Abastecimentos e serviços

Esta funcionalidade tem por objetivo manter o registro das ordens de abastecimento, ou de execução de serviços emitidas pela entidade.

Este cadastro é dividido em 2 (duas) guias, as quais estão dispostas abaixo:

Guia Informações gerais

Guia Itens

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu Executando > Ordens > Abastecimentos e serviços.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro.

Adicionando ordem de abastecimento ou serviço

Para realizar o cadastro de uma nova ordem, adicione as respectivas informações por meio do botão +ORDEM.

Guia Informações gerais

Campos

Data: Neste campo você deve informar a data em que está cadastrando a ordem de abastecimento ou serviço.

Veículo / Equipamento: Neste campo você precisa selecionar um veículo ou equipamento. As opções são provenientes do cadastro de Veículos e equipamentos.

N° do documento: Neste campo você pode informar um número de ordem, para o abastecimento ou serviço.

Responsável: Este campo indica quem é o responsável pelo registro da ordem de abastecimento ou serviço. As opções são provenientes do cadastro de Funcionários.

Motorista: Neste campo você deve selecionar o motorista que irá disponibilizar o veículo para abastecimento ou execução de serviço. As opções são provenientes do cadastro de Motoristas.

Dependendo da seleção realizada no próximo campo (Tipo), alguns outros irão sofrer alterações e/ou habilitados para preenchimento.

Tipo: Neste campo você deve informar se a ordem se refere a um Abastecimento ou um Serviço.

Origem: Neste campo você deve informar a origem da ordem. Quando a indicação no campo Tipo for Abastecimento as opções disponíveis são Licitação, Estoque ou Terceiros. Caso se trate de Serviço, as opções são Licitação ou Terceiros.

Organograma: Neste campo você deve selecionar o ​organograma responsável pela ordem. As opções são provenientes do cadastro de Organogramas, e devem estar previamente informadas para o exercício vigente, no cadastro do veículo ou equipamento informado.

Fornecedor: Neste campo você deve informar o fornecedor que está sendo autorizada a realização do abastecimento ou do serviço. As opções são provenientes do cadastro de Fornecedores.

Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro da ordem de abastecimento ou serviço.

 

Guia Itens

Quando informado no campo Tipo a opção Abastecimento você conta com a seguinte tela para preenchimento.

Campos

Tipo de despesa: Este campo se refere ao tipo da despesa que deve estar vinculada à ordem. As opções são provenientes do cadastro de Tipos de despesa da frota.

Descrição: Neste campo você deve inserir o combustível que está sendo relacionado à ordem de abastecimento. As opções são aquelas provenientes do cadastro de Materiais e serviços, e que possuem classificação como combustível.

Especificação: Este campo corresponde à especificação do material informado no campo anterior. As opções também são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Unidade de medida: Neste campo é exibida a unidade de medida que está relacionada ao material selecionado. As opções são provenientes do cadastro de Unidades de medida e vinculadas no cadastro de Materiais e serviços.

Completar o tanque: Neste campo você deve informar se o tanque será completado ou não.

Quantidade: Caso você indique no campo anterior que não será completado o tanque, o que impossibilitaria registrar a quantidade exata de abastecimento, você deve informar neste campo qual a quantidade de combustível está sendo autorizada na ordem de abastecimento.

Quando informado no campo Tipo a opção Serviço você conta com a seguinte tela para preenchimento.

Campos

Tipo de despesa: Este campo se refere ao tipo da despesa que deve estar vinculada à ordem. As opções são provenientes do cadastro de Tipos de despesa da frota.

Descrição: Neste campo você deve inserir o serviço que está sendo relacionado à ordem de abastecimento. As opções são aquelas provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Especificação: Este campo corresponde à especificação do serviço informado no campo anterior. As opções também são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.

Unidade de medida: Neste campo é exibida a unidade de medida que está relacionada ao serviço selecionado. As opções são provenientes do cadastro de Unidades de medida e vinculadas no cadastro de Materiais e serviços.

Quantidade: Este campo indica a quantidade do serviço autorizada na ordem de serviço.

 

Botões

+ORDEM: Ao clicar neste botão, você adiciona uma nova ordem de abastecimento ou serviço.

+COMBUSTÍVEL: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo combustível à ordem que está cadastrando.

+SERVIÇO: Ao clicar neste botão, você adiciona um novo serviço à ordem que está cadastrando.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.