Publicado em: Sex, 01/11/2019

– Sistema Almoxarifado interagindo com o Monitor DF-e

Você sabia que é possível realizar a Entrada de materiais utilizando as informações das notas fiscais eletrônicas recebidas pelo Monitor DF-e?

É isso aí, você tem esta possibilidade no sistema Almoxarifado.

É possível efetuar o registro de Entradas de materiais, através das pesquisas das notas fiscais importadas pelo Monitor DF-e, com a utilização da Chave de acesso, Dados do fornecedor, Número da nota, Data de emissão e Valor da nota fiscal.

O sistema Monitor DF-e localiza as notas fiscais eletrônicas emitidas para o CNPJ da entidade, previamente informado com a utilização de Certificado Digital, e assim que recebidas ficam disponíveis para utilização do Almoxarifado, para registro das Entradas de materiais.

É uma grande rotina para otimizar sua atividade, não é mesmo?

Mas não para por aí!

Além da localização da nota ser automatizada, o sistema ainda efetua a conversão da Unidade de medida no registro da entrada de materiais via nota fiscal.

Ele armazena o relacionamento entre os materiais da nota fiscal e o almoxarifado, bem como a conversão da Unidade de medida, pelo CPF/CNPJ do fornecedor e descrição do material da nota, com a especificação no Almoxarifado, possibilitando a sugestão do sistema, na próxima vez que for efetuada uma entrada de materiais de uma nota do mesmo fornecedor.

Além disso, esse armazenamento é realizado automaticamente para todas as entidades do município.

Você deve acessar a opção Adicionar entrada via nota fiscal, disponível ao lado do botão +ENTRADA.

Neste momento você conta com a tela para a realização da consulta:

Inserindo os critérios de pesquisa, e/ou clicando em AVANÇAR você pode Visualizar resultado.

Após a visualização, você seleciona a nota desejada, e os itens são listados, para que você faça o relacionamento com os itens da Nota com o Almoxarifado, bem como a conversão da Unidade de medida, caso não tenha sido realizada em recebimentos anteriores.

Ao final você precisa indicar os itens que deseja realizar a entrada, até porque você pode registrar o recebimento parcial da nota, ou ainda selecionar todos. Depois disso basta clicar em GERAR ENTRADA, que o registro é efetuado e fica com a situação Em recebimento, para que se necessário você pode efetuar ajuste, bem como indicar o Lote de validade, caso possua.

Caso já haja um recebimento parcial desta mesma nota, você pode visualizá-lo conforme a imagem abaixo:

Os demais procedimentos a partir daí ocorrem da mesma forma.

A entrada é registrada conforme dados obtidos da nota fiscal conforme: 

Informações no Almoxarifado

Origem das informações

Data e hora do recebimento

Data e hora do registro da entrada

Almoxarifado

Almoxarifado que o usuário está acessando

Organograma

Deve ser informado pelo usuário

Nº do comprovante

Número da nota

Série

Série da nota

Valor

Valor total dos itens selecionados

Fornecedor

Fornecedor da nota

Objeto

Informações complementares de interesse do contribuinte, existente na nota

Nº/ano da SF

Deve ser informado pelo usuário

Natureza da movimentação

Deve ser informado pelo usuário

Responsável

Deve ser informado pelo usuário

 

Caso o fornecedor ainda não esteja cadastrado no Almoxarifado, a interação possibilita que o mesmo seja cadastrado com o acesso direto na tela do registro da entrada. Além disso, o Almoxarifado ainda recebe de forma sugestiva as informações do Fornecedor, conforme registro na Nota fiscal.

É importante salientar que a entidade deve possuir a licença também do sistema Monitor DF-e. Caso contrário, o usuário visualiza a seguinte mensagem “Esta funcionalidade está disponível apenas para entidades que possuem licença para o sistema Monitor DF-e. Entre em contato com os canais de vendas da Betha Sistemas e solicite uma demonstração”.