Publicado em: Ter, 31/03/2020

Novo ambiente das Solicitações de fornecimento

Na sua entidade já foi necessário que o secretário ou prefeito autorizasse uma solicitação de fornecimento?

Agora o sistema Contratos possibilita essa ação.

Implementamos uma melhoria que permite que as solicitações de fornecimento sejam autorizadas por usuários previamente indicados. E para isso criamos um novo ambiente  exclusivo para a emissão das SFs. Conheça essa grande novidade:

Inicialmente você possui um novo parâmetro que indica se você seja atuar com a autorização das Solicitações de fornecimento ou não. Para isso, acesse Configurando > Parâmetros > Gerais.

Após isso, independente da sua configuração, você conta com um novo menu de acesso Contratando > Contratações > Solicitações de fornecimento.

Neste menu você tem acesso ao gerenciamento das SFs, seja para sua Criação, Consulta ou Tramitação. Veja:

Você conta com a possibilidade de inserir novos registros clicando em +SOLICITAÇÃO

Nesta tela você possui basicamente as mesmas opções daquelas quando acessado pela Contratação. A diferença é apenas a necessidade de identificação de qual contrato você deseja registrar a SF.

Além disso você possui a visualização com a utilização de filtros por situação que a SF pode se encontrar:

Já referente a um registro já efetuado, você visualiza o NÚMERO da solicitação, o ORGANOGRAMA para o qual ela pertence, o FORNECEDOR, a CONTRATAÇÃO, DATA, VALOR e SITUAÇÃO. Além das possibilidade de inserção dos itens, informar seu recebimento e imprimir a mesma.

Clicando em cada registro você visualiza as informações do seu recebimento:

Quando cadastrada a SF a situação da mesma fica como Pendente. Já quando o recebimento é feito na sua totalidade o registro fica com a Situação Concluída.

Além disso clicando no ícone em destaque na imagem abaixo, ainda é possível visualizar a situação dos valores da mesma. Se possui Recebimentos, Anulações e seu Saldo:

E por fim, caso seja utilizada a opção de tramitação da solicitação para autorização, por exemplo, basta que seja acessado o filtro em que a SF se encontra atualmente e selecioná-la, que as opções de tramitação são apresentadas:

Publicado em: Seg, 23/03/2020

Inclusão de aditivos com novo fornecedor no Contrato

Agora no sistema Contratos você pode informar um novo fornecedor, sendo ele participante ou não, em um aditivo de Cessão Contratual ou em uma Subcontratação.

Quando selecionado a opção Cessão contratual será habilitado o campo Novo fornecedor, caso seja selecionado Subcontratação será habilitado o campo Fornecedor Subcontratado.

Aditivo de Cessão Contratual

Aditivo de Subcontratação 

Publicado em: Seg, 10/03/2020

Realizando estimativas nas Cotações de Preços pelo Preço Médio, Melhor Preço e Preço Mediano

Agora no sistema Compras (Cloud) é permitido que o profissional autorizado realize a estimativa de preços na funcionalidade de Cotações de Preços. Até então era possível finalizar a cotação pelo PREÇO MÉDIO, mas agora será possível finalizar também a cotação pelo MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Como vai funcionar?

Na tela de Cotar Preços > Cotações será apresentado um botão chamado ESTIMAR PREÇO, ao clicar no mesmo, será apresentada a nova funcionalidade Estimando preços da cotação, onde serão exibidos o PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO da cotação, já calculados, possibilitando ao usuário mais agilidade, pois poderá escolher qual metodologia será utilizada para estimar os preços praticados no mercado. Agora você terá uma prévia dos valores que irão para a solicitação de fornecimento, minimizando ainda mais a chance de erros de digitação.

Ao clicar em FINALIZAR COTAÇÃO, os valores unitários da cotação serão levados para a solicitação de compra relacionada, levando em consideração a metodologia de estimativa utilizada PREÇO MÉDIO, MELHOR PREÇO e PREÇO MEDIANO.

Está com dúvidas do que significa cada metodologia?
Nós explicamos pra você!

Preço Médio: Será a soma do valor total do item de cada participante dividido pela Quantidade estimada para o Item, considerando apenas itens com cotação de preços.

Melhor preço: Será o preço que estiver com a estrela em amarelo. Caso não houver preço marcado com estrela, o sistema buscará o menor preço cotado para o item

Preço mediano: Depois de ordenados os valores por ordem crescente, o preço mediano será: o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar, ou a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.

Criação do cadastro de objetos de licitação

Agora é permitido cadastrar os objetos a serem controlados para evitar o fracionamento da despesa. Essa funcionalidade é encontrada em Administrando > Objetos. Nesta janela o sistema apresenta o total acumulado do objeto, que é composto pelo total homologado mais o total em andamento, acumulando os valores por modalidade. Os processos que utilizaram o objeto também são listados abaixo de cada modalidade para facilitar a identificação. Assim também como é listada a contratação direta.

Vinculando o objeto aos itens do processo

Em Processando > Processos administrativos > Itens é possível visualizar o campo Objeto, nele é possível listar os objetos cadastrados no sistema para serem utilizados nos itens do processo, observe:

É possível selecionar todos os itens de uma só vez clicando no checkbox ao lado do ITEM (lado esquerdo da tela) e após clicar em OBJETO, irá abrir uma janela  mostrando todas as opções já cadastradas, basta escolher uma das alternativas que será aplicada a todos os itens selecionados.

 

Assim que for vinculado o objeto ao item aparecerá esse ícone nos itens, passando o cursor por ele é possível ver qual objeto foi vinculado no item.

É possível vincular o item ao objeto um a um, basta clicar em editar em um dos itens que imediatamente abrirá a janela Editando item. Agora é só selecionar o objeto ao item e clicar em SALVAR.

Marcando todos os itens no checkbox e clicando em Objeto é possível filtrar os itens que já possuem um objeto, ou itens sem objeto. Uma facilidade a mais nessa funcionalidade.

É possível fazer a validação dos objetos utilizados na licitação para verificação se o limite da modalidade foi ultrapassado ou não. A validação se fará pelo botão mostrado na imagem a seguir:

 

Caso o sistema identifique que a soma do valor dos itens vinculados ao objeto não ultrapassou o valor limite para a modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário.

 

Caso o valor utilizado para o objeto ultrapasse o limite da modalidade, o sistema emite uma mensagem de alerta ao usuário listando os objetos com o seu limite ultrapassado.