Com a chegada de um novo exercício, tem-se alguns procedimentos a serem realizados, dentre eles, o início e encerramento, bem como, a importação do orçamento para as entidades que não utilizam o sistema Planejamento (Desktop).
A seguir, são apresentadas informações que devem ser verificadas de forma a garantir a continuidade da gestão pública com o orçamento devidamente cadastrado no sistema Contabilidade (Desktop).
Como realizar a importação do orçamento
- Criação do Exercício no Contabilidade
Para as entidades que não fazem uso do sistema Planejamento (Desktop) na criação de seus orçamentos, deverão realizar primeiramente a criação do Exercício no Contabilidade.
Logo, acesse o menu Controle > Entidades > Parâmetros e após clique em Inserir.


Criado o orçamento com todas as parametrizações necessárias, basta efetuar os próximos passos logo abaixo.
- Importação dos Dados Iniciais no Contabilidade
No sistema Contabilidade, acesse o exercício de referente a criação do orçamento e realize os seguintes procedimentos:
-
Primeiramente, no módulo Financeiro > Utilitários, clique em Atualizar dados para importação dos dados iniciais;

Será apresentada uma mensagem sobre a verificação da existência de uma nova atualização. Logo, basta clicar em Executar.

-
Após verificação e atualização, caso necessária, acesse novamente o módulo Financeiro > Utilitários > Importar Dados Iniciais, realize a respectiva importação selecionando os seguintes arquivos:
- Classificação de contas;
- Contas;
- Eventos contábeis;
- Encerramento e Início de Exercício;
- Rubricas;
- Elementos.

Cabe ressaltar que ao escolher a primeira opção, o 1º e 2º passo deverão ser realizados em cada entidade do município. Optando pela segunda, apenas o 3º passo, que veremos agora, deverá ser realizado.
- Cadastro do Orçamento no Contabilidade
Realizada a criação do Exercício e a importação dos Dados Iniciais, efetuaremos os cadastros de Receitas e Despesas manualmente.
Então acesse o módulo Orçamento > Arquivos > Despesas/Receitas, e insira todas as Despesas e Receitas que compõem o orçamento da entidade no respectivo exercício. Veja um exemplo de cada cadastro:

