- Registrar ou realizar a baixa em cobrança de boletos ou débitos automáticos;
- Pagar títulos, impostos ou folha de pagamento.
O responsável pela geração de remessa tem por função identificar os pagamentos realizados com transação de Ordem Bancária e providenciará o pagamento automático destes itens simultaneamente, ou seja, com o envio de arquivo de remessa bancária.
- Dados referentes aos pagamentos que já estão em banco de dados conforme pagamentos realizados;
- Dados pertencentes a cada entidade que enviará a remessa, como por exemplo o código da entidade no respectivo banco.
- Configuração da Remessa Bancária
Para o envio da remessa, primeiramente faz-se necessário a sua configuração. Então acesse o menu Configurando > Remessas bancárias.


No campo Script deve ser indicada a configuração referente ao banco em questão. Abaixo você conhece um pouco mais sobre quais são os modelos padrões disponibilizados pela Betha.


- Configuração do Credor
Além da remessa bancária, o cadastro do Credor também deve ser configurado, quando este se refere a uma entidade pública.
Acesse o menu Administrando > Pessoas > Credores e após localizar o respectivo cadastro, edite-o e no campo Natureza Jurídica, da guia Dados pessoais, indique o código de órgão público. Exemplo:

- Campos adicionais nas Contas bancárias
É importante também realizar o preenchimento dos Campos adicionais presentes nos cadastros das Contas bancárias (pagadoras), pois impactarão na geração do arquivo.
A seguir você conhecerá quais são os respectivos campos adicionais e qual banco utiliza cada um deles. Mas lembre-se, que o acesso aos cadastros de Contas bancárias é realizado pelo menu Administrando > Bancários > Contas. Esse acesso é igual para os sistemas Contábil e Tesouraria (Cloud).


- Código do Convênio
Utilizado pelo Banco do Brasil (BB) como pela Caixa Econômica Federal (CEF), esse dado é gerado no arquivo 0.07 e 1.11 com o código do Convênio recebido pelo Banco.

- Código do Compromisso
Utilizado pelo apenas pela CEF, esse dado é gerado no arquivo 1.13, juntamente com a informação recebida pelo Banco.

- Parâmetro de transmissão
Como o anterior, esse dado é utilizado apenas pela CEF, sendo gerado o arquivo 0.08 e 1.14, juntamente com a informação recebida pelo Banco.

- Como configurar cada um dos Campos adicionais
Para visualizar os campos na guia Dados adicionais, é essencial que sua configuração seja realizada, caso contrário não será possível seu preenchimento. Entretanto, cabe ressaltar ainda que essa configuração se dará pelo sistema Contábil por meio do menu Utilitários > Campos adicionais.
Em seguida você será redirecionado para um ambiente específico Campos adicionais. E para dar início a configuração clique em + EDITOR.


Após utilize o botão + para adicionar nova configuração e realize o preenchimento os seguintes campos:


Como na imagem demonstrada, no campo Cadastros, está selecionado Contas bancárias, pois são nestes em que os campos adicionais constarão para preenchimento.
Após adicione um agrupador e insira um Título, por exemplo:


Com o agrupador inserido, basta inserir os campos citados anteriormente e configurá-los para o devido preenchimento. Assim, clique no botão Adicionar um campo e realize a sua configuração:

Realize o mesmo processo para os demais campos adicionais:


- Campos adicionais no Pacote de pagamentos
Realizada a configuração dos Campos adicionais no sistema Contábil para que sejam visualizados e preenchidos nos cadastros das Contas bancárias pagadoras, é hora de efetuar também a configuração dos Campos adicionais vinculados ao Pacote de pagamentos, o qual é gerado pelo ambiente Pagamentos do sistema Tesouraria (Cloud).

São eles:
- Data de agendamento
Refere-se a data da efetivação do pagamento. Ao preenchê-lo, é gerado o arquivo A.19 e B.17 com a referida data, caso contrário, é gerado com a data do pagamento.

- Motivo
Na geração do CNAB CEF e CNAB BB, ao efetuar um pagamento, no qual se realize a transferência de recursos para contas bancárias, também pertencentes a órgãos públicos, e utilize recursos especificados no TAC/Decreto 7.507/2011, estes bancos validam e obrigam a informação do motivo dessa transferência.
E para atendimento, é necessária a criação do campo adicional Motivo, o qual também está vinculado ao pagamento para preenchimento. Assim, ao informá-lo, ele constará na coluna A.32 do arquivo da remessa bancária.

- Como configurar cada um dos Campos adicionais
Ao contrário dos Códigos de convênio e do compromisso, bem como, do Parâmetro de transmissão, os campos adicionais Data de agendamento e Motivo são configurados pelo sistema Tesouraria (Cloud). Ent