Cálculo

Nesse caso, você deve verificar se o check box do campo única na central de cálculo está selecionado, visto que o sistema não permite emitir um lançamento com apenas uma parcela setada como única, pois a mesma não pode ser inscrita em dívida ativa.

Por meio do Módulo Mobiliário > Configurando > Lançamentos > Créditos tributários, ao editar a receita do IPTU, o usuário tem a opção de gerar ou não o lançamento de crédito para imóveis rurais.

Logo, por meio da configuração indicada, o imóvel rural não passa pela fórmula, sendo a forma mais rápida de gerar o cálculo.

Cancelamentos

Para realizar o cancelamento de uma receita diversa você deve acessar o menu superior Administrando > Lançamentos > Requerimento/Manutenção de lançamento e clicar no botão +Requerimento/Manutenção, preencha a primeira tela conforme abaixo, informando o Tipo de Solicitação, Requerente, Vigência, Crédito Tributário e a Receita diversa que deseja cancelar e clicar em Avançar:

Na aba Receita de Crédito, você seleciona a receita e clica em Salvar

Ao salvar a tela de requerimento será fechada, clique no botão Atualizar e seu requerimento será o primeiro mostrado na lista com a situação Em análise. Em seguida, clique no botão Editar conforme a imagem abaixo:

Na tela de edição você pode alterar a situação para deferido e salvar, onde será cancelado o lançamento da receita:

Erros de integração

A integração para envio de débitos é realizada por meio do script [Tributos] 21 – CW – Debitos, envio de dívidas por meio do script [Tributos] 22 – CW – Dividas e envio de parcelamentos por meio do script [Tributos] 24 – CW – Parcelamentos , sendo  que a cada execução é realizado o envio de 999 registros.

É importante ressaltar que o envio pode demorar um pouco em virtude do agendamento que foi realizado para a  execução do script na entidade, ocasionando este erro, logo, é necessário que seja feita a verificação de quanto em quanto tempo o referido script que realiza a integração é executado. 

Uma alternativa para que esses envios sejam realizados de forma rápida e eficaz, é a criação de novos agendamentos do script, pelo menos durante o período de envio, podendo ser desativado após a sua conclusão.

Para a criação de novos agendamentos de scripts no Tributos (Cloud), devem ser seguido os seguintes passos:

  1. Acesse o Gerenciador de scripts por meio do menu Utilitários > Gerenciador de scripts.

  2. Clique no script que você deseja realizar a configuração de agendamento e após isso clique em Executar:

Na tela que será aberta, você deve clicar na seta e na opção Agendar:

Na tela de agendamento, você deve definir a recorrência do mesmo, caso deseje cadastrar para que o script seja executado várias vezes ao dia será necessário cadastrar um agendamento para cada horário. 

Mas atente-se, caso você não queira realizar o agendamento, uma medida paliativa para evitar a ocorrência desse erro é realizar a execução do referido script antes de realizar as baixas de pagamento.

Nessa situação é necessário que seja analisado cada caso de forma isolada, entretanto, iremos listar dois erros que podem vir a ocorrer ocasionando esse problema:

  • Guia gerada no período de homologação: O intervalo de homologação se caracteriza pelo período em que as guias ficam pendentes de integração até que o processo de homologação seja finalizado, caso o contribuinte reabra a declaração, cancelando a guia, será gerada uma nova guia para a competência, nesse caso, como a baixa do sistema estava em homologação, não haverá a integração do respectivo lançamento, dessa forma, é necessário que o cliente realize uma manutenção de pagamento (Módulo Imobiliário > Executando > Movimentação Financeira > Manutenções de pagamento), classificando o pagamento sem parcela com o lançamento em aberto do contribuinte.  
  • Tipo de guia: É necessário que a modalidade esteja cadastrada de forma correta no Livro Eletrônico, por exemplo, se tratar de um contribuinte não enquadrado, o mesmo não pode estar cadastrado como homologado, caso ele tenha sido cadastrado de forma errônea, será necessária a abertura de um chamado para que seja alterado o tipo de guia  realizando assim o seu reenvio ao Tributos.

É importante frisar que existe uma funcionalidade que realiza o reenvio das guias por meio do módulo fiscal no menu Processos > Reenviar guias Tributos Cloud, basta você selecionar a guia desejada e realizar o envio da mesma clicando em Processar selecionadas.

Integração Contábil

 Primeiramente você deve verificar se a receita existe na tabela de rubricas, quando não houver dados cadastrados sobre a referida receita, elas podem ser criadas/alteradas por meio do menu Configurando > Tabelas > Cadastros gerais > Rubricas

Confira um exemplo de um erro relacionado a isso que pode ser visualizado por meio do log de erros nas execuções do script:

Após a correção do erro no sistema, a integração deve ser reenviada.

 

Manutenção de pagamento

Quando o contribuinte efetua o pagamento de uma parcela que consta como Cancelada no tributos, é necessário que seja gerado um saldo para realizar a compensação do pagamento na parcela correta.

Esse saldo é gerado por meio do Módulo Imobiliário/Mobiliário > Executando > Manutenção de pagamento, clique em +Manutenção e preencha os seguintes campos:

Tipo de pagamento deverá ser inconsistente
Tipo de inconsistência: cancelada
Informar o contribuinte
Os demais campos são de preenchimento conforme uso da entidade.

Após preencher clicar em Avançar e localizar o pagamento cancelado:

Selecione o pagamento e clique em Salvar e gerar saldo.

Após gerar o saldo, acessar o módulo atendimento e localizar o contribuinte. Clique em Saldo  > Restituir/compensar saldo:

Após isso, você irá visualizar as parcelas a serem pagas e o saldo a ser compensado.

OBS: A compensação do saldo também pode ser realizada por meio do Módulo Imobiliário/Mobiliário > Manutenção de pagamento > Saldos > informar o contribuinte e clicar em Continuar.

Prorrogação de vencimentos

Para realizar a alteração da data de vencimento de um lançamento, você deve acessar o Módulo Imobiliário/Mobiliário > Administrando > Lançamentos > Antecipação/Prorrogação de vencimentos, clicar no ícone +Prorrogação/Antecipação e realizar o preenchimento da tela com as informações referentes ao lançamento a ser alterado.

Na aba Definir Filtros, você deve localizar o lançamento que você deseja prorrogar, sendo que no campo Abrangência, você deve optar por Geral se todos os lançamentos serão prorrogados ou Individual se será realizado para um contribuinte específico. 

Na aba Prorrogar/antecipar vencimentos você define a nova data para o lançamento selecionado e clica em Salvar.

Atualmente, o sistema permite prorrogar apenas a primeira parcela do acordo, e consequentemente as demais serão alteradas. A alteração é feita por meio do menu Executando > Manutenções > Parcelamento de créditos,  colocando para editar o parcelamento em questão, e alterando o primeiro vencimento.

 

A receita diversa é lançada de forma individual e não geral, logo, o sistema desconsidera as configurações das parcelas e utiliza a parcela específica do contribuinte/ano selecionado, por esse motivo, não é possível realizar a prorrogação da mesma de forma geral e sim somente de forma individual.