Integrador Arrecadação

Este espaço foi preparado para você que utiliza o sistema Tributos (Desktop), verificar o que pode ser analisado no caso de ocorrer uma possível inconsistência na hora de realizar uma integração de uma guia de pagamento com o Livro Eletrônico, por exemplo, abaixo traremos possíveis situações que são motivos de dúvidas frequentes e que podem causar um problema de integração, podendo ser verificada e solucionada pelo próprio usuário antes de  realizar a abertura de um chamado para o suporte. Vamos conferir?

O que verificar antes de abrir um chamado relacionado à erros oriundos da integração?

Verificar se a versão do integrador está atualizada na última versão:

OBS: Na parte superior esquerda é possível verificar a versão do integrador, sendo assim, você deve comparar com a última versão disponibilizada no site http://download.betha.com.br/ na opção Integração de Dados – Arrecadação.

Caso consiga acessar a tela do integrador, também temos ciência de que o mesmo está startado.

Feito isto, você deve verificar se o serviço que contém a inconsistência está assinalado para a integração no menu Configurações > Serviços.

O sistema Tributos (Desktop)  também deve estar na última versão de mercado e deve ser comparado com a última versão liberada no site: http://download.betha.com.br/.

Como detectar possíveis inconsistências?

Acesse o sistema Tributos (Desktop) e através do menu Módulo Cadastral > Utilitários > Integração Tributos x Fly e- Nota x Livro eletrônico x ITBIWeb, verifique se existe erro na tela de integração referente ao serviço e registro pela qual houve inconsistência. 

Na ilustração abaixo, você verifica essa funcionalidade, que é a responsável por realizar as manutenções nos erros e advertências que são gerados pela integração entre os sistemas:

Você deve utilizar os filtros destacados para consultar e analisar as informações inconsistentes. Vamos utilizar como exemplo o sistema Livro Eletrônico e o Tipo de Integração com erros seriam as Guias.

Um erro de integração bastante comum seria “A guia XXXXX foi unificada com a guia XXXXX, porém, a parcela registrada para esta guia não está registrada no Betha Tributos. O que fazer?”

De acordo com os filtros utilizados, partimos da premissa que se tratam de guias do sistema Livro Eletrônico, dessa forma, primeiramente, deve-se verificar o CPF/CNPJ do contribuinte a qual foi apresentado o erro na rotina, você deve buscar pelo contribuinte no sistema de origem da guia, neste caso, o Livro Eletrônico..

Acesse no Livro Eletrônico o menu Acessos > Módulo Contribuinte e vá até o menu Guias de Pagamento, consultando pelo filtro com a situação Unificada e para Todas as competências:

Com esse filtro, você conseguirá identificar quais guias não constam na rotina do sistema Tributos (Desktop) por meio da rotina Utilitários > Consulta de Lançamentos

Ao abrir os detalhamentos da guia, você consegue verificar o código da guia principal, sendo esta a que queremos integrar e também a guia a qual está relacionado o erro de integração (esta guia estará com a situação Aberta).

Essas guias podem ser identificadas através do valor e da competência no sistema Tributos (Desktop), onde para cada mês da competência no Livro Eletrônico, temos um número de parcela no Tributos, por exemplo, Janeiro se refere a parcela 1, Fevereiro a parcela 2 e assim sucessivamente. 

Caso seja verificado que todas as guias geradas no sistema Livro Eletrônico com a situação Unificada encontram-se na Consulta de Lançamentos do Tributos (Desktop) com a situação Suspensa, você deve acessar a rotina de integração no Tributos (Desktop), marcar a flag do erro e com o botão direito do mouse, setar o mesmo como Resolvido, feito isso, clique no botão Gravar da janela para que o erro de integração seja processado pelo integrador. 

Você deve aguardar alguns instantes para que o mesmo seja processado e a guia com a situação em aberto no Livro Eletrônico seja integrada ao sistema Tributos (Desktop).

OBS: Caso seja verificado que uma guia com a situação Unificada não foi integrada ao sistema Tributos (Desktop) você deve abrir um chamado para a equipe de suporte.