e-Sfinge: Como realizar sua geração e envio pelo Contabilidade?
- Conferência dos lançamentos
- Validador
- Como criar a configuração ODBC
Antes de realizar a configuração do sistema Validador (próximo item), primeiramente, é necessário efetuar seu download por meio do site http://download.betha.com.br/, bem como, criar uma Configuração ODBC.
Ao clicar, informe seu usuário e senha . Lembre-se sempre de fazer o download da instalação e da atualização do sistema com data mais atual.
Instalada a versão e atualização, é hora de configurar as conexões ODBC. Efetue a abertura do sistema Validador, por meio do atalho criado na sua área de trabalho, e clique sobre o seguinte ícone na tela que será apresentada:
Após, na aba Fonte de dados de usuário, clique no botão Adicionar…:
Ao clicar em Concluir, conforme a imagem anterior, a tela para Configuração ODBC será apresentada e seguintes informações deverão ser preenchidas.
- Aba ODBC
Data source name: Informe Validador como nome da conexão.
- Aba Database
Server name: informe Validador como nome do serviço configurado no SYBASE.
Data base name: informe Validador como nome do banco de dados. Em geral utiliza-se esse.
- Aba Network
Insira as informações de IP e porta as quais foram configuradas no SYBASE. Como sugestão a porta do validador deve ser igual ou superior o código 9015.
Após o preenchimento dessas informações, clique em OK. Pronto! Sua conexão ODBC está criada, veja:
Clique novamente em OK para confirmação da Configuração ODBC e no próximo passo, será apresentado como configurar o Validador.
- Como configurar o Validador
Na sua área de trabalho, clique no ícone do sistema Validador. A tela de acesso será apresentada, devendo ser informado o Usuário: admin e Senha: admin, ambos padrão para possibilitar o acesso:
A configuração do sistema inicia ao acessar o menu Controle > Entidade. Clique em Editar, para poder inserir dados importantes como Nome, CNPJ, endereço entre outros.
É muito importante para a geração do e-Sfinge, referente ao CI (Controle Interno), que o campo Entidade para TCE seja preenchido com o código disponível no site do TCE-SC. E para saber como encontrá-lo, observe as orientações a seguir.
Acesse o site do TCE em http://www.tce.sc.gov.br/esfinge e por meio do botão ACESSO AOS SISTEMAS, informe seu Usuário e Senha.
Após, por meio do menu TCE Virtual > e-Sfinge Web, clique em Análise e Confirmação > Remessa.
Continuando, após os dados da entidade estarem devidamente preenchidos, clique no botão Parâmetros.
Na tela acima é configurado o exercício no qual o envio do e-Sfinge será efetuado. Assim, basta informar e a gravar.
Pronto! O validador já está pronto para efetuar o envio ao e-Sfinge.
- Como importar os artefatos
Para o envio ao e-Sfinge dos arquivos do Compras (Desktop), Contabilidade e Planejamento (Desktop), já estão disponíveis os arqjoblets para geração. Para importá-los na base, realize o procedimento abaixo.
Acesse menu iniciar do Windows e pesquise por Administração, ou acesse a pasta de instalação do sistema Ferramentas, geralmente em: C:\BthTools, e escolha o sistema admin.exe.
Igual ao Validador, acesse o sistema Administração informando admin nos campos Usuário e Senha e escolha a Conexão que deseja atualizar.
Ao logar no sistema, a tela Administração das Ferramentas será apresentada. Assim, na aba Atualização de Banco, no quadro Artefatos, selecione o Sistema que deseja atualizar e clique em Atualizar Artefatos. Aguarde o processo ser concluído.
- Saiba mais sobre importação de artefatos assistindo ao vídeo ao lado!

- Como gerar os arquivos
- Quais sistemas geram o e-Sfinge
Os sistemas responsáveis pela geração dos arquivos ao e-Sfinge são:
- Contabilidade
- Planejamento (Desktop)
- Compras (Desktop)
- Folha (Desktop)
- Tributos (Desktop)
- Forma de envio
A forma de envio de cada entidade, é sempre Webservice. Quanto aos tipos de envio poderá ser Controle Interno (CI) ou Unidade Gestora (UG), dependendo da entidade que está enviando os dados.
- Controle Interno - CI
No CI, o envio dos arquivos no Planejamento (Desktop) e Contabilidade está sob responsabilidade da entidade Prefeitura e de forma consolidada.
Já a entidade Câmara, por exemplo, realizará a geração somente dos arquivos Componente Fiscal e Publicidade Relatório Fiscal, com relação ao Controle Interno do Contabilidade.
- Unidade Gestora
Já na UG, os arquivos são enviados por todas as entidades como Prefeitura, Fundos, Câmaras, entre outros.
- Controle Interno - CI
Como citado anteriormente, para o envio das informações ao e-Sfinge referente o Controle Interno, você deverá acessar o sistema Planejamento (Desktop) e gerar os arquivos referentes às peças PPA e LDO. Já no Contabilidade realiza a geração do orçamento, ou seja, da LOA. E tudo isso de forma consolidada.
Algumas verificações poderão ser realizadas previamente e como sugestão elencamos logo abaixo. Confira!
- 1º PASSO - Ato do PPA
É importante lembrar que os dados da peça orçamentária apenas serão enviados se existir alguma alteração para o respectivo ano de envio. E como todas as alterações de PPA deverão obrigatoriamente possuir um Ato vinculado, certifique-se que o Ato esteja informado no Cadastro do PPA, caso contrário, insira-o.
Para cadastrá-lo você acesse o Módulo PPA > Arquivos > Legislação > Atos, ou mesmo, o menu Arquivos > Planos Plurianuais. No campo Ato Regulamentador, utilize a tecla F3 para cadastrar.
Ao cadastrar um novo Ato referente às alterações do PPA, para o referido ano de envio do e-Sfinge, o preenchimento de alguns campos se fará com as seguintes informações:
- Tipo: Lei. Para pesquisar, utilize a tecla F2 e selecione a Classificação 3 – Lei. Para cadastrar utilize o F3;
- Data a Vigorar: 1º de janeiro do referido ano – 01/01/20XX;
- Nat. do texto jurídico: PPA e suas alterações. Para pesquisar essa natureza, utilize a tecla F2 e selecione o Código 1. Para cadastrá-la faça uso do F3;
- Arquivo: Obrigatório. Representa o arquivo do ATO. (Ex.: teste.txt). Ressalta-se que o arquivo .txt ou .doc, deverá ser inserido na pasta textos da entidade onde se encontra o E-sfinge CI;