Requisições

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar e acompanhar todo o fluxo de atendimento de requisições de materiais.

No sistema, você localiza essa funcionalidade por meio do menu  Executando > Movimentos de materiais > Requisições.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Adicionando requisições

Para realizar a inserção de um novo registro, adicione as respectivas informações por meio do botão +REQUISIÇÃO.

Campos

Data e hora: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que você está cadastrando a requisição.

Requisitante: Neste campo você pode selecionar o funcionário responsável pela solicitação dos materiais. As opções são provenientes do cadastro de Responsáveis.

Organograma: Neste campo você deve selecionar o organograma responsável pela solicitação da requisição. As opções são provenientes do cadastro de Organogramas.

Almoxarifado: Neste campo você deve selecionar o almoxarifado que será movimentado com o atendimento da requisição. As opções são provenientes do cadastro de Almoxarifados.

Objeto: Neste campo você pode informar brevemente o que está sendo requisitado.

Observações: Neste campo se desejar, você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro da requisição.

Acompanhando e tramitando requisições

O acompanhamento e tramitação das requisições é dividido em 5 (cinco) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Requisições

Aguardando autorização

Autorizada

Em atendimento

Atendida

Guia Requisições

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem geral das requisições. Você pode filtrá-las e apresentá-las seguindo os agrupamentos: Todas, Em edição, Cancelados ou Não autorizados.

Você deve se atentar principalmente para as requisições que estão Em edição. Nesta etapa, deve-se adicionar às requisições os itens solicitados. Para realizar esta inclusão, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Itens.

Adicionando Itens

Aqui o objetivo é adicionar itens à requisição cadastrada. Podem ser adicionados quantos forem necessários.

Para realizar a inserção de itens, basta clicar em +ITEM.

Campos

Descrição: Neste campo você deve selecionar o item que está requisitando. As opções são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Unidade de medida: Este campo é preenchido automaticamente de acordo com o item e especificação selecionados, e traz a unidade de medida do mesmo.

Especificação: Neste campo você deve selecionar a especificação do item que está requisitando. As opções são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Quantidade requisitada: Neste campo você precisa informar a quantidade do item que está vinculando à requisição.

Copiando requisição

Aqui você tem a possibilidade de copiar uma requisição já cadastrada, inclusive quando já possua itens adicionados. Para realizar a cópia, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Copiar. Esta opção fica disponível independente da situação que a requisição esteja.

Campos

Data e hora: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que você está efetuando a cópia da requisição.

Requisitante: Neste campo você pode selecionar o funcionário responsável pela solicitação da requisição. As opções são provenientes do cadastro de Responsáveis.

Organograma: Neste campo você deve selecionar o organograma responsável pela solicitação da requisição. As opções são provenientes do cadastro de Organogramas.

Enviando para aguardando autorização

Depois de todos os itens adicionados à requisição, você deve encaminhá-la para autorização. Para realizar este envio, você precisa clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Enviar para autorização.

Guia Aguardando autorização

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as requisições que estão aguardando autorização dos profissionais responsáveis.

Cancelando requisição

O cancelamento de uma requisição fica disponível nesta etapa, e para realiza-lo você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Cancelar.

Campos

Data e hora: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que você está efetuando o cancelamento da requisição.

Responsável: Este campo é preenchido com o nome do usuário que está efetuando o cancelamento, conforme as informações de login no sistema.

Observações: Neste campo se desejar, você pode inserir comentários que julgar necessário.                          

Retornando para Em edição

Para realizar este retorno, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação retornar para Em edição. Para tanto as informações que são apresentadas, são as mesmas para os casos de cancelamento da requisição.

Efetuando autorização

Para enviar a requisição para a guia Autorizada, ou seja, efetuar a sua autorização, deve-se clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Autorizar.

Caso o responsável deseje não autorizar a requisição, deve-se clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Não autorizar. Ao realizar este processo você tem a possibilidade de inserir Observações que julgar necessário, e a requisição automaticamente fica disponível na guia Requisições.

Guia Autorizada

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as requisições que foram autorizadas, para então serem atendidas.

Retornando para Aguardando autorização

Para realizar este retorno, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação retornar para Aguardando autorização. Ao realizar este processo você tem a possibilidade de inserir Observações que julgar necessário, e a requisição automaticamente é retornada.

Enviando para atendimento

Para enviar a requisição para a guia Em atendimento, deve-se clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Enviar para atendimento.

Guia Em atendimento

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as requisições que estão em atendimento.

Temos também a informação de quantos itens foram solicitados e quantos atendimentos foram efetuados até o momento para cada requisição, para tanto basta clicar no ícone de informações.

Atendendo a requisição

Aqui é possível realizar o atendimento das requisições. Para realizá-lo, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Atender.

Campos

ATENDIDA: Você deve indicar neste campo a quantidade que está sendo entregue ao requisitante neste atendimento.

CANCELADA: Neste campo precisa ser informado, caso alguma quantidade de determinado item esteja sendo cancelada, ou seja, não será atendida em outros atendimentos.

Marcando ainda o checkbox destacado na imagem abaixo, você ainda tem a opção de ATENDER TOTAL, o que faz com que as quantidades totais, de todos os itens selecionados na requisição sejam preechidas automaticamente.

Gerenciando lotes

Caso o item que esteja sendo requisitado possuir controle por lotes, tem-se a opção de clicar no botão Gerenciar lotes, para que seja informado qual lote será utilizado para se efetuar o atendimento.

Neste momento é habilitada a tela para que seja indicado o lote do material que está sendo dispendido.

Campos

Quantidade atendida: Neste campo é apresentada a quantidade informada anteriormente, do material que está sendo atendido.

Quantidade sem lote: Neste campo é apresentado o saldo do material/especificação disponível no almoxarifado, sem vínculo com nenhum lote.

DESCRIÇÃO: Neste campo é apresentada a descrição dos lotes com saldo para vínculos dos materiais dispendidos.

QUANTIDADE: Neste campo deve ser indicada a quantidade do material de determinado lote que está sendo entregue ao requisitante.

Caso a solicitação não seja plenamente atendida, ela ficará indicada como Atendida parcialmente, e o seu atendimento pode ser continuado posteriormente.

Continuar atendendo

Caso a requisição esteja marcada como Atendida parcialmente ela fica disponível na guia Em atendimento. Quando você quiser continuar a atendê-la, basta clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Continuar atendendo. A mesma tela de atendimento detalhada anteriormente é apresentada para preenchimento.

Verificando atendimentos

Caso necessário, pode-se realizar um acompanhamento dos atendimentos realizados para uma requisição em específico. Para isso, clique no botão Outras opções e selecione a ação Atendimentos.

Guia Atendida

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todas as requisições que foram atendidas.

Botões

+REQUISIÇÃO: Ao clicar neste botão, você adiciona uma nova requisição.

+ITEM: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo item à requisição.

ATENDER TOTAL: Ao clicar neste botão você efetua o preenchimento das quantidades totais dos itens selecionados.

Gerenciar lotes: Ao clicar neste botão, você vincula um lote a um determinado item da requisição.

Histórico: Ao clicar neste botão, você tem acesso a todas as atividades feitas para uma requisição.

Visualizar atendimento: Ao clicar neste botão, você visualiza todos os detalhes do atendimento realizado para a requisição.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.