



Certifique-se:
- que o plano de contas configurado condiz com o plano de contas utilizado pela UF;
- o correto procedimento de início do exercício;
- a integridade dos dados transferidos;
- a integridade dos lançamentos do novo exercício conforme roteiro contábil proposto pelo Tribunal de Contas.
Veja o resumo dos procedimentos para o correto início do exercício...
- Certificar o procedimento de Início do Exercício
Para garantir o início do exercício adequado, os seguintes procedimentos deverão ser realizados. Vale destacar que os dois primeiros itens são de caráter técnico e realizados pelos profissionais das Revendas e Filiais.
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Procedimento Técnico - Revise os lançamentos efetuados automaticamente pelo processo de início do exercício
Pois são todos gerados por eventos iniciados em 99.1.9XX. No Sapo Utilitários, em Cadastros > Tipos de Validação do Início é possível visualizar todas as fases de início e cada uma delas, comentários indicam os lançamentos que são realizados.
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Procedimento Técnico - Realize validações nos roteiros de lançamentos contábeis do Tribunal de Contas
Quando existirem os roteiros publicados pelo TCE, você deve verificar se os lançamentos existentes no sistema estão de acordo com os propostos pelo Tribunal.
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Realize a importação dos dados iniciais
Por meio do menu Utilitários > Importar Dados Iniciais, os arquivos abaixo deverão ser importados pois são necessários para o início do exercício e configuração contábil.
Assim, basta que você não efetue a marcação para a importação dos respectivos arquivos.
- Classificação de contas;
- Configuração de contas automáticas;
- Encerramento e início do exercício de exercício;
- Encerramento e Início de exercício da Matriz;
- Classificação por elementos;
- Eventos Contábeis;
- Tipos de compromissos;
- Relacionamento de VPA e rubricas;
- Relacionamento de VPD e elementos;
- Configuração de validação;
- Classificação de Rubricas;
- Configuração de Conta Corrente Siconfi;
- Configuração de Equivalência;
- Consultas de Banco Federal;
- Configuração de Validação Federal;
- Configuração de Validação;
- Contas – esta opção deverá ser importada somente após a execução da etapa de início do exercício, no qual será solicitada a importação por meio da validação abaixo. Veja:

- Etapas de Início do Exercício
- Conheça a etapa Validações

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Executar Validações de início do exercício
Esta fase é obrigatória, pois é por meio dela que o sistema valida informações importantes como versões de arquivos de configuração de lançamentos, data contábil, entre outros.
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Executar pré-validações de início do exercício
Nesta fase são executadas todas as pré-validações padrões do sistema, conforme configurações para cada Estado.
- Conheça a etapa Importações

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Importar orçamento para o novo exercício
Por meio desta rotina, são importadas as Receitas e Despesas da LOA do Planejamento caso não existam no Contabilidade. Para tanto, o sistema verifica antecipadamente se:
- A LOA está aprovada;
- Sincronização realizada;
- Importação dos Programas, Aplicações de Recursos, Detalhamentos, entre outros.
Por meio desta etapa também são geradas as contas vinculadas aos cadastros.
- Conheça a etapa Início do exercício

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Copiar dados adicionais das contas
Nesta etapa o sistema efetua a cópia dos dados adicionais vinculados às contas do ano anterior para as contas do novo exercício.
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Importar empenhos anteriores e ordens anteriores para o novo exercício
Neste processo são importados os empenhos anteriores e ordens anteriores com saldo para o novo exercício. Juntamente com estas informações, são replicados também os itens das ordens de pagamento para os estados que utilizam, bem como, o rateio para essas ordens de pagamentos referentes a consórcios, vencimentos e documentos fiscais.
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Importar dados de em liquidação de empenhos e empenhos anteriores
Por meio deste processo o sistema importa os registros Em liquidação com saldo para o novo exercício.
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Gerar contas de cadastros
Quando a geração de contas de cadastros ainda não foi efetuada por meio da funcionalidade Importar o orçamento para o novo exercício, ao selecionar esta etapa, o sistema executa a respectiva geração, a qual pode ser igualmente realizada pelo Módulo Financeiro > Utilitários > Gerar contas de cadastros. São gerados as contas de elementos, rubricas, contratos de dívida, contratos e convênios.
Na etapa Processos opcionais, como o próprio nome diz, permitem que você selecione ou não a opção que deseja, conforme sua necessidade.

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Excluir os restos não movimentados transferidos para o cadastro de restos a pagar no novo exercício
Nesta rotina o sistema exclui os restos a pagar inseridos anteriormente pela rotina Transferir as ordens de pagamento em aberto para o cadastro de restos a pagar no novo exercício.
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Excluir as despesas extras não movimentadas transferidas para o novo exercício
Por meio deste processo o sistema exclui as despesas extras inseridas anteriormente pela rotina Transferir as ordens de pagamento em aberto para o cadastro de restos a pagar no novo exercício.
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Transferir as ordens de pagamento em aberto para o cadastro de retos a pagar no novo exercício
Nesta etapa o sistema insere automaticamente os restos a pagar no novo exercício a partir das ordens de pagamento em aberto, ou seja, as ordens sem data de pagamento e que não tenham sido geradas automaticamente pelo sistema no ano anterior.
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Transferir as despesas extras em aberto para o novo exercício
Ao selecionar este processo, o sistema insere automaticamente as despesas extras do ano anterior no novo exercício a partir daquelas em aberto, ou seja, as despesas extras sem data de pagamento.

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Importar saldos de despesas anteriores e receitas anteriores
Por meio desta etapa, o sistema insere os dados nos cadastros de Despesas anteriores, Despesas anteriores do Legislativo e Receitas anteriores, os quais podem ser acessados pelo Módulo Orçamentário > Arquivos.


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Fases de início