Publicado em: Seg, 10/03/2020

Realizando estimativas nas Cotações de Preços pelo Preço Médio, Melhor Preço e Preço Mediano

Agora no sistema Compras (Cloud) é permitido que o profissional autorizado realize a estimativa de preços na funcionalidade de Cotações de Preços. Até então era possível finalizar a cotação pelo PREÇO MÉDIO, mas agora será possível finalizar também a cotação pelo MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Como vai funcionar?

Na tela de Cotar Preços > Cotações será apresentado um botão chamado ESTIMAR PREÇO, ao clicar no mesmo, será apresentada a nova funcionalidade Estimando preços da cotação, onde serão exibidos o PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO da cotação, já calculados, possibilitando ao usuário mais agilidade, pois poderá escolher qual metodologia será utilizada para estimar os preços praticados no mercado. Agora você terá uma prévia dos valores que irão para a solicitação de fornecimento, minimizando ainda mais a chance de erros de digitação.

Ao clicar em FINALIZAR COTAÇÃO, os valores unitários da cotação serão levados para a solicitação de compra relacionada, levando em consideração a metodologia de estimativa utilizada PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Está com dúvidas do que significa cada metodologia?
Nós explicamos pra você!

Preço Médio: Será a soma do valor total do item de cada participante dividido pela Quantidade estimada para o Item, considerando apenas itens com cotação de preços.

Melhor preço: Será o preço que estiver com a estrela em amarelo. Caso não houver preço marcado com estrela, o sistema buscará o menor preço cotado para o item

Preço mediano: Depois de ordenados os valores por ordem crescente, o preço mediano será: o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar, ou a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.

Criação do cadastro de objetos de licitação

Agora é permitido cadastrar os objetos a serem controlados para evitar o fracionamento da despesa. Essa funcionalidade é encontrada em Administrando > Objetos. Nesta janela o sistema apresenta o total acumulado do objeto, que é composto pelo total homologado mais o total em andamento, acumulando os valores por modalidade. Os processos que utilizaram o objeto também são listados abaixo de cada modalidade para facilitar a identificação. Assim também como é listada a contratação direta.

Vinculando o objeto aos itens do processo

Em Processando > Processos administrativos > Itens é possível visualizar o campo Objeto, nele é possível listar os objetos cadastrados no sistema para serem utilizados nos itens do processo, observe:

É possível selecionar todos os itens de uma só vez clicando no checkbox ao lado do ITEM (lado esquerdo da tela) e após clicar em OBJETO, irá abrir uma janela  mostrando todas as opções já cadastradas, basta escolher uma das alternativas que será aplicada a todos os itens selecionados.

 

Assim que for vinculado o objeto ao item aparecerá esse ícone nos itens, passando o cursor por ele é possível ver qual objeto foi vinculado no item.

É possível vincular o item ao objeto um a um, basta clicar em editar em um dos itens que imediatamente abrirá a janela Editando item. Agora é só selecionar o objeto ao item e clicar em SALVAR.

Marcando todos os itens no checkbox e clicando em Objeto é possível filtrar os itens que já possuem um objeto, ou itens sem objeto. Uma facilidade a mais nessa funcionalidade.

É possível fazer a validação dos objetos utilizados na licitação para verificação se o limite da modalidade foi ultrapassado ou não. A validação se fará pelo botão mostrado na imagem a seguir:

 

Caso o sistema identifique que a soma do valor dos itens vinculados ao objeto não ultrapassou o valor limite para a modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário.

 

Caso o valor utilizado para o objeto ultrapasse o limite da modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário listando os objetos com o seu limite ultrapassado.