Plano de contas

É importante destacar a necessidade de conferir o cadastro do contribuinte, pois deve ser informado no tipo de contribuinte Serviço declarado por conta onde afirma que determinada pessoa é uma Instituição financeira e informar o Banco:

 Por meio deste cadastro é possível realizar o cadastramento de Planos de contas, contendo a relação de contas que serão utilizados pelos Contribuintes que realizam Declarações através das contas.

Deste modo, sempre que estes Contribuintes realizarem suas declarações, o sistema irá apresentar a relação de contas vigente.

Por meio do menu Cadastros > Base cadastral > Plano de Contas você acessa a tela de Cadastro de plano de contas. Para cadastrar deve ser importado o plano de contas da COSIF, ou seja, as contas contidas no Banco Central.

Importante ressaltar que para efetuar suas declarações através das contas, é necessário que o Contribuinte esteja devidamente enquadrado como I – Serviço declarado por conta, no campo Tipo de contribuinte, constante no menu Cadastros > Contribuintes.

Caso não esteja informado, o fiscal poderá importar as contas da COSIF clicando no botão Importar contas COSIF.

No exemplo acima, demonstramos um registro no Livro Eletrônico, então caso queira adicionar uma nova conta para o banco, deve clicar no botão Novo, conforme imagem abaixo:

Preencha os campos:

  • Banco: selecione o banco por meio da tecla F2 ou da lupa . 
  • Plano de contas: é automaticamente sugerido pelo sistema de forma sequencial. 
  • Máscara: informe a respectiva máscara.
  • Plano vigente: Determine, ainda, se esse plano está ou não vigente. Lembrando que ao definir um plano como vigente, todos os demais cadastrados para aquele Banco serão marcados como não vigentes.

Clique sobre o botão Gravar.

Na sequência, você terá duas opções: +Adicionar conta ou Importar contas COSIF. Clique sobre a opção desejada.

É importante destacar que o cadastro de Planos de Contas poderá ser efetuado pelo próprio Contribuinte, no Módulo Contribuinte.

Por meio do menu Processos > Plano de contas você acessa a tela para realizar o procedimento:

Clique no botão Importar plano de contas e no Selecionar arquivo

Para selecionar o arquivo clique no botão +Arquivo:

Selecione o documento no seu computador e clique no botão Enviar:

Veja que o processo foi concluído:

Clique no botão Finalizar. Ao voltar para tela de importação do plano de contas  informe a alíquota e a data base e clique no botão Importar plano de contas:

Veja que o retorno foi dado com sucesso:

Demonstrando uma declaração como exemplo com um dos planos de contas pelo qual foi importado, veja que o plano de contas foi importado com sucesso: