ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-05

Importação do Orçamento para entidade que não utiliza o Planejamento



Com a chegada de um novo exercício, tem-se alguns procedimentos a serem realizados, dentre eles, o início e encerramento, bem como, a importação do orçamento para as entidades que não utilizam o sistema Planejamento (Desktop).

A seguir, são apresentadas informações que devem ser verificadas de forma a garantir a continuidade da gestão pública com o orçamento devidamente cadastrado no sistema Contabilidade (Desktop).

Como realizar a importação do orçamento

Clique e conheça cada etapa da importação no sistema

PASSO 1

Criação do Exercício no Contabilidade

PASSO 2

Importação dos Dados Iniciais no Contabilidade

PASSO 3

Cadastro do Orçamento no Contabilidade

Assista!

Vídeo explicativo sobre a importação do orçamento

Para as entidades que não fazem uso do sistema Planejamento (Desktop) na criação de seus orçamentos, deverão realizar primeiramente a criação do Exercício no Contabilidade

Logo, acesse o menu Controle > Entidades > Parâmetros e após clique em Inserir.

Criado o orçamento com todas as parametrizações necessárias, basta efetuar os próximos passos logo abaixo.

No sistema Contabilidade, acesse o exercício de referente a criação do orçamento e realize os seguintes procedimentos:

Será apresentada uma mensagem sobre a verificação da existência de uma nova atualização. Logo, basta clicar em Executar.

  • Classificação de contas;
  • Contas;
  • Eventos contábeis;
  • Encerramento e Início de Exercício;
  • Rubricas;
  • Elementos.

A importação dos Dados Iniciais pode ser realizada por entidade individualmente ou selecionar todas e importar uma única vez os respectivos dados.
Cabe ressaltar que ao escolher a primeira opção, o 1º e 2º passo deverão ser realizados em cada entidade do município. Optando pela segunda, apenas o 3º passo, que veremos agora, deverá ser realizado. ​

Realizada a criação do Exercício e a importação dos Dados Iniciais, efetuaremos os cadastros de Receitas e Despesas manualmente.

Então acesse o módulo Orçamento > Arquivos > Despesas/Receitas, e insira todas as Despesas e Receitas que compõem o orçamento da entidade no respectivo exercício. Veja um exemplo de cada cadastro: