
A BNCC é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender. Todos os currículos de todas as redes públicas e particulares do país deverão conter esses conteúdos.
Como a BNCC define os conhecimentos essenciais para toda a Educação Básica e é obrigatória, ela ajuda a diminuir as desigualdades de aprendizado: todos os alunos terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental. Ela valerá para todas as etapas da Educação Básica, tais como Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A BNCC é mais específica, determina com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar. Ela será obrigatória em todos os currículos de todas as redes do país, públicas e particulares, ao contrário dos documentos anteriores, que devem continuar existindo, mas apenas como orientação.
Não. A BNCC trata dos conhecimentos essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender e que deverão constar, obrigatoriamente, em todos os currículos, de todas as escolas públicas e privadas do país. O currículo em si será elaborado por estados e municípios, com apoio técnico do MEC, dentro de suas respectivas redes.
Em 2020. A fase de implementação começou em 2018 e envolve várias ações que ficam por conta de estados e municípios, como a adequação dos currículos das redes e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, a formação dos professores e adequação dos materiais didáticos. O MEC calcula que a fase de implementação dure cerca de dois anos a partir da homologação.
Não. A numeração serve apenas para organizar os temas, não visa sugerir uma ordem para o ensino de cada habilidade. Isso ficará por conta dos currículos.
Todas as atuais disciplinas do ensino Fundamental — Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, Ciências, História e Geografia — serão mantidas. O Ensino Religioso é opcional para o aluno, mas a escola tem obrigação de oferecê-lo. Aliás, por ser opcional, ele chegou a ser retirado em uma das versões da Base, mas retornou, agora com o status de área do conhecimento.
A introdução dos campos de experiência e expectativas de desenvolvimento de acordo com faixas etárias específicas são as mudanças mais marcantes. A BNNC estabelece competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos, essa é uma grande mudança conceitual baseado na estrutura pedagógica, pois, para a BNCC, a criança age, cria e produz cultura. E não é mais uma mera receptora das mensagens que o adulto transmitia para ela por meio de disciplinas e conteúdos pré estabelecidos.