Publicado em: Sex, 27/12/2019

– Bloqueio e desbloqueio de despesas com base nas Contratações

Você já teve a necessidade de realizar bloqueios orçamentários utilizando como base uma contratação?

Agora você pode! Implementamos uma melhoria no sistema que possibilita que sejam realizadas solicitações de bloqueio e desbloqueio de dotação, utilizando como base as Contratações.

Desta forma entidades que utilizam como procedimento realizar essa ação, podem efetivar com a utilização das interações entre sistemas.

Sendo assim quando você utilizar esta nova opção, clicando em +BLOQUEAR você deve informar a Data e o Valor para o Bloqueio. 

Da mesma forma ocorre quando se tratar de Desbloqueio. O diferencial neste caso, é que você tem a possibilidade de efetuar o desbloqueio de um valor menor que o bloqueado. Desta forma você passa a possuir um Desbloqueio parcial efetivado.

– Divisão dos itens por despesa e desdobramento nas Contratações

Da mesma forma que implementado no Compras (Cloud), agora no Contratos você pode efetuar a divisão dos itens das contratações por Despesa e Desdobramento, seguindo a estrutura da Entidade e Exercício que o contrato está inserido. Para isso você deve acessar os Itens da Contratação

Inicialmente você possui um parâmetro que permite que você indique se deseja que seja acusado um alerta para os itens que ainda não possuem distribuição por despesa.

Desta forma para efetuar a divisão propriamente, você deve acessar os itens, e logo na linha que consta a quantidade por entidade, você acessa para efetuar a divisão por Despesa, da mesma forma que fica disposta a Divisão por organograma, quando efetuada no referido contrato.

Ao selecionar a ação descrita acima, você deve clicar em +DESPESA para inserir novas linhas para preenchimento.

Nela você deve indicar o EXERCÍCIO, DESPESA, DESDOBRAMENTO, QUANTIDADE e VALOR (R$). Você pode repetir esta ação até que todo o VALOR do item seja dividido entre todas as despesas. Independente do controle de saldos do contrato ser por valor ou quantidade, a divisão entre as despesas leva sempre em consideração o valor. O campo da quantidade não é armazenado no banco e serve apenas para fins de cálculo do valor distribuído. Logo, em alguns casos (quando utiliza muitas casas decimais no valor unitário do item) pode ocorrer do valor a distribuir ficar zerado, porém a quantidade ainda pode restar saldo a distribuir ou ficar negativa.

 

Mas e o cadastro das Despesas da Contratação, foi alterado?

Sim!

 

Com a implementação da melhoria ao acessar as Despesas da Contratação você pode perceber que a divisão também pode ser realizada por meio desta funcionalidade. Veja:

Após inserir o Exercício e a Despesa, observe que o sistema traz o valor total dos itens já distribuídos para a referida despesa, caso já tenha sido distribuída pela funcionalidade anterior. 

Caso ainda não tenha sido executada a divisão, basta que seja acessado o botão Outras opções > Distribuir itens. Essa ação possibilita que seja realizada a divisão também por meio deste acesso.

Desta forma você seleciona um ou mais itens que queira distribuir para esta entidade e indica o DESDOBRAMENTO e VALOR correspondente à despesa. 

Caso a distribuição já esteja realizada, ao acessar as Despesas da Contratação, você ainda tem a possibilidade de “Copiar” o valor total dos itens distribuídos para a referida Despesa, a fim de manter a coerência das informações. Veja:

Após inseridos os valores, independente da forma de inserção, seja ela pelo item ou pela despesa, caso necessário, o remanejamento é possível. Basta que você mantenha os valores dentro dos limites informados para cada item e entidade.

As Fontes de dados e Service Layer também foram alterados com a implementação desta melhoria.