Solução:

No Tributos, acessar o menu Utilitários >> Integração com Betha Sapo. Selecionar a conexão com o Betha Sapo, informar usuário e senha do Sapo (com permissões para realizar a Integração Contábil) e clicar em OK.

Solução: No Sapo, acessar o Módulo Orçamento > Arquivos > Cadastrais > Rubricas. Consulta a rubrica apresentada no erro, verificar se a conta Ativo Permanente está informada. Caso contenha conta verficar a vigência da conta.

Exemplo:

Solução:

No Tributos, acesse o Módulo Arrecadação > Relatórios  > Arrecadação Classificada. Emita o relatório das arrecadações classificadas referente aos pagamentos que compõe a Integração Contábil. Verificar se todas as Rubricas apresentadas no relatório possuem cadastro no Sapo.

Solução: No sapo, acessar o cadastro da rubrica informada no erro (Módulo Orçamento > Arquivos >  Cadastrais > Rubricas). Verificar se há a Rubrica principal informada.

Caso a Rubrica esteja informada, emitir o relatório de Arrecadação Classificada do Tributos e verificar as Rubricas que compõem a integração contábil (Módulo Arrecadação > Relatórios > Arrecadação Classificada). Verifique se existem rubricas de Arrecadação e/ou Rubricas de Descontos/Renúncias/ Outras deduções iguais (contendo o mesmo nível).

Exemplo: 

Verifique que a rubrica 9.1.9.3.2.99.00.00.01.00 consta no relatório, porém a Rubrica de Arrecadação 4.1.9.3.2.99.00.00.01.00 não consta.
 
Acesse o Tributos por meio do Módulo Cadastral > Relatórios > Financeiros > Rubricas, informe a rubrica em questão e clique em Ok.
 
Exemplo:

Identifique no relatório as receitas que contém a Rubrica Classificada e que constam no relatório referente aos pagamentos (Movimento dos convênios) , disponível no Módulo Arrecadação  > Relatórios > Movimentos dos Convênios

Acesse o Tributos em Arquivos > Financeiros > Rubricas. Selecione uma das receitas e marque a opção Mostrar apenas as receitas classificadas

Exemplo:

Verifique que nas Rubricas de arrecadações não consta a rubrica 4.1.9.3.2.99.00.00.01.00
No campo Rubricas, informe Renúncias. Consulte as Rubricas classificadas para a receita.
Verifique que para a Rubrica Tributo há a Rubrica 9.1.9.3.2.99.00.00.01.00 informada.
 

Realize a correção dos cadastros e realize novamente a Integração Contábil.

Solução: No Sapo , acessar o cadastro da conta informada no erro, através da rotina do Módulo Financeiro > Arquivo > Contas > Contas. Verificar se a natureza da conta e saldo estão corretos.
 
Obs: Geralmente este erro ocorre quando está tentando realizar a integração de arrecadações do tipo lançada e não há saldo de receita lançada.
 
Solução:
1. Verificar se a Rubrica informada no Tributos está correta.
2. Acessar o Sapo no Módulo Orçamento > Arquivos > Cadastrais > Desmembramento de Arrecadação. Consulte a Rubrica informada no erro
e verifique se existe desmembramento para ela

Solução: Acesse o Sapo no Módulo Orçamento > Arquivos > Receitas, realize o cadastro de receita para a rubrica informada na mensagem.

Solução: No Tributos, acesse o Módulo Arrecadação > Relatórios > Arrecadação classificada.  Emita o relatório das arrecadações classificadas referente aos pagamentos que está tentando integrar. No Sapo, acesse o Módulo > Orçamento > Arquivos > Cadastrais > Rubricas, consulte rubrica por rubrica apresentada no relatório Arreadação classificada (do Tributos) para identificar qual das Rubricas não contém conta Ativo Permanente e/ou VPA informada.
 
Obs: Para facilitar a conferências das rubricas, existe um relatório referente ao relacionamento de VPA x Rubrica no Sapo. Esse relatório está disponível no Gerenciador de relatórios. Caso o relatório não esteja disponível para a sua entidade, registre um chamado solicitando a disponibilização do relatório e informe o sistema SAPO.