Início do Exercício do E-nota Fly

Entende-se por competências os períodos que compõem o exercício, ou seja, tratam-se dos meses do ano.

As movimentações de serviços prestados e tomados devem ser registradas nestes períodos, conforme prevê a legislação.

Por meio da funcionalidade Competências, é possível inserir os 12 (doze) períodos correspondentes ao exercício. Acesse o menu Cadastros > Financeiros > Competências você pode cadastrar as competências uma a uma:

Para isso basta clicar sobre botão Novo e informar uma Descrição, a Data inicial e final e o Vencimento da competência e logo gravar para salvar.

Ou acessar o menu Processos > Gerar competências e cadastrar todas do ano de forma automática.

Informe o Ano da geração, o Dia de vencimento do ISS (para informar o dia vencimento do ISS retido deve ser acessado o Livro eletrônico).

Na Descrição informe como deseja demonstrar o nome das competências, se com abreviações ou nome completo, conforme explicação no quadro e clique em Gerar.

Caso você utilize o sistema Livro Eletrônico estas informações de competências já estarão criadas e prontas para uso por serem compartilhadas entre os sistemas. Confira o Manual de Início de exercício no Livro Eletrônico disponível na Central de Ajuda.

Devemos nos atentar a fórmula de Cálculo de correção/juro/multa do valor da guia, pois caso sua entidade utilize Indexadores para cálculo de acréscimos, você deverá verificar qual o indexador utilizado e realizar a manutenção no valor.

Acessando o menu Cadastros > Configurações > Fórmulas e selecionando o script de cálculo de correção , clique em editar script e veja o nome do indexador utilizado.

Veja um exemplo:

Acesse então o Cadastro de indexadores por meio do menu Cadastros > Financeiros >  Indexadores e selecione o que você deseja alterar por meio das setas de navegação ou pela lupa:

No botão Adicionar informe a data base e o valor e grave para salvar a alteração.

Caso sua entidade utilize o sistema Tributos Desktop é importante destacar as configurações que devem ser realizadas no sistema para a integração de guias.

Primeiramente você precisa conferir se as competências para o ano desejado foram cadastradas. Acesse o sistema Tributos e no Módulo Lançamento > Arquivos > Cálculos > Competências e busque os dados. 

Se necessário realize o cadastro informando a Descrição, a Data Inicial e a Data final, informe o número da Parcela e o Ano. Após clique em Gravar para salvar.

Faça isso para todas as 12(doze) competências.

Caso tenha ficado com dúvidas assista o vídeo ao lado.