Como realizar o Encerramento e Início do Exercício da Escrituração no Contábil



  • A primeira delas é que este manual tem o objetivo de esclarecer e orientar de forma rápida e simples como proceder com o Encerramento e Início do Exercício da Escrituração Contábil.
  • Além disso, recomenda-se que o Início do exercício seja realizado somente após o Encerramento. Na possibilidade do início ter sido executado antes, este deverá ser efetuado novamente, pois o Início obtém dados do Encerramento do Exercício.

Antes de conhecer os processos, duas ressalvas deve ser observadas...

É importante ressaltar que, para a virada de exercício,  as configurações e ativações de alguns cadastros auxiliares, presentes nos sistemas Planejamento (Cloud), Contábil e Tesouraria (Cloud),  deverão estar devidamente válidas para o novo exercício.

Em favor disso, será de responsabilidade da equipe de Gestão de Produtos da área de Planejamento e Contabilidade, a ativação e a cópia de configurações (previsão para última semana de dezembro), como por exemplo o Plano de Contas  e Equivalências. Assim, você técnico e usuário, não precisará se preocupar com essas rotinas.

Acompanhe abaixo quais o cadastros auxiliares e configurações estão contemplados:

  • Origens de alterações de despesa;
  • Tipos de aplicações;
  • Tipos de bloqueios;
  • Tipos de alteração de receita;
  • Deduções da receita;
  • Transações financeiras;
  • Retenções;
  • Receitas extraorçamentárias;
  • Recursos administradores de retenções;
  • Recursos movimentados por Contas bancárias;
  • Recursos administrados por Contas bancárias;
  • Tipo de movimentos;
  • Tipo de documentos.
  • Eventos contábeis e seus scripts;
  • Contas correntes, Componentes e seus scripts;
  • Desmembramento de receitas (com base no orçamento do exercício);
  • Configuração interação Tributos;
  • Configuração interação Folha;
  • Plano de contas e Contas contábeis;
  • Equivalências de escrituração e seus Itens.

Verifique se a cópia das peças orçamentárias PPA, LDO e LOA estão devidamente realizadas no sistema Planejamento (Cloud). Para isso acesse, por meio do ícone ao lado, o manual disponível na nossa Central de Ajuda, o qual abordará orientações e dicas sobre a elaboração do orçamento do seu município.

É recomendável que utilize a Configurações funcionais no ano anterior, ou seja, coloque em uso, pois não ocorrem alterações constantes conforme o acompanhamento amparado da Portaria 42/1999 (MOG). Para tanto, o sistema permite a sua criação.

Essa sugestão (colocar em uso do ano anterior) também é válida para as configurações de Naturezas de Receitas e Despesas, Organogramas e Recursos, mas, como já citado o sistema permite a criação de uma nova configuração para ambos, bem como, todos os cadastramento, além de ser possível copiar a configuração do ano anterior e colocá-la em uso no novo exercício. 

Outra dica é com relação a disponibilização de saldos orçamentários para a execução para o novo exercício.

E como isso ocorre? Pela simples sanção da LOA os saldos são disponibilizados para o Contábil, bem como, para o Compras (Cloud).


Vale ressaltar ainda que, após a sanção da LOA, os documentos escrituráveis referentes a receita e despesa orçamentária devem ser devidamente reconhecidos também pela contabilidade nos grupos 5 e 6 do plano de contas vigente para o ano. Isso é possível por meio do botão ENVIAR PARA ESCRITURAÇÃO. Então utilizem-no!

No aspecto financeiro, para a abertura do exercício, diversos cadastros e configurações, já citados no primeiro item, esses serão disponibilizados pela própria de Gestão de Produtos, ou seja, o usuário não precisará realizar a ativação e cópia dos cadastros auxiliares e configurações respectivamente.

Já a disponibilização dos saldos financeiros dos restos a pagar, despesas extras, bancários e consignações (DDOs) é automaticamente realizada pelo sistema. Isso mesmo! Não há necessidade de execução de qualquer rotina para a disponibilização desses saldos. Isso porque, no sistema cloud, o Contábil possui o controle único dos saldos citados e possibilita executar os saldos iniciais (fases) da escrituração quando finalizado o encerramento do exercício anterior. 

