Inventários

Inventários

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o registro dos inventários do almoxarifado.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu Executando > Movimentos de materiais > Inventários.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Adicionando inventários

Para efetivar o registro de um inventário de materiais, basta que você efetue o preenchimento, clicando em +INVENTÁRIO.

Campos

Data e hora da abertura: Este campo indica a data e hora de abertura do inventário.

Data e hora do encerramento: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que ocorreu o encerramento do inventário.

Almoxarifado: Este campo é preenchido automaticamente com o almoxarifado que está acessado.

Responsável: Neste campo você deve de selecionar o responsável pelo inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis.

Nº de contagens: Neste campo precisa ser informada a quantidade de contagens que o inventário irá possuir, entre uma e três.

Equipe: Neste campo você pode informar os profissionais que estarão envolvidos com a realização do inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis.

Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro.

Nesta funcionalidade podem ser adicionadas imagens, documentos, entre outros anexos para enriquecimento do cadastro. Você pode clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado.

Acompanhamento dos inventários

O acompanhamento dos inventários é dividido em 3 (três) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Aberto

Em contagem

Encerrado

Guia Aberto

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem geral dos inventários em registrados, porém que ainda não tiveram sua contagem iniciada.

Nesta etapa, deve-se adicionar os itens que serão conferidos no inventário. Para realizar esta inclusão, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Contar itens.

Adicionando Itens

Aqui é possível adicionar itens ao inventário. Podem ser indicados quantos itens forem necessários. Para efetuar a inserção, você deve clicar em +ITEM.

Guia Em contagem

Inseridos os itens, o inventário é tramitado automaticamente para a guia Em contagem, para que a mesma seja iniciada.

Campos

Os campos referentes as contagens, são habilitados conforme a quantidade indicada no registro do inventário.

Caso haja discrepância entre a última contagem informada, com o saldo físico atual, é possível gerenciar os ajustes, com a utilização do botão em destaque abaixo.

Caso a divergência seja positiva, o ajuste irá resultar em uma entrada de materiais. Agora, caso seja negativa, a movimentação de ajuste será uma saída.

Independente do ajuste ser positivo ou negativo, você conta com as mesmas informações para consulta e inserção.

Campos

DESCRIÇÃO: Neste campo você deve indicar o organograma que a movimentação deve ocorrer.

DIFERENÇA: Neste campo você deve indicar qual a quantidade deve ser alocada no referido organograma.

Finalizando inventário

Depois da contagem estar finalizada e os possíveis ajustes realizados, o inventário pode ser encerrado. Para tanto, você precisa clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Encerrar inventário.

Campos

Data de hora: Neste campo deve ser indicada a data e hora que o inventário está sendo encerrado.

Guia Encerrado

Esta guia tem por objetivo apresentar uma listagem de todos os inventários já encerrados.

Caso necessário, você pode consultar os itens constantes.

Botões

+INVENTÁRIO: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo inventário.

+ANEXO: Ao clicar neste botão, você adiciona um documento anexo à inventário.

+ITEM: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo item à inventário.

Gerenciar ajustes: Ao clicar neste botão, você efetua os ajustes de quantidades discrepantes, percebidos com a conferência realizada.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.