NF-e recebidas

É nesta funcionalidade que são listadas todas as notas fiscais eletrônicas recebidas da Secretaria da Fazenda ou por upload, emitidas para o CNPJ configurado no sistema.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu Executando > Comprovantes > NF-e recebidas.

Visualizando NF-e recebidas

Nesta tela podem ser visualizadas bem como registradas as manifestações referentes as notas fiscais.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Caso sejam incluídos outros critérios de pesquisa, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Informações das NF-e recebidas

Inicialmente é possível visualizar:

NÚMERO: Nesta coluna, o usuário visualiza o número da nota fiscal e a chave de acesso para verificação de autenticidade. Clicando sobre ela ainda é possível acessar as informações da nota de forma detalhada.

EMITENTE: Nesta coluna, o usuário visualiza a razão social do fornecedor que emitiu a nota fiscal eletrônica.

CPF/CNPJ: Nesta coluna, o usuário visualiza o CPF/CNPJ do fornecedor que emitiu a nota fiscal eletrônica.

DATA/HORA DE EMISSÃO: Nesta coluna, o usuário visualiza a data e a hora em que a nota fiscal foi emitida.

VALOR (R$): Nesta coluna, o usuário visualiza o valor da nota fiscal.

STATUS: Nesta coluna, o usuário visualiza a situação da nota fiscal, perante às partes envolvidas com a emissão. O primeiro ícone traz a informação da nota perante à Secretaria da Fazenda. O segundo, indica que se o sistema possui as informações de importação do XML da nota. O terceiro, traz as informações inseridas pelo emitente, caso possuam. O quarto ícone registra as informações inseridas pelo transportador, caso esse seja terceirizado. Neste caso, quando possuir Conhecimento de Transporte vinculado a Nota fiscal, também eletrônica, é possível ainda acessá-la rapidamente. E por fim, o registro das ações tomadas pelo destinatário.

Efetuando manifestações

Assim que as notas constem na listagem principal da funcionalidade, você pode efetuar a sua manifestação. Acessando o botão Outras opções ou selecionando mais de uma nota, para o registro em lote, você possui as opções Ciência da emissão, Confirmação da operação, Operação não realizada ou Desconhecimento da operação.

Registrando recebimentos

Para efetuar o recebimento das notas, basta que você selecione uma ou mais e clique em RECEBIMENTO.

Caso necessário, você possui a opção de desfazer o recebimento anteriormente realizado. Basta selecionar novamente uma ou mais notas, e clicar em RECEBIMENTO > Desfazer recebimento.

Visualizando histórico de recebimentos

Você tem a possibilidade de visualizar o histórico dos recebimentos realizados em cada uma das notas. Para tanto, basta clicar no ícone destacado abaixo:

Botões

MANIFESTAR: Neste botão você registra as manifestações em uma ou mais notas, conforme seleção realizada.

RECEBIMENTO: Neste botão você registra o recebimento das mercadorias constantes na nota fiscal, conforme seleção realizada.

CONSULTAR: Clicando neste botão, você estimula manualmente o sistema para realizar a busca das notas fiscais eletrônicas na Secretaria da Fazenda.

MAIS AÇÕES: Clicando neste botão, você visualiza algumas opções de ações em lote que podem ser tomadas com os registros selecionados, como o upload do XML da NF-e ou ainda o download do DANF-e ou XML DA NF-e.

Visualizar resultado: Clicando neste botão, você visualiza os documentos consultados, classificados como Documentos completos, que é o documento que tem o XML importado, e Documentos resumos que é quando recebe a nota fiscal resumida que ainda não tem o XML importado.

Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.