Atualmente o próprio programa SIOPE não está realizando a geração automática dos valores do quadro Informações Complementares. Por isso, a Betha Sistema elaborou um arquivo em formato .xls, como o mesmo leiaute do SIOPE, para que você possa utilizá-lo no preenchimento manual desses dados no programa.

Assim, a geração desse arquivo (planilha) é realizada de forma automática no momento da execução do script Prestação de Contas SIOPE – 2021. Para visualizá-la, basta realizar o download da geração por meio do botão RESULTADO.

Vale ressaltar também que pode utilizar o respectivo Anexo 8, seja para conferência e preenchimento das Informações Complementares no SIOPE. Para acessá-lo utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios, bem como, o menu Utilitários > Gerenciador de scripts.

Primeiramente o sistema Folha realizará a geração dos dados e os enviará ao Contábil por meio do script Integração Contábil – SIOPE 202X. É por esta integração entre sistemas, que são gerados os Eventos da Folha e com eles, as informações complementares dos funcionários (recebedores) resultando no relacionamento com os empenhos que forem devidamente efetivados.

Quais informações complementares são geradas?

Para as entidades pertencentes aos estados diferentes de SC e PR, a segregação de valores, a qual é baseada na origem do pagamento do empenho, será realizada por meio dos seguintes Marcadores:

  • MDE: FUNDEB 40% ou MDE: FUNDEB 30%;
  • MDE: FUNDEB 60% ou MDE: FUNDEB 70%.

E podem ser informados nos cadastros de Empenho, Recurso ou Despesa.

Já as entidades pertencentes aos estados de SC ou PR, a segregação de valores, a qual também é baseada na origem do pagamento do empenho, mas por meio de Recursos:

  • Para SC, é verificado o 3º e 4º dígito igual a 18 ou 19;
  • Para o PR, é verificado o 9º e 11º dígito igual a 101 ou 102.

Vale lembrar ainda, que para esses estados, o relacionamento e identificação dos Recursos citados é proveniente dos Componentes Estaduais.

Para este ano duas novas informações deverão ser geradas para o programa SIOPE: Matrícula e Segmento Atuação.

No Folha (Cloud) ambas são preenchidas por meio de campos adicionais já disponíveis no cadastro Matrículas (Visão geral ou menu Administrando > Pessoas > Matrículas).

No Folha (Desktop)Matrícula (Folha (Deskotp) > Arquivos > Funcionários > Funcionários) é gerada automaticamente e contempla do código da entidade mais a respectiva matrícula do funcionário.

Já o Segmento Atuação é necessário realizar a criação de uma Propriedade Adicional (Folha > Arquivos > Características > Características). Na aba Itens do Cadastro de Característica deve possuir o formato do tipo lista, exatamente com as opções conforme demonstradas nas imagens abaixo:


Caso o Segmento Atuação não possuir preenchimento, o sistema Contábil realizará a geração desta informação para o programa SIOPE conforme as seguintes regras:

- Creche: quando o empenho pertencer a subfunção "365" e não conter o marcador "MDE: Pré-escola";
- Pré-escola: quando o empenho pertencer a subfunção "365" e conter o marcador "MDE: Pré-escola";
- Fundamental 1: quando o empenho pertencer a subfunção "361";
- Fundamental 2: não é gerado;
- Médio: quando o empenho pertencer a subfunção "362";
- Profissional: quando o empenho pertencer a subfunção "363";
- Administrativo: quando o empenho não estiver contemplado em nenhum das regras acima.

C Categoria Econômica 1 Receita Corrente
O
Origem
1
Impostos, Taxas e Contribuições
E
Espécie
1
Impostos
DDDD
Desdobramentos para identificação de peculiaridades da receita
8011
Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana
T
Tipo
1
Principal


xxx


X

x

x

x

x

x

x

Em Outras opções é possível Ativarxxxx. Essa ação permite, que uma xxxx cadastrada em exercícios anteriores ao atual, continue sendo utilizada, bastando apenas ativar seu uso para o respectivo ano.

x

x

x