Inicio de Exercício no Livro Eletrônico

Entende-se por competências os períodos que compõem o exercício, ou seja, tratam-se dos meses do ano.

As movimentações de serviços prestados e tomados devem ser registradas nestes períodos, conforme prevê a legislação.

Por meio da funcionalidade Competências, é possível inserir os 12 (doze) períodos correspondentes ao exercício. Acesse o menu Cadastros > Financeiros > Competências.

  Você pode cadastrar as competências uma a uma ou acessar a guia Gerar Competência e cadastrar todas do ano de forma automática

Informe o Ano da geração, o Dia de vencimentos do ISS e informe um dia de vencimento para o ISS Retido somente se for um vencimento diferente do ISS Prestado, caso seja o mesmo não há necessidade de preenchimento

Na descrição informe como deseja demonstrar o nome das competências, se com abreviações ou nome completo, observe as informações no quadro e clique em gerar.

Todas as competências do ano estão criadas:

Caso você utilize o sistema e – Nota Fly, essas informações de competências já estarão criadas e prontas para uso por serem compartilhadas entre os sistemas.

Após realizar o cadastro de competências você precisa definir as configurações do sistema.

Acesse o menu Cadastros > Configurações > Gerais e informe o Ano:

Você deve conferir todos os parâmetros a serem liberados, sendo que o sistema realizará uma cópia do ano anterior. 

Na aba guia de pagamento, se a sua entidade utilizar valor mínimo para gerar parcela e desejar alterar este valor, deve ser informado o novo valor por meio do botão Adicionar, e logo gravar para salvar.   

Para as configurações de início de exercício ainda é necessário acessar as configurações de fórmulas por meio do menu Cadastros > Configurações > Fórmulas. São diversas opções disponíveis, mas talvez sua entidade não utilize todas as opções, então você deve acessar uma a uma e observar as que possuem cadastro para o ano atual. Para as que possuir, clique em Editar Script  e copie toda a informação da fórmula.

Após copiar a informação da fórmula, feche a janela do Editor de script e no campo Ano informe o novo ano desejado, deixe disponível para uso e grave. 

Ao gravar será habilitado o botão de editar script, clique e cole aqui os dados da fórmula copiada, Salve o script e logo após clique sobre o botão Gravar script.

Lembre-se você deve fazer isso para todas as fórmulas utilizadas pela sua entidade, caso contrário poderá haver impedimentos no uso do sistema.

Devemos nos atentar a fórmula de Cálculo de correção/juro/multa do valor da guia, pois caso sua entidade utilize Indexadores para cálculo de acréscimos, você deverá verificar qual o indexador utilizado e realizar a manutenção no valor.

Acessando o menu Cadastros > Configurações > Fórmulas e selecionando o script de cálculo de correção , clique em editar script e veja o nome do indexador utilizado.

Veja um exemplo:

Acesse então o Cadastro de indexadores por meio do menu Cadastros > Financeiros >  Indexadores e selecione o que você deseja alterar por meio das setas de navegação ou pela lupa:

No botão Adicionar informe a data base e o valor e grave para salvar a alteração.

Caso sua entidade utilize o sistema Tributos Desktop é importante destacar as configurações que devem ser realizadas no sistema para a integração de guias.

Primeiramente você precisa conferir se as competências para o ano desejado foram cadastradas. Acesse o sistema Tributos e no Módulo Lançamento >> Arquivos >> Cálculos >> Competências e busque os dados. 

Se necessário realize o cadastro informando a Descrição, a Data Inicial e a Data final, informe o número da Parcela e o Ano. Após clique em Gravar para salvar.

Faça isso para todas as 12(doze) competências.

Outra configuração necessária é no Módulo Administrador > Configurações > integrações com Sistemas Betha > Configuração Fly Livro onde você deve adicionar os tipo de receitas.

Para realizar esta configuração visualize quais as receitas utilizadas no ano anterior informando no campo Ano, por exemplo, 2019, assim serão demonstradas as receitas que estavam cadastradas no sistema.

Anote todas as receitas utilizadas dentre as colunas de Tipo da declaração, Sub-Receita, Tipo de Serviço e Convênio. Após anotar, no campo Ano, informe o ano atual de 2021 e inicie o cadastro com as mesmas informações.

Selecione o Tipo da declaração, Sub-Receita, Tipo de Serviço, Convênio e clique em Adicionar, ao finalizar grave para salvar.

 

Caso desejar, você pode acessar o vídeo disponibilizado ao lado.