Visando maior praticidade ao usuário, o módulo Assinador da  Ferramenta Assinatura está de cara nova, com o objetivo de deixar o seu acesso mais rápido e intuitivo, o layout dessa ferramenta foi modificado. Vamos conferir quais foram as suas principais alterações?

Alterações na aba Documentos

Agora, por meio da opção Documentos no menu lateral e visando a melhor organização dos mesmos, você irá conseguir filtrá-los de acordo com os seguintes status: Para assinar, Em andamento e Finalizados.

No item Para assinar, você vai conseguir visualizar quais os documentos que estão aguardando assinatura, sendo que você pode assinar os documentos de forma individual ou em lote, independentemente da sua natureza, enquanto na versão anterior da ferramenta era possível apenas realizar o agrupamento de acordo com a natureza do respectivo documento. 

No item Em andamento, você consegue visualizar os documentos que estão em processo de assinatura, nele você possui as seguintes opções de filtros: Todos, Recebimentos, Tipo, Situação

Esses filtros visam auxiliar na busca do documento desejado, com o filtro Recebimento você consegue filtrar pela data em que o documento foi recebido, no Tipo, você consegue filtrar de acordo com o formato do documento e Situação, você pode filtrar por Assinaturas não iniciadas ou Aguardando assinante.

Vale ressaltar, que caso você tenha enviado um documento para o assinador local e queira desistir da assinatura, você consegue cancelar a assinatura  do documento clicando no x localizado ao lado da situação Assinaturas não iniciadas:

Já no item Finalizados, constam todos os documentos que terminaram o processo de assinatura, podendo filtrá-los pela Situação dos mesmos, que pode ser: Documento assinado, Problemas na assinatura ou Assinatura recusada, e podendo filtrá-los também pelo Tipo de arquivo ou por Data de recebimento.  

Alterações na aba Certificados

O item do menu Certificados não será mais dividido por listas (certificados ativados e desativados), agora, eles irão permanecer em uma listagem só em um único local, sendo que os certificados ativados irão ficar com a imagem azul e os desativados irão permanecer em cinza e com um ícone informando sua situação, conforme imagem abaixo: 

Além disso, você pode filtrar quais certificados que você deseja visualizar, se serão Todos, Ativados, Desativados ou Compartilhados comigo, lembrando que o filtro Compartilhados comigo irá mostrar tanto os certificados ativados, quanto os desativados que foram compartilhados com o usuário. 

Outro recurso implementado é que agora, na hora de adicionar um certificado,  caso você faça o upload de um certificado errado, você tem a opção de alterá-lo no próprio local do cadastro, com isso, você não precisa mais cancelar o procedimento e realizá-lo novamente.