Por fim, outra dica é realizar o encerramento do período financeiro para bloquear movimentações equivocadas. Para isso, acesse o menu Executando > Período financeiro e clique em ENCERRAR informando a data de 31/12 do respectivo ano.


Já está disponível, na funcionalidade de encerramento do período financeiro, o recurso que permite você anular os empenhos estimativos com saldos.
Para utilizá-lo , acesse a funcionalidade por meio do menu Executando > Período financeiro e ao clicar em ENCERRAR e informar a data 31/12 do respectivo ano, a opção Anular empenhos estimativos com saldos estará habilitada para seleção.
Para conhecer mais sobre este aprimoramento acesse as Novidades do sistema

É fortemente recomendado que para cada novo exercício o Plano de contas seja duplicado para dar autonomia dos registros contábeis, principalmente quando existem alterações de um ano.

Para tanto, como já mencionado no primeiro item, tanto o plano de contas e suas contas contábeis, como outras configurações referentes a estrutura para a escrituração, estão sob responsabilidade da Gestão de Produtos da Betha Sistemas.


Porém, após execução das réplicas, a manutenção dos contas correntes, eventos contábeis e afins, são de responsabilidade das Revendas e Filiais, pois já atuam com as criações e customizações conforme entidades e seus estados.
Já para os estados de SC e PR, essas manutenção estão ainda sob responsabilidade também da equipe de Gestão de Produtos.

Para executar o encerramento, acesse o menu Escriturando > Períodos e após, clique sobre o botão ENCERRAR PERÍODO. Após, uma tela é apresentada para que você informe a data período contábil, ou seja, 31/12 do ano correspondente ao fechamento além de outras opções para execução, como as validações, fases e geração do número de controle.

É essencial que você habilite as opções Encerrar exercício e Executar as fases. Já a função Gerar número de controle, próximo número objetiva identificar o último número gerado no período anterior e efetuar a geração dos demais números de controles no encerramento do exercício. Essa informação é utilizada por entidades de SC e PR, mas caso sua entidade não realiza a geração desta informação basta desmarcá-la.

Aguarde e lembre-se que durante o execução do processo é possível visualizar no ambiente Períodos da escrituração, informações referentes a essa execução, como:

  • Data da execução do encerramento;
  • Usuário que realizou a rotina de encerramento;
  • Status da execução.

E por meio do botão Mais detalhes, você visualiza a Validações,  as Fases de encerramento e a Efetivação, bem como, se foram Executados com sucesso.

Outro recurso que facilita a visualização de informações é o Histórico de encerramento e reabertura do período, o qual você acessa pelo seguinte botão:

Encerramento do exercício executado, é possível conferir os lançamentos de encerramento acessando o ambiente Escriturações de documentos.


Se surgir lançamentos de encerramento com a situação igual a Não escriturado ou Inconsistente, é possível que seja de alguma situação pontual da entidade (resquícios da base de dados).
Nesta situação, recomenda-se entrar em contato com a equipe de suporte técnico da Betha Sistemas.

Com o exercício devidamente encerrado, é hora de executarmos a rotina de início do próximo ano. E conforme já mencionado no início desta página, NÃO há necessidade de executar a rotina de início antes do encerramento, mas somente após.

Assim sendo, após efetuar o login no respectivo ano, para acessar a funcionalidade utilize o menu Escriturando > Períodos. Clique em Iniciar exercício, localizado no botão ENCERRAR PERÍODO e informe a data 01/01 ambos os campos e após clique em SIM.

Durante a execução da rotina de início, é possível visualizar no ambiente Períodos da escrituração, informações referentes a execução, igualmente já demonstrada no processo de encerramento. E por meio do botão Mais detalhes, você visualiza as Fases de início e a Efetivação, bem como, se ambos foram Executados com sucesso.

Início do exercício executado, é possível conferir os lançamentos contábeis acessando o ambiente Escriturações de documentos. Veja como exemplo, os lançamentos de Saldos iniciais, bem como, de Abertura referentes ao início de 2020 já devidamente escriturados:


Se surgir lançamentos de início com a situação igual a Não escriturado ou Inconsistente, é possível que seja de alguma situação pontual da entidade (resquícios da base de dados).
Nesta situação, recomenda-se entrar em contato com a equipe de suporte técnico da Betha Sistemas.