores por meio do Gerenciador de acessos