1. Acessar a funcionalidade Configurando > Parâmetros > Grupos e criar os grupos para os estabelecimentos de ensino que utilizarão ensino híbrido.

2. Acessar a funcionalidade Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas:

3. Editar a turma que utilizará grupos, marcar o campo Utilizar separação dos alunos da turma em grupos e salvar a alteração.

4. Distribuir os alunos entre os grupos. Isso pode ser realizado:

Na listagem das turmas Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas clique no botão Alunos da turma desejada e em seguida no botão Agrupar alunos. Importante: Somente as turmas que possuem o campo Utilizar separação dos alunos da turma em grupos marcado é que poderão agrupar os alunos após isso, distribua os alunos entre os grupos e clique em salvar.

Na funcionalidade Enturmação dos alunos acessível por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas > Seleção da turma > Enturmar alunos, clique no botão Agrupar alunos. Importante: Somente as turmas que possuem o campo Utilizar separação dos alunos da turma em grupos,  marcado é que poderão agrupar os alunos,  distribua os alunos entre os grupos e salvar.

5. Acessar a funcionalidade Configurando > Avaliação e frequência > Frequências, selecionar a modalidade e nível de ensino que trabalha com ensino híbrido e configurar o campo Identificador da frequência não presencial com a cor, letra e a legenda que refletirá no Ambiente dos Professores.

  1.  

Pronto, agora é com os professores!

Ainda tem dúvida? Acesse a nossa Central de Ajuda!

Somente usuários que atuam no sistema Educação e com permissão na funcionalidade Grupos acessível pelo menu Configurando > Parâmetros > Grupos.

Seu município escolhe, os grupos podem iguais para todos os estabelecimentos de ensino, bem como podem ser específicos para cada um deles.

1. No sistema Educação você tem duas formas de fazer isso, ou seja, os alunos podem ser agrupados nas seguintes funcionalidades:

Na listagem das turmas por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas,  clique no botão  Alunos da turma desejada e em seguida no botão Agrupar alunos. Importante: Somente as turmas que possuem o campo Utilizar separação dos alunos da turma em grupos marcado é que poderão agrupar os alunos.

OU

Na funcionalidade Enturmação dos alunos acessível por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas > Seleção da turma > Enturmar alunos, clique no botão Agrupar alunos. Importante: Somente as turmas que possuem o campo “Utilizar separação dos alunos da turma em grupos” marcado é que poderão agrupar os alunos,  distribua os alunos entre os grupos e salvar.

1. Sim, os alunos podem ser remanejados entre os grupos da turma sempre que houver a necessidade.

2. Somente usuários que atuam no sistema Educação e que possuam permissão para isso.

Todos os registros de frequência feitos antes da modificação do aluno entre os grupos permanecem iguais. Ou seja, os registros não são alterados.

Não. Cada aluno pode estar vinculado apenas em um dos grupos da turma.

Não. Os alunos podem ser agrupados somente nos grupos que a turma de fato utiliza no momento.

1. Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

2. Aceleração: Ensino Fundamental, Ensino Médio.

3. EJA: Ensino Fundamental, Ensino Médio.

4. Complementar.

1. Acesse o sistema Ambiente dos Professores e a funcionalidade Frequência.

2. Selecione o mês ou a semana que deseja registrar a frequência.

3.Clique sobre o quadradinho acima da data, informe os grupos de alunos que estão presentes fisicamente em sala de aula, e clique em OK. Assim, o sistema registrará presença presencial para os alunos dos grupos selecionados anteriormente e para os demais grupos de alunos, o sistema registrará presença remota.

Importante ressaltar:

1. Caso todos os alunos da turma estejam participando da aula remotamente, ao clicar sobre o quadradinho acima da data, não informe nenhum dos grupos e clique em OK. Assim, o sistema registrará presença remota para todos os alunos.

2. Caso todos os alunos da turma estejam participando da aula presencialmente, ao clicar sobre o quadradinho acima da data, informe todos os grupos e clique em OK. Assim, o sistema registrará presença presencial para todos os alunos da turma.