Entradas

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o registro das entradas de materiais no almoxarifado da entidade.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu Executando > Movimentos de materiais > Entradas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Solicitações de entrada

O sistema Almoxarifado possui interação com o sistema Contratos, onde através do envio de dados desse último, resulta em uma solicitação de entrada de materiais no almoxarifado da entidade. Desta forma, as informações que devem ser registradas para efetivar a entrada, já ficam preenchidas, bastando apenas que sua confirmação seja realizada.

Adicionando entradas

Para efetivar o registro de uma entrada de materiais manualmente, ou seja, que não seja com a utilização das informações advindas do sistema Contratos, basta que você efetue o preenchimento, clicando em +ENTRADA.

Campos

Natureza da movimentação: Este campo se refere à classificação da movimentação, conforme as opções disponíveis no cadastro de Naturezas da movimentação.

Identificador de origem: Este campo é preenchido automaticamente quando a entrada de materiais, se tratar do resultado de uma movimentação no Inventário, Transferência ou atendimento de Requisição.

Os campos N°/ano da SF, N°/ano do processo e N°/ano do contrato são preenchidos automaticamente quando recebidas as informações do sistema Contratos, através da interação entre sistemas. Entretanto, mesmo que o registro da entrada seja efetuado manualmente, os campos ficam disponíveis para preenchimento, do número da Solicitação de fornecimento dos materiais, número do processo licitatório de origem e o número do contrato firmado com o fornecedor, respectivamente.

Data e hora do recebimento: Este campo indica a data e hora em que o recebimento está sendo efetuado.

Organograma: Neste campo você deve selecionar o organograma que a entrada deve ser alocada, conforme as opções do cadastro de Organogramas.

Responsável: Neste campo você pode selecionar o responsável pelo registro da entrada no almoxarifado, conforma as opções provenientes do cadastro de Responsáveis.

Almoxarifado: Neste campo você precisa indicar qual o almoxarifado que está sendo realizada a entrada, conforme as opções provenientes do cadastro de Almoxarifados.

Nº do comprovante: Neste campo você deve informar o número do documento fiscal de aquisição dos materiais, quando a natureza da movimentação informada possuir classificação como Compra.

Valor: Neste campo você deve informar o valor total dos itens da entrada.

Fornecedor: Neste campo você pode informar a empresa que forneceu os materiais informados nesta entrada. As opções são provenientes do cadastro de Fornecedores.

Objeto: Neste campo você pode informar do que se trata a entrada.

Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro da entrada.

Nesta funcionalidade podem ser adicionadas imagens, documentos, entre outros anexos para enriquecimento do cadastro. Você pode clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado.

Acompanhamento de entradas

O acompanhamento de entradas é dividido em 3 (três) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Entradas

Em conferência

Finalizada

Guia Entradas

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem geral das entradas, você pode filtrá-las e apresentá-las seguindo os agrupamentos: Todas, Em recebimento ou Devolvidas.

Você deve se atentar principalmente para as entradas que estão Em recebimento. Nesta etapa, deve-se adicionar os itens que fazem parte da entrada. Para realizar esta inclusão, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Itens.

Adicionando Itens

Aqui é possível adicionar itens à entrada cadastrada. Podem ser indicados quantos itens forem necessários.

Para efetuar a inserção, você deve clicar em +ITEM.

Campos

Descrição: Neste campo você deve selecionar o item que deseja registrar a entrada. As opções são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Especificação: Neste campo você deve selecionar a especificação do material que está sendo inserido.

Unidade de medida: Este campo é preenchido automaticamente de acordo com o item e especificação selecionados.

Quantidade: Neste campo você deve informar a quantidade do item que está sendo registrada a entrada no almoxarifado.

Valor unitário: Neste campo deve ser indicado o valor do material, conforme documento fiscal.

Valor total: Este campo é preenchido automaticamente com a relação dos campos quantidade e valor unitário.

 

Clicando em +LOTE você pode vincular o item que está sendo registrada a entrada com algum lote já cadastrado, caso você faça o controle de validade, por exemplo. Podem ser vinculados quantos lotes forem necessários para cada um dos itens.

Campos

DESCRIÇÃO: Neste campo você deve selecionar o lote para vínculo ao material, conforme o cadastro de Lotes.

QUANTIDADE: Neste campo você precisa informar a quantidade que deve ser vinculada a cada um dos lotes que está sendo registrado.

Enviando para Em conferência

Depois de todos os itens adicionados à entrada, você pode encaminhá-la para conferência. Para realizar este envio, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Enviar para conferência.

Guia Em conferência

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as entradas que estão em conferência.

Antes das entradas serem finalizadas, se necessário, você pode adicionar mais Itens, Devolver ou retornar para Em recebimento.

Devolvendo entrada

Para realizar esta ação, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Devolver.

Campos

Observações: Neste campo você deve indicar o porque a entrada está sendo devolvida.                               

Retornando para Em recebimento

Para realizar o retorno para a realização de algum ajuste, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Retornar para Em recebimento.

Enviando para Finalizada

Após a conferência, para enviar a entrada para a guia Finalizada, deve-se clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Finalizar.

Campos

Data e hora da entrada: Neste campo deve ser informada a data e hora que o registro da entrada está sendo finalizado e os materiais estarão efetivamente constando em estoque.

Guia Finalizada

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as entradas que foram finalizadas.

Caso necessário, você pode consultar os Itens constantes na entrada.

Aplicando saída imediata

Para efetivar o registro de uma saída imediata, inicialmente a entrada do material já deve constar como finalizada. Neste momento você deve acessar o botão Outras opções e selecionar a ação Aplicar saída imediata.

Campos

Data e hora: Este campo é preenchido automaticamente com ao momento em que sendo registrada a saída.

Organograma: Neste campo deve ser indicado o organograma que precisa ser vinculada a saída. O sistema já sugere aquele informado na entrada em questão.

Responsável: Este campo é preenchido automaticamente com o responsável informado na entrada.

Retirado por: Neste campo você pode informar qual profissional está retirando os materiais, conforme as opões disponíveis no cadastro de Responsáveis.

Natureza da movimentação: Neste campo precisa ser informada a classificação da movimentação, conforme o cadastro de Naturezas da movimentação.

Observações: Caso desejar, neste campo você pode inserir informações que julgar necessário.

Estornando entradas

Após a finalização do registro da entrada, caso haja alguma divergência, é possível estorná-la. Para tanto, basta que você acesse o botão Outras opções e selecione a ação Estornar.

Neste momento você pode selecionar um ou mais itens do registro e clicar em Estornar.

Botões

+ENTRADA: Ao clicar neste botão, você adiciona uma nova entrada.

+ANEXO: Ao clicar neste botão, você adiciona um documento anexo à entrada.

+ITEM: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo item à entrada.

+LOTE: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo lote para vínculo ao material inserido na entrada.

Histórico: Ao clicar neste botão, você tem acesso as últimas alterações realizadas no registro da entrada.

ESTORNAR: Ao clicar neste botão, você efetiva o estorno de um ou mais itens da entrada.

Mais informações: Ao clicar neste botão, você visualiza as informações da entrada, advindas do sistema Contratos.

Adicionar entrada: Ao clicar neste botão, você inicia a inserção de uma nova entrada, utilizando as informações advindas do sistema Contratos.

Descartar solicitação de entrada: Ao clicar neste botão, você desconsidera a solicitação de entrada de materiais advinda do sistema Contratos.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.