Neste ambiente você encontrará orientações e dicas sobre a elaboração das peças do seu município no sistema Planejamento (Cloud).
A elaboração do orçamento é baseada em princípios que objetivam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
Como realizar a cópia dos orçamentos no Planejamento (Cloud)
- Naturezas de Receitas e Despesas
Antes de iniciar a cópia das peças, PPA e LDO, a entidade tem três possibilidades:
- Criar uma nova configuração
Realizar a criação de uma nova configuração de Natureza das Receitas e das Despesas, bem como o cadastramento das suas naturezas.
- Duplicar a configuração do ano anterior e colocar em uso
Realizar a duplicação das Naturezas de receitas e despesas e colocá-las em uso. Pois é fundamental que tais configurações estejam corretas e habilitadas, assim, ao realizar a cópia dos cadastros de Receitas e Despesas, o sistema realizará um de x para (relacionamento), assumindo as Naturezas válidas para o novo exercício.
Por exemplo, com o sistema logado no exercício o qual receberá a cópia das peças, acesse o menu Administrando > Naturezas > Receitas ou Despesas.
Na guia RECEITAS, clique em Duplicar na Configuração do ano anterior e após altere sua descrição conforme desejar. Feito isso, você deve colocá-la Em uso.





- Colocar em uso a configuração do ano anterior
Desconsiderando as duas opções anteriores, é recomendável que ambas as configurações de Naturezas do ano anterior sejam colocadas em uso, sem duplicação. Isso evitará a realização do de x para, pois sabe-se que atualmente são mínimas as alterações no roll das naturezas.
Assim, com o sistema logado no novo exercício, acesse o ambiente Naturezas e sem replicar, coloque as configurações do ano anterior em uso.
- Configurações em uso
Realizada a etapa de duplicidade das Configurações das Naturezas de receitas, bem como, de despesas, somente certifique-se que outras configurações estejam em uso previamente. Não há necessidade de duplicá-las, pois não existe o de x para, já que em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração.
Quais são elas?
- Funcional programática
- Organogramas
- Recursos
Assim, com o sistema logado no novo exercício, acesse as respectivas funcionalidades e verifique se todas estão em uso antes da cópia do PPA e LDO.
- Funcional programática - Administrando > Funcional programática > Configuração de funcionais


- Organogramas - Administrando > Estrutura organizacional > Organogramas

- Recursos - Administrando > Controle > Recursos

- Cópia de PPA
A funcionalidade Cópia de PPA é uma novidade do sistema Planejamento (Cloud). Para utilizar este recurso, acesse o menu Executando > Artefatos > Cópia de PPA.

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual PPA de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na próxima peça orçamentária.

- Atenção com os seguintes critérios!
Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configurações, Receitas, Macroobjetivos, Ações, Produtos e Localizadores, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.
Para tanto, caso seja selecionada a cópia das Despesas, as opções Programas, Macroobjetivos, Ações, Produtos e Localizadores são automaticamente selecionadas, pois as despesas necessitam que tais registros as acompanhem. Assim como os Programas, quando selecionada esta opção, os Macroobjetivos também serão copiados automaticamente.

Outros dois detalhes é que registros os quais estejam em exclusão ou excluídos não serão copiados. E receitas e despesas que tiverem vínculos com Marcadores, estes serão copiados também para o novo PPA.
- A cópia pode ser realizada de um ou mais PPA?
Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas e Ações de um determinado PPA por exemplo, e os demais cadastro de outro PPA, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.
E para acompanhar todo o processo de cópia, por meio do ícone NOTIFICAÇÕES, localizado no canto superior direito do sistema, você visualiza o processamento.
- Relatório da cópia de PPA
Como já citado, a opção de emissão do Relatório da cópia de PPA também está disponível. Esta opção objetivo demonstrar quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros.

- Cópia de LDO
Assim como é possível realizar a cópia do PPA, também está disponível a Cópia de LDO no sistema Planejamento (Cloud), além da emissão de relatório.
Para acessar esse recurso, utilize o mesmo menu Executando > Artefatos > Cópia de LDO.

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual LDO de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na nova peça orçamentária.

- Atenção com os seguintes critérios!
Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configurações, Receitas e Despesas, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.

Como no PPA, não é possível realizar a Cópia de LDO sem que as configurações de Naturezas de receitas e despesas estejam duplicadas e em uso. Pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as novas Naturezas.
Assim como, deverão estar em uso para o novo exercício as configurações de Organogramas, Recursos e Funcional Programática.
Caso existam receitas ou despesas com inconsistências em sua natureza, elas não serão copiadas.
- A cópia pode ser realizada de uma ou mais LDO?
Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas de uma determinada LDO por exemplo, e as Despesas de outra, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) não foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.
E como no item anterior, o ícone NOTIFICAÇÕES também demonstrará o processamento da cópia da LDO.
- Relatório da cópia de LDO
A opção de emissão do Relatório da cópia de LDO também está disponível. Nele são demonstrados quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros.

- Cópia de LOA
Diferente das rotinas de cópias do PPA e LDO, para a elaboração da LOA você poderá copiar os dados da LDO do mesmo ano em questão.
Para isso, por meio do ambiente Visão geral acesse primeiramente a LOA referente ao exercício de criação.

Note que entre as peças LDO e LOA um pequeno ícone em forma de ‘x’ apresenta a seguinte mensagem: Existem dados na LOA que não estão sincronizados com a LDO!

Clique sobre o ícone apresentado e todas as Receitas e Despesas que constam na LDO mas não na LOA poderão ser visualizadas, bem como, outras informações como Organograma e Entidade. Veja:

Observe que o sistema disponibiliza diversas ações, como Adicionar Todas as Receitas e Despesas, Excluir, bem como, Atualizar